GARANTIR DESCONTO

Fórum Qual Melhor forma de conexão com Delphi #420968

02/08/2012

0

Olá pessoal, estou com um problema pra fazer um insert com uma lista de endereços, mas não é este meu problema aqui agora, antes de chegar ao ponto de finalizar o exemplo, queria saber o que é melhor pra usar com relação a conexão com o bd no delphi.

Usar ADO?
Usar BDE?
Usar dbExpress?
Usar Zeos?

Queria conectar no MySQL 5.1, com o Delphi 2010, qual seria a melhor forma?

Obrigada a todos que puderem me dar uma ideia e opinião.

Bj
Carla Batista

Carla Batista

Responder

02/08/2012

Bruno Leandro

Ola listando as formas de conexão por desempenho eu utilizaria da seguinte forma

Zeos
dbExpress
ADO
BDE

zeos usa conexão nativa com o banco de dados, ou seja a forma mais eficiente,
dbexpress é do proprio delphi e só os driver que a borland/embarcadero desenvolver irao funcionar, ou seja alguns bancos nao tem disponivel e ado que permite conectar na maioria dos bancos de dados atuais atraves do odbc, o dbexpress e o ado são intermediarios e tem bons desempenho tambem, o BDE tem desempenho inferior aos demais, nao utilize a nao ser que nao tenha outra opcao,
ainda sobre ado ou dbexpress algumas pessoas preferem utilizar
no sqlServer o ado e no firebird dbexpress, por estes modelos terem nascidos ou crescidos mais voltados para essa uniao
Responder

Gostei + 0

03/08/2012

William

Carla eu uso ZEOS e DBEXPRESS, gosto da simplicidade do Zeos e da solides do maravilhosos framework DBExpress, já desenvolvi sistemas usando tanto um como outro e não tive problemas.

Recentemente postei um artigo sobre vários tipos de conexões com SGBD usando Zeos, segue o link:
[url]
https://www.devmedia.com.br/conexao-com-varios-bancos-usando-zeosdb/25231
[/url]
Responder

Gostei + 0

03/08/2012

Deivison Melo

Não tem isso de melhor conexão e sim a que melhor se adapta a situação que está no momento.

Por exemplo tem que diga que o dbexpress é a melhor forma de conexão do delphi, outros preferem o bde, mas cada um tem suas particularidades, ou seja , o bde se adpta melhor a bancos antigos (não que ele não conecte a bancos com oracle e etc) mas ele era muito usado na época do paradox e dbase, o ibx é um componente client-server otimizado para interbase/firebird, o ado é otimizado para MS SQL Server ou até mesmo ms access (esse segundo não recomendado devido a facilidade de corromper, eu diria que ele ainda é pior que o paradox), já o dbexpress nos dá a possibilidade de conexão com vários bancos, mas como ele é unidirecional temos que utilizar os componentes de acesso com o clientdataset e ai deixando ele bi-direcional. Eu uso o dbexpress (não na empresa atual, já que aqui não trabalhamos com Delphi), pois supre todas as minhas necessidades.

Diga qual a base que vai usar e o tipo de aplicação que deseja desenvolver que tenho certeza que nós aqui do fórum daremos a melhor opção ou um direcionamento para que inicie seus projetos da forma menos impactante possível!
Responder

Gostei + 0

03/08/2012

Deivison Melo

Outra coisa que esqueci de mencionar é que a paleta ZeosLib (free, mas não vem com o delphi) é bastante utilizado por desenvolvedores que utilizam o MySQL!

Qualquer coisa estou à disposição!
Responder

Gostei + 0

03/08/2012

Carla Batista

Olá pessoal, obrigada pela ajuda!

Eu queria fazer algo com o MySQL um sisteminha simples, estou começando a programar, não sei muita coisa, fiz um cursinho básico e estou aprender algumas coisas aqui no fórum.

Mas minha dúvida agora é, é legal usar componentes de terceiro que não vem com o Delphi? Se amanha eu quiser mudar meu delphi, como eu fico?

Eu vi que o Delphi tem conexão com muitos bds, mysql, sqlserver, etc.. Acho que vou usar ele mesmo, por ser nativo. Estou pensando errada?

obrigada meninos!

Responder

Gostei + 0

03/08/2012

William

Carla não sou defensor de nenhuma engine de acesso, mas quanto à usar componente de terceiros realmente sempre ficamos com o pé atrás.

No meu artigo sobre Zeos cito a conversa que tive com o adminstrador do site oficial do ZeosLib e posso garantir que essa comunidade está bem forte e atuante, e melhor de tudo, podemos usar o componente e caso encontrarmos bugs ou tivermos sugestões de melhoras podemos postar essa questões no fórum, depois de uma análise do administrador tal correção ou melhora poderá ser aplicada ao componente.

Um dos posts me interessou muito, todos sabem que o DBExpress trabalha com relacionamento Master-Detail com uma facilidade tremenda, esse sugestão de melhora para o Zeos também foi postada lá no fórum está passando por análise.

Estou postando essas informações sobre ZeosLib porque é dificil encontrar na internet, já para o DBExpress existem vários blogs passando informações maravilhosas, o que é verdade.

Bom para tirar conclusões primeiro vc precisa de informações, como programadora vc terá que definir o que é melhor para o seu sistema, ou seja, qual engine vai lhe passar segurança.
Responder

Gostei + 0

07/08/2012

Carla Batista

Olá wllfl, seguindo o que você falou, vou optar por usar o dbExpress do Delphi mesmo.

Mais uma vez muito obrigada pela ajuda que vocês estão me dando!

Obrigada mesmo!

Até mais meninos.
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar