Qual a finalidade do reflection

15/08/2013

0

Qual a finalidade do reflection? Só para obter Propriedade pública de uma classe, tipos e etc...? No dia a dia, há alguma outra usabilidade do Reflection? Como utilizar o Reflection em projetos do dia a dia, projetos de business e etc..
Pjava

Pjava

Responder

Posts

16/08/2013

Joel Rodrigues

A reflexão permite que você explore a estrutura de um objeto/classe sem conhece-la previamente, identificando suas propriedades e métodos.
Um exemplo interessante em que eu já vi a reflexão sendo usada e eu mesmo também a utilizei foi para criar uma aplicação com suporte a plug-ins. O funcionamento era o seguinte:
a aplicação contava com basicamente uma tela principal onde havia um menu. Então eram construídas várias DLLs com formulários (os plug-ins), e salvas em uma pasta. Ao iniciar a aplicação principal, ela varria a pasta de plug-ins e carregava todas as DLLs, explorando sua estrutura em runtime e buscando seus formulários. Para cada form contido na DLL, criava-se um item no menu para acessá-lo. De fato não é uma arquitetura de plug-ins complexa, mas servia para o objetivo da aplicação.
Responder

16/08/2013

Joel Rodrigues

Ah, eu sei que essa questão foi sobre reflection e essa dúvida surge para todos, mas nem sempre é possível encontrar uma aplicação comum para um recurso em um determinado tipo de aplicação. Por exemplo, existe uma forma de enviar sinais elétricos para cada pino de uma porta paralela, mas como eu posso aplicar isso em aplicações comerciais comuns? É meio difícil, não?
Ou seja, se a coisa existe, tem aplicação, mas nem sempre essa aplicação é útil para nós.
Abraço.
Responder

16/08/2013

Leonardo Carvalho

bom exemplo do caso dos plugins Joel. Pergunta muito boa também.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar