PYTHON OU JAVA?

08/04/2018

0

Boa dia, uma pergunta vem me assombrando esses dias, python ou java?
Sou novo na programação, comecei por python, mas acho q python nao e especificamente para oq eu quero, python através de suas bibliotecas conseguimos desenvolver aplicativos GUI para desktop, mobile etc, mas pelo oq eu li pytthon e uma linguagem para desenvolver scripts e ferramentas rápidas para problemas rápidos, e não é bem para isso que procura uma linguagem, procuro uma linguagem multiplataforma para fazer interfaces gráficas, web, e mobile, java ou python? pq ?
Pedro Candido

Pedro Candido

Responder

Post mais votado

03/01/2019

Só deixando a opinião, nunca tive grandes experiências com nenhuma das duas linguagens, mas o Java usei um pouco mais...
Acredito que para criar aplicações mais complexas e para que sua curva de aprendizado não seja enorme (já que mencionou estar iniciando), é melhor se prender a uma linguagem unicamente.
O Python é sim mais fácil se comparado ao Java em geral (acredito que todas as linguagens de script sejam), mas o Java é muito mais consolidado em mercado, tem muito mais exemplos, e com certeza, cada dúvida que você tiver, alguém já teve e já obteve resposta em algum fórum. O Java tem uma coleção de bibliotecas muito mais extensa também, então a minha dica pra início é o Java e conforme você estiver mais estabilizado nos padrões de arquitetura, orientação de objetos e outros conceitos básicos, partir para uma outra linguagem se torna muito mais fácil (fora que você terá uma linguagem para se virar até que possa estar pronto para entregar um aplicativo em outra).
Ah, e lembrando que, nada proíbe você de usar as duas no mesmo projeto!

TL;DR; Pela comunidade maior, e mais estabilidade (além de performance), sugiro o Java pra iniciar!

Abraço!

Vinicius Cavagnolli

Vinicius Cavagnolli
Responder

Mais Posts

10/04/2018

Venancio Alves

Olá Pedro Candido, não sou evangelista de Java ou Python, porém como você citou em sua dúvida, varia de acordo com a sua necessidade, porém ambas as linguagens são multiplataforma e possuem ricas e diversificadas bibliotecas, a diferença é que o Java é mais "verboso" e Python mais simplificado em relação a sintaxe.
Responder

03/01/2019

Marcio Souza

Olá Pedro, é como perguntar Linux ou Windows, MySQL ou PostgreSQL, SqlServer ou Oracle...
Eu aconselho a você usar a linguagem que tem mais domínio, se conhece mais Java que Python, escolha Java para não deixar nada pendente ou sem solução no seu projeto. Agora, se quer um sistema multiplataforma, para desktop, web e mobile, talvez o ideal seja você desenvolver um API RESTful e depois desenvolva os clientes web em Android, Angular, ou qualquer outro tipo de plataforma cliente. A API RESTful segue a mesma ideia, crie ela com a linguagem que tem maior conhecimento.
Responder

03/01/2019

Jonatan Lima

Boa tarde Pedro, ambas as linguagens tem suas vantagens e desvantagens, Python para aplicações web tem grandes frameworks como Django, Django REST, Flask, Java tem Spring, depende muito da área que você deseja se inserir, caso queira ir para área de web, você terá que conhecer JavaScript, sem jQuery, Angular, React, VueJS, estude JavaScript, entenda os conceitos da linguagem, pois te dará base pra pegar todos os frameworks JavaScript. Hoje em dia temos bastante frameworks JavaScript para fazer Aplicativos nativos, API e etc, tudo depende de onde você quer chegar.
Responder

03/01/2019

Marcio Souza

... o Java é muito mais consolidado em mercado, tem muito mais exemplos, e com certeza, cada dúvida que você tiver, alguém já teve e já obteve resposta em algum fórum. O Java tem uma coleção de bibliotecas muito mais extensa também, então a minha dica pra início é o Java e conforme você estiver mais estabilizado nos padrões de arquitetura, orientação de objetos e outros conceitos básicos...

Bem observado, o conteúdo disponível para Java hoje em dia é bem grande, tanto escrito como em vídeo, o que é bom ter como apoio, principalmente se você vai encarar sozinho o projeto.
Responder

07/01/2019

Gladstone Matos

... o Java é muito mais consolidado em mercado, tem muito mais exemplos, e com certeza, cada dúvida que você tiver, alguém já teve e já obteve resposta em algum fórum. O Java tem uma coleção de bibliotecas muito mais extensa também, então a minha dica pra início é o Java e conforme você estiver mais estabilizado nos padrões de arquitetura, orientação de objetos e outros conceitos básicos...

Bem observado, o conteúdo disponível para Java hoje em dia é bem grande, tanto escrito como em vídeo, o que é bom ter como apoio, principalmente se você vai encarar sozinho o projeto.


faz sentido!
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar