Propriedades de Componentes

28/12/2005

0

Ola Pessoal !
criei um Componente e adiionei ao mesmo varias propriedades, só que gostaria de agrupalas dentro de um item tipo :

+ NovasPropridades
propriedade 1
propriedade 2
propriedade 2
e por ai vai

pois as mesmas estão espalhadas pelo Object Inspector..... goataria de ter uma opção onde tivesse todas agrupadas.

Sera que alguem entendeu ??? rs

valeu pesoal


Responder

Posts

28/12/2005

Michael

Olá!

Nestes dois artigos de minha autoria vc vai encontrar bastante material sobre criação de componentes, inclusive sobre sub-propriedades, que é o q vc quer.

http://www.clubedelphi.net/artigos/criacao_componentes.asp
http://www.clubedelphi.net/artigos/criacao_componentes2.asp

[]´s


Responder

29/12/2005

Mdm

Muito Bom o Material !!! eu ja o conhecia mas não tinha o link do mesmo....eu consegui criar as SubPropriedades mas esotu com um problema e preciso de ajuda novamenete. estou com problemas de conceitos.
Antes de Criar as Sub-Propriedades eu tinha o seguinte codigo :

  image.Topo := ClientHeight - 2;
  image.Parent := Self; // joga imagem dentro do Componente


mas como precisei criar uma nova classe para a SubPropriedade, o codigo acima não esta mais funcionando.
como posso acessar propriedades do meu componente na nova classe.... e como fazer o Image.Parent recebe-lo ???????

Obrigado a todos
valeu Michael !!!


Responder

29/12/2005

Mdm

sobe


Responder

29/12/2005

Michael

Se vc leu o meu artigo, deve ter notado o método [b:76753bb1e8]GetOwner[/b:76753bb1e8], que retorna o proprietário da classe das sub-propriedades. Com ele vc tem acesso ao objeto ´pai´, e conseqëntemente às suas propriedades.

[]´s


Responder

29/12/2005

Mdm

Perdoe-me Michael apesar de ter lido, devo ter me descuidado dessa parte. Muito Obrigado.

Aproveito para dizer aos demais colegas que leiam esses artigos, sãos os melhores que ja achei até hj. Vale a pena.

[]s


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar