Quais ferramentas integram com Exchange Server ?

19/06/2016

0

Bom dia a todos.
Tenho uma dúvida à respeito do Exchange Server, preciso saber quais ferramentas/tecnologias são integráveis com o Exchange.

Explicando melhor o problema, para esclarecer melhor a pergunta. Imagine um sistema onde a "fonte de dados" são os e-mails recebidos em uma específica conta de e-mail, ou seja, se não chegarem e-mails nesta conta não há "fonte de dados" para o sistema trabalhar. Para tanto, inicialmente foi pensado em uma solução Windows Service para verificar em um específico tempo parametrizado se há e-mails na conta, e então resgata os e-mails.

O problema é que o Windows Service não é escalável, ocorrendo problemas de queda de serviço, performance, etc. Conceitualmente falando, enxergo isso como cenário orientado à serviços, de mensageira... Ou seja, nao deve ser buscada as mensagens no Exchange, mas sim o Exchange envia as mensagens a um repositório público, onde é de domínio público a quem envie as mensagens como que as recebe.

Existia uma tecnologia em versões anteriores do Windows Server, chamada MSMQ Exchange Connector, onde e-mails recebidos seriam enviados à uma fila MSMQ... Daí o sistema que precisa das mensagens resgatava as mensagens da fila, onde garantia integridade da comunicação, não afetando a escalabilidade e consequentemente a performance.

Porém esta tecnologia foi descontinuada, não sendo mais possível utilizá-la. Eu li à respeito de uma tecnologia chamada EWS, porém até onde entendi por esta tecnologia ainda tem-se o problema de não ter a possibilidade de automaticamente (no recebimento do e-mail na caixa) o e-mail ser enviado à algum outro repositório, no mesmo conceito de trigger.

Com esta explicação, vem a dúvida : qual tecnologia posso utilizar e/ou como devo proceder para, automaticamente no recebimento de e-mails na caixa de entrada, as mensagens serem enviadas à algum repositório (seja fila MSMQ ou banco de dados) para que o sistema possa obtê-los, sem risco de escalabilidade e performance ?

Obrigado
Alessandro Alba

Alessandro Alba

Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar