GARANTIR DESCONTO

Fórum qual a melhor tecnologia para desenvolver para web? #342403

08/06/2007

0

Pessoal do fórum,

sou programador delphi a mais de 10 anos, estou precisando tomar uma decisão importante, preciso desenvolver para web, quero mto continuar desenvolvendo em delphi, portanto queria saber qual tecnologia vcs recomendariam para esse desenvolvimento web no delphi. Andei lendo sobre o assunto e vi ASP.NET, ASP.NET com windowsforms, ASP.NET com ajax, ECO UML, tem IntraWeb tb né... ainda estou meio perdido hehe

me parece q é ASP.NET, mas essas outras opções? ou o melhor seria desenvolver PHP agora? ou me render ao Visual Basic?

Atualmente desenvolvo aplicações cliente/servidor, no delphi 7 com interbase/firebird

e aí? alguém tem alguma opinião?

vlw

Gilberto Fernandes

Gilberto Fernandes

Responder

08/06/2007

Leufmt

Sem dúvidas é o GeneXus. Ferramenta melhor para desenvolvimento de Web não há. Com o GeneXus o teu rendimento é muito alto. Sem contar que tu pode pegar um projeto pronto com o banco em sqlserver e converte-lo facilmente para oracle, sem precisar refazer todas as conexões. Ele tem suporte para vários bancos de dados. Gera o código final para várias linguas. Para o teu caso que é Web vai ser Genexus - Java. Lembrando que tu não vai programar nenhuma linha em Java, pois o GeneXus gera o código no final da compilação.

Responder

Gostei + 0

08/06/2007

Jujan

Cara utiliza o ECO com package em package não existe nada mais produtivo e rápido, o banco não importa vc persiste com o que vc quiser sem contar que vc pode ter um projeto WindowsForm acessando o mesmo ECOSpace da sua aplicação Asp.NET e com atualização dinâmica e o melhor vc programa documentando e aí vc pode usar engenharia reversa se vc já possui uma estrutura de banco pronta aê é show de bola estou fazendo um projeto utilizando ECO cara a produtividade é incrivél.

Responder

Gostei + 0

11/06/2007

Gilberto Fernandes

leufmt, GeneXus ainda não ouvi falar, aonde consigo informações sobre ele?

jujan, ECO eu vi ja em algumas edições da clubedelphi, mas vc tem mais algum lugar onde possa ter informações?

Obrigado aos dois!

Responder

Gostei + 0

11/06/2007

Leufmt

http://www.genexus.com/

Responder

Gostei + 0

14/06/2007

Khundalini

Particularmente acredito que esta é mais uma das infindáveis questões no campo da computação onde a resposta sempre será um sonoro ´Depende!´.

Pq ´Depende!´? Pq nem sempre um projeto para web pode necessitar do poderoso ASP.NET ou Java (JSP/Servlet) quando o Delphi podem resolver o problema. Seria uma comparação do tipo ´Pra quê passear na estrada com um Alfa Romeo se um Palio resolve o problema?´.

A resposta para esta questão depende(repare novamente no uso do verbo) da necessidade do projeto, principalmente no que tange dois importantíssimo fatores: prazo para entrega e o technical skill já existente da equipe de desenvolvimento.

Cada um neste tópico pode falar sua própria experiência, tanto profissional como pessoal, mas a resposta para esta questão sempre dependerá de outros fatores. Na área da computação, apesar de ser exata, nada é absoluto e tudo é relativo.

Sds.,
Rubem Rocha
Manaus, AM

P.S.: Como tecnologias web que uso no meu dia-a-dia, atualmente uso ASP e Delphi, mas tenho planos para entrar de cabeça no desenvolvimento com Java e conhecer .NET.

Responder

Gostei + 0

14/06/2007

Gilberto Fernandes

concordo com vc Khundalini, mas a empresa esta naquele momento de escolher qual caminho seguir, temos de tentar ao máximo escolher o caminho certo para que não nos arrependermos e termos de voltar ao ponto inicial depois de começar...

como ja trabalho com o delphi, quero continuar trabalhando com o delphi, mas a minha escolha não pode ser apenas por simpatia, tem q ser técnica né. Pelo q estou percebendo pelas minhas pesquisas, a princípio tem 3 caminhos: .NET, Java ou PHP. estou mais interessado em usar o delphi + asp.net, to achando mais material para estudo...

mas ainda estou pesquisando, tomara q mais gente de opinião pra podermos trocar idéias

Responder

Gostei + 0

16/06/2007

Bon Jovi

Caso não tenha prazo apertado, procure optar por frameworks mais utilizados pela comunidade de desenvolvimento atualmente, por facilitar o uso de novas tecnologias e troca de solução de problemas.

.Net e Java de cara são os mais recomendadas. PHP ainda é muito usado também, ótimo para muitos casos, mas particularmente eu não gosto de usar linguagens de script para regras de negócio. Quanto a decidir qual dessas, só mesmo você fazendo o levantamento dos requisitos do seu projeto.

Responder

Gostei + 0

21/06/2007

Khundalini

Se for pra usar uma abordagem mais fria e lógica, vamos aos fatos:

1) Delphi 2005/2006 suporta desenvolvimento RAD pra web com ASP.NET;
2) Delphi 2005/2006 aproveita todo o know-how já adquirido com versões anteriores ao Delphi;
3) Delphi 2005/2006 vem com o excelente IntraWeb para soluções web baseadas em plataforma Win32.

Conclusão: use Delphi 2006 Enterprise! Foi a conclusão a que cheguei, e estou muito bem no que diz respeito ao desenvolvimento de aplicações pra web, quer seja pra Win32 ou .NET!

Sds.,
Rubem Rocha
Manaus, AM

Responder

Gostei + 0

21/06/2007

Marcosalex

Só um conselho: quando decidir, não julgue que por não precisar de algo grande, voce pode escolher em uma ferramenta fácil para pequenas aplicações, porque se um dia você precisar de trabalhar em algo de grande porte, seu conhecimento não vai servir, ou vai servir parcialmente.

Java e .NET atendem desde pequenos programas a grandes aplicações enterprise, então se você se capacitar em qualquer uma delas, você conseguirá trabalhar tanto para pequenos softwares, como para grandes ambientes e ainda em dispositivos móveis, podendo ser desktop ou web.

.NET no Delphi ajuda a aproveitar seu conhecimento atual. Java é outra tecnologia e está mais maduro e abrangente. Qualquer um dos dois, você vai estar bem servido.
PHP estou mexendo atualmente e estou gostando muito, mas ainda não posso falar.

Responder

Gostei + 0

21/06/2007

Gilberto Fernandes

obrigado aos que responderam

eu e minha equipe praticamente nos decidimos mesmo por continuar usando o delphi com o .net, por se a area de ja conhecemos. estou um pouco receoso com o futuro do delphi, eu q trabalho com ele desde a versão 3, não gostaria de mudar, mas a sensação q tenho é q tem mto menos usuários. Mas por enquanto vou continuar nesse caminho

Responder

Gostei + 0

22/06/2007

Alansvieceli

PHP...100¬ mais produtivo q ASP.NET

na minha humilde opnião de programador Delphi (win32) e php (web)

Responder

Gostei + 0

22/06/2007

Macario

[quote:6e43b80864=´Gilberto Fernandes´]obrigado aos que responderam

eu e minha equipe praticamente nos decidimos mesmo por continuar usando o delphi com o .net, por se a area de ja conhecemos. estou um pouco receoso com o futuro do delphi, eu q trabalho com ele desde a versão 3, não gostaria de mudar, mas a sensação q tenho é q tem mto menos usuários. Mas por enquanto vou continuar nesse caminho[/quote:6e43b80864]

Olá,

bom se você partir para .Net e mesmo que o Delphi seja aniquilado por um semi-deus como Galactus, você poderá ir para C# .Net ou alguma outra linguagem .Net.

8)

Responder

Gostei + 0

22/06/2007

Gilberto Fernandes

[quote:8c73b74c31=´Gilberto Fernandes´]obrigado aos que responderam eu e minha equipe praticamente nos decidimos mesmo por continuar usando o delphi com o .net, por se a area de ja conhecemos. estou um pouco receoso com o futuro do delphi, eu q trabalho com ele desde a versão 3, não gostaria de mudar, mas a sensação q tenho é q tem mto menos usuários. Mas por enquanto vou continuar nesse caminho

Olá,

bom se você partir para .Net e mesmo que o Delphi seja aniquilado por um semi-deus como Galactus, você poderá ir para C# .Net ou alguma outra linguagem .Net.

8)[/quote:8c73b74c31]
Macario, eu não acredito q o Delphi seja aniquilidado, mas primeiro essa histório da borland querer vender, depois a codegear... me parece q tem menos usuários participando no fórum por exemplo... se tem menos usuários, menos conhecimento é propagado vamos dizer assim... esse é um dos meus medos, principalmente pelo fato de me encontrar no interior, o acesso a informações é mais difícil

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar