Fórum Qual melhor maneira de se tornar um bom programador! #61338

12/07/2003

0

Ola, sou estudante de programação, gostaria de dicas como se tornar um bom programador, óbvio que é estudando, porém me envie dicas de como caminhar po r caminhos mais facieis!!!

valeu

Dougfer

Dougfer

Responder

14/07/2003

Delima

Olá, dougfer, tentarei esboçar meu ponto de vista.

A meu ver, embora, a princípio, pareça óbvia a resposta para sua pergunta, acredito que muitas facetas do tema podem ser abordadas.

Penso que, inicialmente, você deve saber o tipo de programação para a qual você está voltado. Por exemplo: jogos? sistemas embutidos? acesso a banco de dados? etc.

Pelo que sei, ainda existe por aí quem programe na base binária. Existem programadores que não trocam o assembly por nenhuma outra linguagem de programação!

Evidente que nem todas as linguagens de programação darão um retorno financeiro, mas existem aqueles que programam por prazer.

Então penso que o primeiro passo é definir suas prioridades. Saber o que você espera como retorno de seu investimento (tempo, dinheiro etc).

Feito isso, procure saber qual é a linguagem de programação mais adequada para os seus propósitos. Descoberta qual a linguagem, estude muito.

Eu tenho a programação para mim como uma escola. Ou seja, ninguém entra diretamente no segundo grau. É necessário conhecer bem os fundamentos da linguagem escolhida. Assim, se você escolher iniciar por C++, não penso que seria de bom alvitre comprar o livro do Bjarne Stroustrup de cara! Seria uma leitura bastante pesada (quase um mestrado). Então comece com livros mais básicos como os da Victorine Viviane Mizrahi, que não perde em nada quanto à sua qualidade.

Há quem precise de um professor para orientar. Se você se enquadra nesse tipo, frequentar um curso pode ser decisivo. Porém se você é auto-didata, na internet há cursos aos montes. É só ir à luta!