Fórum Proteção contra a pirataria - How to #275451
04/04/2005
0
Sou iniciante e já sei que o assunto ´Proteção contra pirataria´ é um dos mais debatidos aqui; Assim como sei que não existe sistema 100¬ seguro.
O que preciso é saber COMO funcionam os principais recursos (códigos) para proteção contra a pirataria.
Sei que existem códigos que pegam o serial do HD e tal mas ainda não entendi de modo claro como eles funcionam...
Imaginem a seguinte situação:
´Fiz o programa, adicionei o código de proteção, gravei em CD, distribuí. COMO me certificar que o mesmo CD (mídia) não será instalado em dois micros diferentes?´ [Aliás, é isso que quero, que cada cliente compre um CD, senão o Joãozinho compra o CD do meu sistema e distribui Brasil afora, como bom primo do Capitão Gancho que ele é...]
Alguém com MUITA PACIÊNCIA pode explicar para o novato aqui como esses recursos de proteção funcionam??
Qualquer explicação é bem vinda.
Um forte abraço a todos,
Paulo Cassiano.
Pcassiano
Curtir tópico
+ 0Posts
04/04/2005
Gandalf.nho
Gostei + 0
04/04/2005
Otto
ocara pode copiar o cd se quiser,ma, na hora da instalação, eu leio uma tabela do banco, se ela estiver vazia, então o sistema é novo, então, gravo nessa tabela algumas informações criptografadas, do tipo: serial do hp, nome da máquina, bla blabla...
certo, feito isso o sistema reinicia, sendo reiniciado, vou la nessa tabela e verifico se tem registro, e tem registro, então eu verifico agora os dados que gravei criptografados la, com os dados do computador pra ve se bate, se bater, então ta ok, se naoabter, opa, ai tem coisa.. :roll:
so, a primeira quando o sistema é rodado e vou gravar os registros na tal tabela, após gravar, o sistema gera uma *chave* de acordo com os dados do computador, feito tinha falado(serial, nome, blablabla), dai, o cliente tem que ligar pra mim, informando essa chave, dai com meu gerador de senha, eu pego essa chave, descriptografo, descriptogranando-a, eu tenho em mãos o serial do cara, o nome da máquina dele, blablabla.. e apatir dessa chave que ele me informou, eu gero uma nova chave, que passo pra ele pra ele poder liberar o sistema, é assim que eu uso o meu. :P ....
e todo fim de M~es o sistema expira... :roll:
Gostei + 0
04/04/2005
Pcassiano
Enquanto estou lendo aquele link que um de vcs colocou aí em cima, pergunto:
´Como gravar um CD com o meu aplicativo de maneira que a ´validade´ do CD seja para somente 1 instalação? [Para que o Joãozinho não empreste o CD dele para a torcida do flamengo...]
Alguém sabe dizer se essa ´trava´ é feita no CD (mídia) ou no programa (código) e COMO FAZER??
[ ] S,
Paulo Cassiano.
Gostei + 0
27/10/2005
Pcassiano
Vou testar aqui. Agora, o lance de expirar todo mês é legal mesmo? Num dá mais trabalho?
Gostei + 0
27/10/2005
Massuda
Gostei + 0
27/10/2005
Titanius
Bem, como o amigo massuda mesmo me informou em um topico um tempinho atras, eu estou pensando usar seriamente o HardLock, ou HASP... assim a pirataria eh quase zero, pois pra usar o sistema o cara tem que ter o HasrdLock fornecido por mim...
E neste HL eu configuro a empresa do cara, e na hora de imprimir duplicatas, N.F. e etc.. eu imprimo com o nome e CNPJ fornecidos pelo HardLock, ou seja, mesmo que alguem passe o HardLock para outro, na hora de faturar algum pedido, vai sair com o nome da empresa que eu gravei, e acredito eu que ninguem vai querer saindo na sua N.F. o nome e cnpj de outra empresa.. :D
Bem, então é isso, acho que esse metodo é o melhor que consegui ver...
[]s
Gostei + 0
27/10/2005
Massuda
Gostei + 0
27/10/2005
Pcassiano
O lance é proteger via código, de forma a ´minimizar´ as chaces de ser pirateado...
Alguém tem alguma outra dica a dar, pra somar com a do Otto???
[ ]s,
Gostei + 0
27/10/2005
Aerreira
Quando o usuário adquire a licença, envio para ele uma chave que registra o programa. Coloco ainda num formulário que é o principal resultado desse aplicativo, e é um documento oficial, um rodapé dizendo ´licenciado para uso exclusivo de FULANO DE TAL´ e ainda, quando ainda não registrado, vai uma frase no meio do formulário impresso dizendo que é uma cópia apenas para avaliação, sem qualquer valor legal.
Com isso acontece como disse o Titanius ´(...) acredito eu que ninguem vai querer saindo na sua N.F. o nome e cnpj de outra empresa.(...)´
Distribuo meu aplicativo pela internet, podem copiar livremente, fico tranquilo que só vão usá-lo aqueles que tenham efetivamente feito o registro.
Gostei + 0
27/10/2005
Aerreira
Na minha opinião o importante também é: o preço !
Se você fizer algo que tenha valor compatível com as espectativas dos futuros usuários, eles comprarão, sem a menor sombra de dúvida. Se você exagerar no valor do seu aplicativo, vai ser uma tentação para os futuros usuários tentarem um meio de burlar sua proteção. Veja o caso do MS-Office: claro que é um ótimo produto, mas pelo volume de vendas que a MS tem dele, vocês acham que vale um valor perto de MIL reais? Pra mim não vale. Poderiam estar vendendo por 200 reais... teríam cem vezes mais usuários registrados do que têm hoje.
Gostei + 0
27/10/2005
Sourcecode
Gostei + 0
28/10/2005
Njuniorba
- gere se um serial se a tabela tiver vazia.
- grave o serial, data de instalaçao e vencimento (data instalaçao + X dias)
- so abra o sistema se ativar (serial gerado criptografado numa rotina minha, gera 1 chave valida onde servira ate o vencimento)
- se a data do sistema for igual ao vencimento nao abre mais o programa, a nao ser q ative com uma nova chave, ja que foi gerado um novo serial, uma nova data e um novo vencimento de X dias
- se a data do sistema for menos q data de instalaçao, mostre erro e altera sozinho a data
tem 1 timer verificando tudo, se alguem altera a data pra <> que a instalaçao, e outro timer q testa de o tempo 24 horas (um dia) se a data em sequencia <> q a data de instalaçao
eh meio louco a explicaçao, mas funciona e muito bem hhehhe
fuiz
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)