Qual o diferencial que o armazenamento na nuvem traz?

05/01/2018

0

Olá pessoal, gostaria de saber qual a diferença que esses serviços na nuvem (Google Cloud por exemplo) proporcionam aos usuários. Por exemplo, eu tenho alguns sites hospedados na hostgator e locaweb. Se eu quisesse mudar para o um serviço na nuvem, qual seria o diferencial que esse serviço iria trazer para mim?
Luccas Lima

Luccas Lima

Responder

Post mais votado

05/01/2018

Ná prática de utilização, nos dois casos, sendo um servidor de hospedagem dedicado comum ou utilizando a núvem, conseguimos hospedar nosso website, por exemplo.

Agora, imagine a hospedagem de uma aplicação web complexa que tenha uma demanda de acessos gigantesca todos os dias e que, ainda, você como gestor dessa aplicação precise gerenciar o estado do seu servidor, monitorar acessos, verificar o armazenamento, realizar o backup das informações na base de dados, entre várias outras atividades. Nessa situação o cloud computing possui inúmeras vantagens em relação ao servidor de hospedagem comum.

Mas por quê? Tudo está envolvido na infraestrutura deste serviço, a núvem nos permite maior aproveitamento dos recursos computacionais necessários para gerir a nossa aplicação, graças a alta escalabilidade que possui.

Enquanto que em uma hospedagem comum estamos acessando um único servidor e utilizando os recursos computacionais desse servidor(memória, hd, processador), na núvem estamos acessando e utilizando a memória, processamento, armazenamento de diversos servidores interligados através da internet.

A computação da núvem permite a você criar um ambiente conforme a necessidade da sua aplicação, de maneira fácil e rápida, veja um pouco a respeito do Microsoft Azure, é espetacular.

Outra coisa é a vantagem do pagamento pelo serviço conforme a demanda de utilização. Na hospedagem comum pagamos uma taxa fixa, que não muda.

Em suma, embora os conceitos fundamentais sejam de hospedar algo na internet, a núvem traz um novo conceito de armazenamento de dados, que vale muito a pena ser utilizado.

Tem um artigo muito interessante a respeito disso, recomendo a leitura:
https://www.tiespecialistas.com.br/2015/07/dilema-quando-migrar-para-nuvem/

Espero ter ajudado,
Abs,

William Finco

William Finco
Responder

Mais Posts

08/01/2018

Luccas Lima

Olá João, muito obrigado pela resposta, que por sinal foi bem completa.

Então no caso de uma aplicação simples em que não terá muito acesso a hospedagem comum já resolveria o meu problema, e já no caso de ser uma aplicação com muitos acessos a hospedagem na nuvem é a mais aconselhada, devido aos motivos que você citou.

Se no meu caso eu tivesse um serviço para ser consumido que tivesse muitos acessos diários, então acredito que a hospedagem na nuvem seria o ideal né.
Responder

08/01/2018

William Finco

Isso mesmo Luccas. Aplicações robustas necessitam de maior confiabilidade por parte do ambiente em que estiverem rodando.
Mas, particularmente, eu recomendo a você se aprofundar nesse conceito para estar preparado para os desafios que os seus projetos futuros possam lhe exigir.

A tendência é que as hospedagens convencionais que existem se tornem menos vantajosas em face do próprio conceito que utilizam.

Abs.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar