Qual a diferença e para que serve BPM, BPMN e BPMNS?

01/07/2014

0

Boa noite pessoal,

Antigamente quando lia artigos referente às siglas BPM eu achava que fosse o mesmo que BPMN e BPMNS, mas pelo que percebi tem significados diferentes. Alguém sabe me explicar o que são?

Grato!
William Nascimento

William Nascimento

Responder

Post mais votado

01/07/2014

Boa noite pessoal,

Antigamente quando lia artigos referente às siglas BPM eu achava que fosse o mesmo que BPMN e BPMNS, mas pelo que percebi tem significados diferentes. Alguém sabe me explicar o que são?

Grato!


Bom, no meu entendimento sobre o assunto:

BPM: são as técnicas relacionadas ao gerenciamento de processos. Algo no sentido de como aplicar e executar o processo. Ex.: para pedir uma pizza o usuário tem que ligar pra pizzaria e informar o pedido, o atendente registra o pedido e encaminha pra cozinha, o chefe de cozinha recebe o pedido, separa os ingredientes e faz a pizza, o motoboy recebe a pizza e leva para o cliente, o cliente recebe a pizza. Exemplo bem grosseiro..rs

BPMN: é a notação a ser aplicada nas técnicas de gerenciamento de processos. Forma de escrever e demonstrar o processo. Ex.: Início do processo é um círculo verde, fim do processo círculo vermelho, sistema de grids na poll separando atores, losangos para simbolizar tomadas de decisão, retângulos para demonstrar atividade, e por aí vai.

BPMNS: são as suítes de aplicações que permitem escrever processos baseados no BPMN. Ex: Bizagi, yEd, outros.

Espero ter ajudado.

Abraço.

Raphael Souza

Raphael Souza
Responder

Mais Posts

01/07/2014

William Nascimento

Boa tarde Raphael,

Sim, deu para saber a diferença entre eles. Muito boa sua explicação.

Obrigado!
Responder

01/07/2014

Raphael Souza

Boa tarde Raphael,

Sim, deu para saber a diferença entre eles. Muito boa sua explicação.

Obrigado!


Que bom que foi útil. Estou à disposição.
Abraço.
Responder

23/10/2015

Caue Siqueira

Boa tarde senhores ,


Existe vou tentar simplificar a diferença entre as siglas BPM - BPMN e BPMS


Existe uma grande confusão com o significado de BPM , Algumas pessoas acham que é Business Process Model e na realidade o significado é Business Process Management


BPM - É um conjunto de habilidades e técnicas para gerenciamento de processos de negócio objetivando a eficácia do processos com foco do cliente (A diagramação de processos é uma destas técnicas)

BPMN - É a notação mais utilizada para diagramação de processos (Não é a única) . Normalmente ela é muito utilizada para análise de negócios e se estou certo ela foi criada pela OMG.

BPMS - È uma espécie de categoria de sistema - Assim como ERP tem característica de sistema integrado , o BPMs vem com o objetivo de agilizar o mesmo (Vale ressaltar que apenas automatizar, pode não ser o suficiente - Existe um Ciclo de melhoria de processos a ser respeitado para atingir os objetivos específicos da organização)

Espero ter ajudado !
Responder

23/10/2015

William Nascimento

Obrigado Caue, boa explicação!

Vocês me ajudaram muito!
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar