Qual a diferença entre VB6 e a familia Delphi?

23/10/2008

0

Bom dia, estou com uma dúvida

Estou participando de uma seleção de uma empresa aqui na minha região, eles programam em VB6, mas eu só trabalhei com Delphi (desde que sai da faculdade).
Gostaria de saber quais as principais mudanças que ocorrem entre essas 2 IDEs de programação.

Posso me aventurar sem medo na IDE da Microsoft? Ou a programação em si é muito diferente?

Andei pesquisando, e não vi uma diferença tão gritante entre as 2.


Facc

Facc

Responder

Post mais votado

02/06/2009

Bom dia a todos.

Voce quer mesmo saber as diferenças entre o VB6 e o Delphi :?:

Pois bem, como disse o nosso amigo Adriano Santos, elas não são só muitas porém em cada quesito são gritantes mesmo, ai vai:

1º) O nosso amigo Adriano já citou a primeira, Delphi utiliza a linguagem Object Pascal e o VB6 utiliza a linguagem Basic, porém isso por si só não é o mais gritante.

2º) Delphi é orientado a objetos enquanto que o VB só é orientado a eventos. O Delphi por ser orientado a objetos, incorpora todos os seus componentes no arquivo executável no momento da compilação e linkedição, já o VB6 não, se versões novas do Windows não possuirem dlls ou componentes activeX, Ocx, daqueles componentes que voce utilizou no projeto, um abraço, voce terá que criar um pacote de instalação anexando todas as dlls, Ocx ou activeX dos componentes que porventura voce utilizou no projeto. Só isso já dar para sentir a gritaria.

3º) VB6 é mono plataforma (win32), e porque não dizer também mono versão depois do explicado no ítem 2, já o Delphi, a partir da versão 7, incorporou as bibliotecas CLX do Kylix, que permite voce desenvolver ambientes para multiplataforma, entretanto, a partir das versões 2005 em diante, estas bibliotecas foram descontinuadas, uma pena, apesar da CodeGear, uma subsidiária da Borland que ficou com o projeto Delphi, ter apostado nas aplicações para Web, onde já existe o Delphi for Win32 que utiliza Object Pascal e o Delphi for PHP, e o Delphi Studio 2009 já incorpora até a linguagem C++

4º) O Delphi possui uma extensa gama de componentes, inclusive de conexões com varios bancos de dados, já VB6 não, voce tem que criar códigos de conexão com o banco, e mesmo assim só com o Access ou SQL Server.

5º) O Delphi lhe dar a facilidade de voce criar o seu próprio componente, sem se preocupar com a versão do sistema operacional onde voce desenvolve, já o VB6, depois do explicado no ítem 2, nem sempre isto é possível.

Bom, vale lembrar que estou falando das diferenças entre o VB6 e o Delphi, que foi exatamente a questão do tópico, pois o VB6 foi abandonado a muito tempo pela Microsoft que hoje utiliza o Visual Studio Net que segundo alguns especialistas em Visual Studio, o mesmo já é orientado a objetos e utlilizando-se da mesma linguagem Basic


Discorpio

Discorpio
Responder

Mais Posts

23/10/2008

Adriano Santos

Bem amigo,

Acho que está equivocado quanto as diferenças, pois são muitas. A começar pela linguagem. Em Delphi, desde a primeira versão, você vai programar em Object Pascal (hoje, aliás há muito tempo, chamado de Delphi Language). Em VB6 a linguagem é o VB.

A tela em si da IDE realmente é parecida, mas não se engane. Há muito tempo não programo em VB, mas vou tentar exemplificar algumas coisas. Por exemplo: para se declarar variáveis você faz assim:

[quote:8330610eda=´Visual Basic 6´]
function...
Dim NomeVariavel as Tipo
...


function...
Dim Nome as String
...

[/quote:8330610eda]

function....
var
  Nome : string;
begin
  //codigo
end;


Claro, existem milhares de diferenças entre as IDES. Agora, se estiver falando em Web você terá basicamente somente a linguagem diferente.

O Borland Developer Studio 2006, também chamado de Delphi 2006, possui integrado a sua IDE o .net Framework 1.1 que equivale ao Visual Studio 2003. Se quiser programar com .net Framework 2.0 precisa usar o RAD Studio 2007, ou como é chamado Delphi 2007.

Já o Visual Studio 2008, que possui o framework 3.5, terá como equivalente o Delphi 2009 .net.

Bom, existem milhares de diferenças. Procure se informar melhor.
[]s


Responder

05/10/2021

Pedro

Na verdade o VB6 também é orientado a objetos.
sempre houve essa dúvida a partir da versão VB5
em que já é possivel trabalhar com classes , construtor , desconstrutor , etc.
Essa informação também já foi confirmada pela microsoft , o que encerra de vez a discussão se o VB6 é ou não orientado a objetos.
com isso, podemos afirmar 100% que o VB6 é orientado a objetos e orientado a eventos.


Sobre o uso de ocx, não podemos nos esquecer que trata-se de wrappers.
é possivel trocar as ocx por api win32.
só que claro, a programação será mais complicada.
então é possivel criar aplicações complexas sem a necessidade de instalação/registro de dependencia alguma.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar