Projeto Open Source

22/02/2013

0

Galera,

Nossa comunidade Delphi aqui na DevMedia é forte.

Eu sempre quis desenvolver um projeto Open Source em uma comunidade Delphi, e gostaria de saber se por aqui tem algum interessado.
Estava pensando em alguma coisa simples, com foto em ampliar nosso conhecimento.
Pensei em desenvolvermos inicialmente um projeto de Contas à Pagar, mas totalmente orientado a objetos. Podemos hospedar os fontes no github, e eu tenho certeza que seria uma boa base de códigos para aprendermos juntos e ajudarmos quem está começando.


Alguém aqui topa?
Thiago Jesus

Thiago Jesus

Responder

Posts

22/02/2013

Joel Rodrigues

Parabéns pela iniciativa, Thiago. Ótima oportunidade para quem está começando já começar da forma correta, utilizando conceitos de orientação a objetos, design patterns, boas práticas, etc.
Responder

22/02/2013

Wilton Júnior

Thiago, eu estou desenvolvendo um software para criar base de dados em firebird 100% gratuito e preciso de pessoa para testa-lo assim que tiver pronto.
Se você trabalhar com firebird e puder utilizado passo para vc.
Responder

22/02/2013

Thiago Jesus

Thiago, eu estou desenvolvendo um software para criar base de dados em firebird 100% gratuito e preciso de pessoa para testa-lo assim que tiver pronto.
Se você trabalhar com firebird e puder utilizado passo para vc.


Opa, trabalho com Firebird sim.
Interessante a ideia de criar bases de dados. Você utiliza dbExpress 4 ou algum outro framework?
Onde esse projeto está hospedado?

Qualquer coisa, me mande no thiago.android88@gmail.com
Responder

22/02/2013

Thiago Jesus

Parabéns pela iniciativa, Thiago. Ótima oportunidade para quem está começando já começar da forma correta, utilizando conceitos de orientação a objetos, design patterns, boas práticas, etc.


E você Joel, topa participar quando possível?
Responder

22/02/2013

Wilton Júnior

Estou desenvolvendo no lazarus do zero. Assim que terminar mando para vc.
É um software 100% gratuito com disse anteriormente e também portatil.
Portanto pode carrega-lo do pendrive se quizer.
Responder

22/02/2013

Joel Rodrigues

Rapaz, quem sabe...faz muito tempo que não uso Firebird e DBx, na verdade usei muito pouco, pois a maioria dos projetos com os quais trabalho usam ADO e SQL Server. Mas quem sabe, de repente... vamos ver se a galera se movimenta.
Responder

22/02/2013

Joel Rodrigues

Acho que uma ideia que também seria interessante, é a de criar um framework. Um dia eu tive um sonho de criar um ORM, mas ficou só no sonho mesmo. Já pensou em fazer algo do tipo, Thiago?
Por exemplo, utilizando o padrão Abstract Factory para criar uma aplicação independente de banco de dados? Na verdade nem sei se isso faz sentido, pois com DBx você pode acessar vários bancos, né? Mas enfim, essa é a ideia.
Responder

22/02/2013

Thiago Jesus

Acho que uma ideia que também seria interessante, é a de criar um framework. Um dia eu tive um sonho de criar um ORM, mas ficou só no sonho mesmo. Já pensou em fazer algo do tipo, Thiago?
Por exemplo, utilizando o padrão Abstract Factory para criar uma aplicação independente de banco de dados? Na verdade nem sei se isso faz sentido, pois com DBx você pode acessar vários bancos, né? Mas enfim, essa é a ideia.


Interessante a ideia de um framework para ORM.

Esses dias andei lendo sobre o DORM, e achei legal.

O problema é sempre começar Joel.

Eu sempre quis participar de algum projeto open source com Delphi.
Responder

22/02/2013

Thiago Jesus

Alguém se interessa?
Responder

23/02/2013

Junior Miranda

Galera,

Nossa comunidade Delphi aqui na DevMedia é forte.

Eu sempre quis desenvolver um projeto Open Source em uma comunidade Delphi, e gostaria de saber se por aqui tem algum interessado.
Estava pensando em alguma coisa simples, com foto em ampliar nosso conhecimento.
Pensei em desenvolvermos inicialmente um projeto de Contas à Pagar, mas totalmente orientado a objetos. Podemos hospedar os fontes no github, e eu tenho certeza que seria uma boa base de códigos para aprendermos juntos e ajudarmos quem está começando.


Alguém aqui topa?


Ótima idéia! Orientação a Objetos, ainda é uma grande lacuna para muitos de nós, programadores Delphi. Além do projeto, a idéia poderia ter o suporte da DevMedia, para que ao longo do processo, fossem publicados vídeos-aula gratuitos. Tenho interesse em participar!

[]´s
Responder

23/02/2013

Thiago Jesus

Galera,

Nossa comunidade Delphi aqui na DevMedia é forte.

Eu sempre quis desenvolver um projeto Open Source em uma comunidade Delphi, e gostaria de saber se por aqui tem algum interessado.
Estava pensando em alguma coisa simples, com foto em ampliar nosso conhecimento.
Pensei em desenvolvermos inicialmente um projeto de Contas à Pagar, mas totalmente orientado a objetos. Podemos hospedar os fontes no github, e eu tenho certeza que seria uma boa base de códigos para aprendermos juntos e ajudarmos quem está começando.


Alguém aqui topa?


Ótima idéia! Orientação a Objetos, ainda é uma grande lacuna para muitos de nós, programadores Delphi. Além do projeto, a idéia poderia ter o suporte da DevMedia, para que ao longo do processo, fossem publicados vídeos-aula gratuitos. Tenho interesse em participar!

[]´s



Valeu Junior!!

Mais algum interessado?
Responder

24/02/2013

Perivaldo Martins

O projeto será o Contas a Pagar 100% POO ou o FrameWork ORM?

Como ficará a organização desse projeto? Quais versões do Delphi que serão utilizadas?

Boa sorte e bons códigos!
Responder

24/02/2013

Thiago Jesus

O projeto será o Contas a Pagar 100% POO ou o FrameWork ORM?

Como ficará a organização desse projeto? Quais versões do Delphi que serão utilizadas?

Boa sorte e bons códigos!


Martins, acho que para começar o Contas a Pagar é mais viáveis. Mas um Framework ORM é uma ótima ideia também.
Se conseguirmos uma quantidade legal de programadores, podemos fazer várias coisas.
Responder

24/02/2013

Alisson Santos

Thiago a sua idéia é muito interessante sim, estou interessado em auxiliar sim.
Só me dizer como vai ser o projeto e qual o projeto.
Responder

28/02/2013

Snoopygeek

Ola, boa noite.

Em primeiro lugar, parabens pela iniciativa.

Gostaria de poder participar de alguma forma, apesar de que Orientação a Objetos em Delphi não é meu forte.

As regras de negócio voce já definiu? Quando desenvolvi o meu sistema de contas a pagar, de acordo com minhas entrevistas e minha análise, existem 6 premissas básicas de qualquer departamento de contas a pagar de uma empresa:

1) O que eu tenho para pagar (Quais os títulos);
2) Para quem eu devo Pagar (Os Fornecedores/Credores);
3) Qual o valor dos meus debitos (Valor dos compromissos a pagar);
4) Quando eu devo pagar (Data de Vencimento dos Títulos - Algums dizem que é a informação mais importante do contas a Pagar - Relatorio de Contas a Pagar por Vencimento)
5) Eu vou pagar sozinho ou farei um rateio pelos departamentos da Empresa (No caso de voce trabalhar com Centros de Custo, onde por exemplo, Um conta de energia elétrica será rateada pelos departamentos da empresa).
6) Existem contas fixas que se repetem todo mês (No caso de Contratos de Financiamento de Instituições Financeiras, Pagamento de Alugueis, Aquisição de Equipamentos a prazo, etc...).

Estou a disposição para ajudar os colegas nessa empreitada.

Abraços a todos.


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar