GARANTIR DESCONTO

Fórum Quando usar Store Procedure e Triggers ??? #41211

28/12/2003

0

Como vão? Espero que bem.

Eu sei que é importante o uso de ambos, mas gostaria de saber quando usar, acredito que ainda não senti a necessidade, justamente por não ter idéia de [b:70d20202f2]onde[/b:70d20202f2] e [b:70d20202f2]para que[/b:70d20202f2] poderia usar.

:arrow: Li algumas mensagens do fórum que na qual sempre estava envolvendo Trigger com Geração do Generator. (coisa que não acho tão importante) já que gero na boa o Generator dentro do próprio código, podendo até mesmo ver o código durante a inserção (na trigger já não).

:arrow: Store Procedure eu sempre vi relacionado com calculo/inserção de pedido. Não consigo entender já que nas minhas aplicações tenho [b:70d20202f2]muitos [/b:70d20202f2]SQL´s e cada um para uma coisa bem específica. Como colocar todos, ou, como saber qual coloco no SGDB para ganhar performance...?

Agradeço desde já,

Douglas. :lol:

Douglas2004

Douglas2004

Responder

28/12/2003

Edilcimar

imagine o teu sistema com 500 usuários acessando um cadastro de qualquer coisa ao mesmo tempo, a trigger cria um gerador muito melhor e sem falhas, já para as procedures diversas pessoas estão fazendo vendas onde vc acessa uma tabela de produtos(dar baixa no estoque), uma tabela de vendas(produtos vendidos à alguém), e ocorre um erro onde vc deve dar um rollback, ao mesmo quando dá tudo certo porém o tráfego na rede é intenso, se vc usa uma procedure a coisa é feita no servidor(portanto o tráfego é menor e conseqüentemente a velocidade é maior), mas se vc trabalha apenas com 2 computadores P4 3GHz 1GbRam e a melhor placa de rede do mundo não precisa se preocupar com isto

Responder

Gostei + 0

30/12/2003

Afarias

|Eu sei que é importante o uso de ambos, mas gostaria de saber quando
|usar, {...}

TRIGGERS são como ´Eventos´ -- vc deve usá-las quando uma ação no banco, exige uma reação -- como na validação de dados ou em cálculos e processos. Por ex::

Quando seu usuário faz uma venda ou uma compra (insere uma nota ou pedido no banco) vc pode pegar este evento para gerar outros dados como cálculos ou entradas em uma outra tabela de estoque, etc.

STORED PROCEDURES como o nome diz, são procedimentos armazenados no banco. Vc pode utilizá-los para 2 coisas principais::

1) Na execução de processos no banco (uma grande atualização envolvendo regras de negócio mais complexas, etc...) -- há uma série de cóisas onde usar um procedimento é vantágem pois vc não precisa trazer os registros na rede para a estação para executar a operação sobre eles.

2) Quando vc precisa fazer seleções de dados (select) mais aprimoradas e até com resultados dependentes de regras do negócio -- mais uma vez, é possível ganhar muito em performance aqui.

|Li algumas mensagens do fórum que na qual sempre estava envolvendo
|Trigger com Geração do Generator.

Esta não é a função principal das triggers, mas um uso particular.

|(coisa que não acho tão importante) já que gero na boa o Generator
|dentro do próprio código, {...}

Não é importante mesmo. Não há diferença. Vc faz bem.

|Store Procedure eu sempre vi relacionado com calculo/inserção de
|pedido.

Usar SPs para INSERTS/UPDATES/DELETES simples tb é possível, mas não é algo realmete ´útil´ (digo, da essência pq os SP existem)

|Como colocar todos, ou, como saber qual coloco no SGDB para ganhar
|performance...?

Não há ganho de performance em colocar inserts,updates e deletes simples em um SP

T+

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar