quando se torna obrigatorio o uso de procedure e trigger?

15/05/2008

0

pessoal bom dia...

usando firebird em uma aplicação de cadastros...é obrigatorio ter no banco procedure e trigger? não consigo ver diferença entre fazer isso e deixar em branco...

a aplicação ta gravando, ta fazendo autoincremento na boa...mas minha duvida é: quando usar - se é obrigado usar? se é bom usar? até que ponto os dados ficam mais ou menos consistentes?

vlw!!!


Dareka

Dareka

Responder

Posts

15/05/2008

Powerlog Tecnologia

Vamos lá:

é obrigatorio ter no banco procedure e trigger? não consigo ver diferença entre fazer isso e deixar em branco...

Obrigatório não é, mas se você não usar esses recursos do banco, certamente ira usá-los no Delphi, deixando a ponta ´cliente´ mais pesada, ou seja, usando o processamento da máquina cliente e não do servidor, que normalmente é mais potente.

ta fazendo autoincremento na boa

Você deve estar fazendo OU no Delphi, ou já tem uma trigger e não sabe.

até que ponto os dados ficam mais ou menos consistentes?
Usado o processamento do servidor + os recursos que o próprio banco te dá, claro que fica mais consistente usando o banco de dados

Uma observação (não sei descrever com termos técnicos, mas vamos tentar):
Trigger = seria um disparo de função
Generator = onde guarda o valor atual da chave primária da sua tabela
Procedure = as selects que você faria delphi, tanto para relatório quanto para executar determinada rotina (ex: fechamento de venda), você faz tudo no banco, em formato de procedure

Se eu falei alguma bobagem, podem me corrigir ... :)


Responder

15/05/2008

Paulo

Complementando o Powerlog, o uso desses recursos realmente fazem a diferença na sua aplicação. Para uma aplicação pequena(ainda que eu recomendo), vc talvez não ve tanta difenra assim(ainda que haja), mas numa aplicação de médio pra grande porte, isso faz realmente uma diferença enorme. Eu por exemplo, uso trigers para atualizar Saldo de Estoque, Saldo de Caixa e Banco e etc... Minhas SP, são para consultas muito complexas, onde eu tenho várias tabelas com muitos registros, e isso consumiria muito tempo, muita banda de rede(se tivesse no cliente), então me valho do recurso de SP ou Funções de Banco de Dados. Ideal é vc dar uma lida sobre o assunto e se interar melhor e verá que esses recurso existem para facilitar nossas vidas.


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar