GARANTIR DESCONTO

Fórum Qual banco de dados free voces recomendam em um novo projeto #290500

03/08/2005

0

Estou para portar um projeto que possui um grande volume de dados.

Hoje trabalhamos com CA clipper e delphi acessando arquivos DBF com indices NSX(Apollo) e relatorios com ADS.

Temos a opção para converter o aplicativo clipper e delphi para os bancos de dados abaixo.

Postgres 7.3 e 7.4
MySQL 4.1
Firebird / Interbase

Qual voces recomendam. O fluxo de ados ano e de 1.000.000 registro no arquivo de movimento e no de pedidos 300.000 registros.

Agradeço a atenção.

Edmarfrazao

Edmarfrazao

Responder

03/08/2005

Adriano Santos

Recomendo ou o MySQL ou o FireBird, pois mantém suas atualizações em dia. Ja o Interbase não. Eles eles pararam o desenvolvimento a partir da versão 6.1

Responder

Gostei + 0

03/08/2005

Paullsoftware

ao contrádio do que muita gente pensa, o eu houvi dizer que o MySql não é Free. Em relação a que banco de dados usar eu não tenho muito conhecimento com ele, mais aqui na empresa tem uma média de 30Mil registros diários em algumas tabelas e usamos Interbase/FireBird e funciona legal... desde que niguém esteja usando o servidor, pq pelo menos aqui fica muito lentas as estações quando alguem ta usando o servidor... :lol:

Responder

Gostei + 0

03/08/2005

Adriano Santos

ao contrádio do que muita gente pensa, o eu houvi dizer que o MySql não é Free. Em relação a que banco de dados usar eu não tenho muito conhecimento com ele, mais aqui na empresa tem uma média de 30Mil registros diários em algumas tabelas e usamos Interbase/FireBird e funciona legal... desde que niguém esteja usando o servidor, pq pelo menos aqui fica muito lentas as estações quando alguem ta usando o servidor... :lol:

Caro [b:7f1dd44dc7]PaullSoftware[/b:7f1dd44dc7],
Desculpe ir contra o que você disse, mas a sua informação quanto a ´gratuidade´ do MySQL está incorreta.
Conforme a licença GPL, a qual o banco de dados em questão é incrito, você pode sim usá-lo gratuitamente. Porém o que não pode ser feita é a distribuição do mesmo junto ao seu software em qualquer mídia como parte integrante do seu produto, ou seja, ele não pode ser vendido ou comercializado junto ao software que o utiliza. Mas, seu cliente pode baixá-lo gratuitamente no site da empresa e usá-lo, portanto você pode sim desenvolver seu programa de computador com ele.

Vale lembrar também que o código fonte do banco de dados é free e pode ser alterado por qualquer pessoa, mas não pode ser vendido como de autoria daquele que o alterou. Isso significa que se você quiser alterar o fonte do MySQL você pode, mas não pode depois comercializá-lo sem solicitar uma licença legal junto ao fabricante do SGBD em questão.

Responder

Gostei + 0

03/08/2005

Motta

Tinha entendido que a MYSQL pode ser usado gratuitamente, mas se o produto for comercializado deve-se pagar , para o PostgreSQL o uso é livre inclusive comercial.

Mas realmente tenho dúvidas neste festival de siglas do software livre.

Responder

Gostei + 0

03/08/2005

Adriano Santos

Tinha entendido que a MYSQL pode ser usado gratuitamente, mas se o produto for comercializado deve-se pagar , para o PostgreSQL o uso é livre inclusive comercial. Mas realmente tenho dúvidas neste festival de siglas do software livre.

Se você for vender seu software usando MySQL, ele não pode estar contido no CD/Disquete de instalação como parte do seu produto, porém no momento da instalação do seu software no cliente, você entra site da empresa, baixa o MySQL e instala. Isso é o que deve ocorrer, mas na prática sabemos que não ocorre.

Você pode ainda incluir o MySQL na mídia de instalação, mas neste caso seu software deve ir acompanhado do código fonte assim como o MySQL.

Responder

Gostei + 0

03/08/2005

Motta

[quote:44dac83c02=´Motta´]Tinha entendido que a MYSQL pode ser usado gratuitamente, mas se o produto for comercializado deve-se pagar , para o PostgreSQL o uso é livre inclusive comercial. Mas realmente tenho dúvidas neste festival de siglas do software livre.

Se você for vender seu software usando MySQL, ele não pode estar contido no CD/Disquete de instalação como parte do seu produto, porém no momento da instalação do seu software no cliente, você entra site da empresa, baixa o MySQL e instala. Isso é o que deve ocorrer, mas na prática sabemos que não ocorre.

Você pode ainda incluir o MySQL na mídia de instalação, mas neste caso seu software deve ir acompanhado do código fonte assim como o MySQL.[/quote:44dac83c02]

Tinha entendido que todo sfw que usa o mysql ou é livre (copoyleft) ou paga royalties para ser comercializado.

Para o Postgre não há esta restrição (GNU).

asrsantos , sabe de alguma fonte confiavel que explique estas licenças ?

Responder

Gostei + 0

03/08/2005

Gandalf.nho

Para evitar confusões, fique com um banco de dados que é realmente free sem restrições como o Firebird ou o PostgreSQL

Responder

Gostei + 0

03/08/2005

Rjun

O que eu havia entendido da licença GPL é que se você utilizasse algum componente ou trecho de código que estivesse dentro dessa licença ai seu software teria que estar na mesma licença. O fato de você distribuir o MySQL com sua aplição não deveria se adequar a essa regra.

Responder

Gostei + 0

03/08/2005

Adriano Santos

asrsantos , sabe de alguma fonte confiavel que explique estas licenças ?

Você pode consultar a própria licença GNU/GPL, veja: as duas são a mesma coisa. Não tenho o link correto, pois fica no favoritos no meu micro de casa, mas encontrei uma tradução não oficial na internet sob o link abaixo.

[url=http://www.magnux.org/doc/GPL-pt_BR.txt]GPL/GNU tradução não oficial[/url]

Você pode também consultar é claro um advogado especializado em direitos autorais.

Responder

Gostei + 0

03/08/2005

Massuda

Desculpe asrsantos, mas concordo com o Motta... já li/reli algumas vezes [url=http://www.mysql.com/company/legal/licensing/]as explicações do MySQL[/url] sobre licenciamento e o que complica é o fato deles terem uma licença dual (comercial e GPL).

Eu entendo que o simples fato de um programa comercial suportar MySQL implica que o MySQL a ser utilizado (pelo usuário do programa) precisa ter uma licença comercial. O pessoal do MySQL diz [url=http://www.mysql.com/company/legal/licensing/commercial-license.html]o seguinte[/url]:[quote:dfefa5e0b3=´MySQL AB´]When your application is not licensed under either the GPL-compatible Free Software License as defined by the Free Software Foundation or approved by OSI, and you intend to or you may distribute MySQL software, you must first obtain a commercial license to the MySQL product.

Typical examples of MySQL distribution include:[list:dfefa5e0b3][*:dfefa5e0b3]Selling software that includes MySQL to customers who install the software on their own machines.[*:dfefa5e0b3]Selling software that requires customers to install MySQL themselves on their own machines.[*:dfefa5e0b3]Building a hardware system that includes MySQL and selling that hardware system to customers for installation at their own locations.[/list:u:dfefa5e0b3][/quote:dfefa5e0b3]Acho que a maioria de nós se encaixa no segundo exemplo (vender software que requer que o cliente instale o MySQL na máquina).

Os únicos BDs que com certeza tem licença free são o Firebird e o PostgreSQL. Tem outras opções que citei em [url=http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?t=55931]um tópico anterior[/url].

Responder

Gostei + 0

03/08/2005

Adriano Santos

Os únicos BDs que com certeza tem licença free são o Firebird e o PostgreSQL. Tem outras opções que citei em [url=http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?t=55931]um tópico anterior[/url].

Orra, confesso que fiquei surpreso agora com o que disse [b:e2650747cb]Massuda[/b:e2650747cb] e observando o trecho que nos passou entendo que voltamos a estaca zero, rs.
As melhores opções então ficam por conta do [color=red:e2650747cb][b:e2650747cb]PostGreeSQL[/b:e2650747cb][/color:e2650747cb] e [color=red:e2650747cb][b:e2650747cb]FireBird[/b:e2650747cb][/color:e2650747cb], interessante.

Responder

Gostei + 0

03/08/2005

Adriano Santos

E tem mais ainda, a licença comercial do MySQL não tem um preço muito amigável.

Responder

Gostei + 0

03/08/2005

Massuda

Orra, confesso que fiquei surpreso...
A confusão existe porque eles mudaram o modelo de licença deles (acho que foi com a chegada da versão 4.x do MySQL)... o modelo anterior era mais flexível, o que permitiu popularizar o MySQL; agora que todo mundo usa/conhece, eles mudaram a licença.

Responder

Gostei + 0

03/08/2005

Motta

Aqui na empresa vamos fazer uma aplicação para ficar na Web, optamos pelo ´Putzgrila´ justo por causa desta questão, além do que é um BD com um suporte academico melhor.

Responder

Gostei + 0

03/08/2005

Massuda

...optamos pelo ´Putzgrila´...
Hummm... isso é sério né? Tem algum site sobre ele?

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar