Fórum Qual Banco é mais Rapido com delphi #265875

18/01/2005

0

ola pessoal qual é o melhor banco par ausar com o delphi, alias o mais rapido não estou gostando do Interbase acho ele meio lento....
outro detalhe usar o dbedit ou não usar. sera que é isto que deixa minha aplicação lenta...
Obs: qual banco que os programadores usa para trabalhar com internet
se vc faz um cadastro na net é bem mais rapido do vc usar um form com
SQLCONECTION + SQLQUERY+ DATPROVADER + CLIENTEDATSET
eai pessoal... quem pode me ajudar
ou devo usar ADO...IBX....MDO....fala ai pessoal
qual fica mais rapido com delphi

estas historia de paramentro deixa lento na hora de incluir
sem falar em dar um select max(comp) from tab...
tudo isto demora usando Interbase......
pensa em um sistema que tem que rodar on line com 20 maq
qual banco vc usaria..

esta é pra todos do Forum

Cicero

Cicero

Responder

18/01/2005

Sydhnney

Não existe resposta para a sua pergunta!!! Pois cada caso é um caso. Eu uso o Firebird, que é derivado do Interbase, e não tenho reclamações a fazer.
Também funciona via Internet, mas off-line. O programa grava os dados localmente e depois através de um outro sistema manda as informações para um banco de dados remoto e do remoto vai para a Matriz. Isso se chama replicação de dados assíncrona. Para vc ter idéia, tb tenho outras aplicações usando o Access e tb não tenho problema com lentidão. (funciona em rede). Tudo depende a forma que foi feito. Para o Firebird eu usei o IBX
(IBDatabase, IbTransaction, IbDataset...)

Quanto ao DbEdit e Edit, não tem nada haver qual é mais rápido. Como eu uso o IBdataset da palheta IBX eu uso o DBEdit, mas ele grava na base através de comandos SQL´s. Eu prefiro usar o DBEdit pois dessa forma não preciso ter pleno controle dos componentes, pq é um saco ficar manipulando Edit (Normal) puxando dados de tabela.

Para a sua aplicação o Firebird ou qualquer outro banco de dados que suporte transações (MySQL, PostGreeSQL...), daria conta. Mas tem que ver se vc está usando todos os recursos e os componentes certo.
Uma coisa é certa o IBX foi feito para trabalhar em perfeita harmonia com Interbase/Firebird, se vc conseguir usar outro componente concerteza haverá queda no desempenho.

Responder

Gostei + 0

18/01/2005

Sydhnney

Não existe resposta para a sua pergunta!!! Pois cada caso é um caso. Eu uso o Firebird, que é derivado do Interbase, e não tenho reclamações a fazer.
Também funciona via Internet, mas off-line. O programa grava os dados localmente e depois através de um outro sistema manda as informações para um banco de dados remoto e do remoto vai para a Matriz. Isso se chama replicação de dados assíncrona. Para vc ter idéia, tb tenho outras aplicações usando o Access e tb não tenho problema com lentidão. (funciona em rede). Tudo depende a forma que foi feito. Para o Firebird eu usei o IBX

Quanto ao DbEdit e Edit, não tem nada haver qual é mais rápido. Como eu uso o IBdataset da palheta IBX eu uso o DBEdit, mas ele grava na base através de comandos SQL´s. Eu prefiro usar o DBEdit pois dessa forma não preciso ter pleno controle dos componentes, pq é um saco ficar manipulando Edit (Normal) puxando dados de tabela.

Para a sua aplicação o Firebird ou qualquer outro banco de dados que suporte transações (MySQL, PostGreeSQL...), daria conta. Mas tem que ver se vc está usando todos os recursos e os componentes certo.
Uma coisa é certa o IBX foi feito para trabalhar em perfeita harmonia com Interbase/Firebird, se vc conseguir usar outro componente concerteza haverá queda no desempenho.

Responder

Gostei + 0

18/01/2005

Sydhnney

Responder

Gostei + 0

19/01/2005

Aroldo Zanela

Colega,

Muitos fatores influenciam na performance, como: especificações de hardware, infraestrutura, modelagem de dados, componentes de acesso, etc. Atualmente o DBX é o componente VCL mais eficiente para utilização em SGBDRs.
Com relação do uso ou não de componentes data-aware, estão muito mais relacionados ao paradigma de programação (OO) que em relação à performance. Eu prefiro os data-aware na maioria dos casos, pois o tempo sempre é um fator crítico de sucesso para o Cliente.
Sobre a lentidão que você tem notado no Interbase, verifique os artigos específicos sobre o assunto aqui no www.firebase.com.br (Carlos Cantu) e faça os ajustes para otimização.

Responder

Gostei + 0

21/01/2005

Ipsgyn

Sou novato em Bancos de Dados Cliente/Servidor, mas ultimamente estou utilizando o Firebird 1.5. Criei um BD e nele uma Tabela contendo + ou - 45 colunas (campos) e adicionei nele 13.000 (Treze mil) linhas (registros), abri o delphi 7 criei um form e coloque os componentes da IBX, IBDatabase, IBTransaction e um IBQuery. E tambem um Botão e label. no Click do Botão mandei Ativar a Conexão do BD e Ativei o Ibtrans. e Abri a query tranzendo tudo ou seja SELECT * FROM MINHATABELA e o label era só pra avisar quando chegou no final.

Ai começei a fazer os testes: mandei ir pro final da tabela ou seja QryImoveis.Last ai foi... :( ou seja eu fui tomar um café, depois uma àgua e davá até pra fazer um xixizinho :D , ai fiz outro teste:

Utilizei o Prog.de Manunteção o IB Expert Personal, Abri o BD e Abri a Tabela e cliquei na setinha pra ir para o Ultimo registro, ai foi RAPIDO.

A MINHA PERGUNTA É: LÁ NO DELPHI 7 ONDE É QUE EU EREI PRA ELE DEMORAR TANTO?? OU SERÁ QUE O IB Expert UTILIZA OUTROS COMP. DE CONEXAO MUITO MAIS RAPIDO PRA ACESSAR OS DADOS QUE O IBX??

Utilizo o ATHLON XP 1900 256 MB HD.120GB.

TAMBEM FIZ O TESTE COM UNS 10 LEFT JOIN AI A COISA FICOU FEIA...
MAS MESMO ASSIM CONTINUO UTILIZANDO O FIREBIRD, MAS MUITO COLEGAS JA FALARAM PRA MUDAR PARA MS-SQL, QUE A MS TEM UMA VERSÃO LITE. QUE É GRATIS COM O NOME DE MSDE SE NÃO ME ENGANO A VESÃO BRASILEIRA É BRZ_MSDE2000A.EXE

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar