Fórum Programar Delphi no Mac #469855
12/02/2014
Pessoal, queria tirar uma dúvida com vocês, é possível desenvolver aplicações Delphi nativamente no Mac, ou é preciso usar máquina virtual para isso ?
Olá camarada, até aonde sei infelizmente não é possível sem virtualização.
existe um projeto chamado Lazarus que é multi-plataforma e também é baseado em pascal
http://www.lazarus.freepascal.org/
13/02/2014
Ricardo Arrigoni
Opa, bem interessante o projeto Lazarus ein, mas o fato de ele converter pascal em delphi não é uma coisa não muito boa ?
Não saberia dizer, já fiz uns testes no Lazarus, mas só coisa pequena. Não percebi muita dificuldade, porém ficou claro que é um tanto limitado.
Mas vale a tentativa, não conheço nenhum grande projeto, se alguém souber coloca aqui.
Bom dia Ricardo. Delphi não é uma LINGUAGEM de programação, é apenas uma RAD (rapid application development) portanto você está programando em PASCAL, então não há conversão alguma. Quanto ao Lazarus, é uma excelente alternativa para quem deseja utilizar o PASCAL (delphi) em plataformas Linux ou Mac, Quanto as "limitações" que o pdonatilio se referiu, talvez ele quis dizer que não existem tantos componentes e recursos que uma RAD oferece, mas no que diz respeito a LINGUAGEM de programação, que é o Pascal, não há limitação alguma. Vai do conhecimento que cada programador tem no " Delphi" que é na verdade PASCAL. Tenha um ótimo ano novo !!!
Só complementando minha resposta acima : O Delphi traz muitos componentes, que seriam como as classes no java. Muita coisa pronta, que evita que o programador tenha que por a mão na massa no parte "bruta" do trabalho. O lazarus ja nao traz isso tudo, mas com bom conhecimento em Pascal vc consegue fazer MUIIITA coisa no lazarus mesmo...
Se a sua intenção for usar o Delphi no Mac então vai ter que instalar uma VM para rodar o Windows no Mac. Agora se pretende desenvolver em Object Pascal você pode instalar o Lazarus no Mac pois ele roda nativo.
E complementando a resposta do nosso colega acima, muita gente faz essa descrição de Delphi como sendo uma linguagem de programação e não é! Delphi é apenas uma IDE onde você programa em Object Pascal, assim como o Eclipse e Netbeans são uma IDE onde é possível desenvolver em JAVA. Acho que essa comparação explicou bem o fato.