Fórum Qual a melhor ferramenta de Acesso ao Interbase??? #176178

20/08/2003

0

Pessoal vou começar um novo sistema e estava querendo a opnião de vocês qual o melhor acesso, estou utilizando Interbase.

DbExpress ou IBX?

Quais os prós e contras de cada um?

Fred

Fred

Responder

20/08/2003

Nildo

Up
(tb me interessado na pergunta)

Responder

Gostei + 0

20/08/2003

Vinicius2k

Fred,
Acho q vc deve analizar duas coisas :

1 - escalabilidade : o IBX foi desenvolvido exclusivamente para o Interbase e com o ´balde de água fria´ q a Borland jogou na gente voltando o IB pra comercial na versão 6.5, fica dificil prever qual o grau de compatibilidade e funcionalidade que as próximas versões do Delphi terão com a versão free do IB ou com o Firebird. Se vc pretende seguir a linha do ´free´ acho q o ideal é usar o IBO (InterBase Objects), que promete seguir na ´trilha´ junto com o Firebird. No site www.firebase.com.br tem um artigo q explica bem as diferenças entre IBX e IBO.
Neste ponto, como o DBExpress, basicamente, se resume a um driver, acredito q em caso de grandes alteraçãoes no FB o próprio pessoal do desenvolvimento vai se encarregar em criar o novo driver para acesso.

2 - portabilidade : vc hj estah usando IB/FB, mas vc pode vir a ter alguma necessidade ´especial´ para um cliente ´e$pecial´ em q seja necessário que vc desenvolva em outra Base, MS-SQL, Oracle ou o MySQL. Neste ponto não tem comparação. O DBExpress é único. Com pouco ou pouquíssimo trabalho vc muda a Base de Dados do seu sistema para qualquer um destes. Basta pra isso duas coisas : estudar a nova base e não usar funções ou UDFs específicas para um deles. Desta forma vc pode portar seus sistemas de acordo com as necessidades e di$ponibilidade do seu cliente.
Em relação ao trabalho o DBExpress é um pouco mais trabalhoso, mas apenas em relação à quantidade de componentes e configurações dos mesmos, nada mais.

Não fiz exaustivos testes para verificar qual das 3 formas de acesso é mais prática ou veloz... em pequenas comparações não pude perceber nenhuma diferença de desempenho.

Eu tomei a linha do DBExpress e estou seguindo nela satisfeito, mas não posso condenar o IBX pq não cheguei a utilizá-lo de forma profissional, apenas estudei bastante sobre as 3 formas, fiz testes e fiz minha opção.

Esta é apenas um opinião pessoal, acredito q muitos colegas concordarão e muitos discordarão.

Responder

Gostei + 0

21/08/2003

Fava

Nenhum....

IBO is the best one !!!

Responder

Gostei + 0

21/08/2003

Luciano Pimenta®

Concordo com a colocação do vinicius2k, talvez essa questão estaja ligada a velha e manjada pergunta que é feita a todo aluno de informática: ´Qual a melhor linguagem ? VB ou Delphi ?´
Em relação aos componentes, em termos de perfomance (não testei), mas acho que se equivalem, entaum o melhor é aquele que vc mais de adapta, e sabe melhor a suas funcionalidades.

Responder

Gostei + 0

21/08/2003

Pgarcia

Eu também estou com esta preocupação com relação ao IBX porem já vi msg no newsgroup da Borland dizendo que funciona perfeitamente com o Firebird 1.5, então teremos pelo menos mais uns 2 anos de compatibilidade garantida.

O IBO é aclamado pelo pessoal do Firebase e me parece muito bom, apensar de eu não ter utilizado. O unico porém é que vc deve pagar para utiliza-lo. Acho justo pagar se o software é bom mas esta não é a visão da maioria.

Existem algumas outras tentativas, como o ZEOS. Acho que a comunidade Delphi/Firebird precisa definir algum tipo de acesso padronizado. Acho que este tipo de definição é feita mais pelo proprio mercado e a maior chance são as ferramentas gratuitas...

Responder

Gostei + 0

21/08/2003

Fred

Valeu galera pelas dicas e acho que vou OPTAR pelo DBExpress. Quanto ao IBO ja vi este nome mas nao o conheço quem é ele afinal?? 8)

Responder

Gostei + 0

21/08/2003

Vinicius2k

Fred,
IBO é uma suite de acesso semelhante ao IBX para o programador, mas bastante diferente internamente. Maiores detalhes em http://www.firebase.com.br.
Em relação à pagar por ele, se vc se dispor a participar da equipe de desenvolvimento, com qualquer ajuda, desde o desenvolvimento propriamente dito, até a documentação, vc não precisará pagar por ele.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar