Fórum Quando excluo um registro o banco aumenta de tamanho!!! #253565

07/10/2004

0

Estou desenvolvendo uma aplicação que deverá conter a foto de alguns produtos. Estou usando um banco de dados interbase e fazendo alguns testes notei algumas coisas estranhas.

´Inseri uma imagem de BMP com 1,4MB de tamanho. O banco de dados aumentou de 256kb (+ ou -) para pouco mais de 300kb.´

Isso é algum milagre? Como pode uma figura de 1,4MB diminuir tanto assim?

Mas até aí tudo bem! Eu fiquei até feliz com isso. O problema é quando deletei o registro! O banco aumentou pra quase 1,5MB. Inseri outra figura pra ver o que acontecia e apos gravar o banco continou com 1,5MB. Quando exclui o registro, o banco subiu para 3MB.

Eu que sempre adorei interbase, não imaginava que a coisa fosse tão... complicada! Porque isso acontece? Eu fiz uma pesquisa aqui no site e descrobri atravez de outros topicos que o interbase não tem compactação e que o banco de dados aproveita o espaço depois. Só que isso não ocorreu nos meus testes. Toda vez que excluo um arquivo, ele aumenta o tamanho do banco (GDB). Isso esta certo? Tem algo que eu possa fazer pra mudar isso?

Obrigado!

Maxadens

Maxadens

Responder

07/10/2004

Lbcosta

Estou desenvolvendo uma aplicação que deverá conter a foto de alguns produtos. Estou usando um banco de dados interbase e fazendo alguns testes notei algumas coisas estranhas. ´Inseri uma imagem de BMP com 1,4MB de tamanho. O banco de dados aumentou de 256kb (+ ou -) para pouco mais de 300kb.´ Isso é algum milagre? Como pode uma figura de 1,4MB diminuir tanto assim? Mas até aí tudo bem! Eu fiquei até feliz com isso. O problema é quando deletei o registro! O banco aumentou pra quase 1,5MB. Inseri outra figura pra ver o que acontecia e apos gravar o banco continou com 1,5MB. Quando exclui o registro, o banco subiu para 3MB. Eu que sempre adorei interbase, não imaginava que a coisa fosse tão... complicada! Porque isso acontece? Eu fiz uma pesquisa aqui no site e descrobri atravez de outros topicos que o interbase não tem compactação e que o banco de dados aproveita o espaço depois. Só que isso não ocorreu nos meus testes. Toda vez que excluo um arquivo, ele aumenta o tamanho do banco (GDB). Isso esta certo? Tem algo que eu possa fazer pra mudar isso? Obrigado!

Quando vc deleta um registro ele fica no garbage collection. Para retirar as gorduras desnecessarias basta fazer um back-up e um restor da base.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar