Quando usar thead, tbody e tfoot

16/01/2013

0

Oi, pessoal.
Estudando esses dias me surgiu a seguinte dúvida: quando e por que eu devo usar as partes thead, tbody e tfoot em uma tabela HTML? Por que olhando direitinho nem precisa, né, dá pra fazer tudo só com <tr> e <td>, usando a primeira e ultima linha pra fazer os títulos e o rodapé.
Obrigada desde já por qualquer informação.
Carla Batista

Carla Batista

Responder

Posts

17/01/2013

Robson Alves

você está correta.

Entretanto (sempre ele), o thead tbody tfoot, foram feitas e são semanticamente corretos.

Se você coloca o thead e th para montar seu cabeçalho, ele automaticamente será preto e com negrito e é facilmente editado com CSS.

Se você faz seu cabeçalho e no mesmo utiliza uma regra de CSS bem definida... não vejo problemas, mas se tem a mania de em todo <tr> de cabeçalho ou foot até... e neles for definido o estilo... ai um enorme monstro está sendo criado!
Responder

17/01/2013

Carla Batista

Obrigada pela resposta, Robson.
Então é mais pra manter a semântica correta?
Você saberia dizer se existe algum ponto negativo em usar essas tags?
Grata.
Responder

17/01/2013

Robson Alves

Isso mesmo Carla,
sendo sincero não sei dizer um ponto negativo, talvez algum colega tenha tido algum acaso e possa transmitir!

Eu vejo que temos opções para trabalhar!
Responder

17/01/2013

Joel Rodrigues

Olá, Carla.
Apenas complementando o que nosso amigo Robson disse, sobre a semântica, posso dizer que a divisão da tabela "em partes" bem definidas facilita a manipulação desta por CSS e Javascript, principalmente jQuery. Por exemplo, você pode encontrar por aí plugins que utilizem o header e footer da tabela, então é interessante já ir aplicando isso desde o início do desenvolvimento de suas páginas.
Não vejo nenhum ponto negativo no uso dessas tags, pelo contrário, só vejo positivos.
Boa sorte em seus estudos.
Responder

17/01/2013

Carla Batista

Muito obrigada pelas respostas. Acho que entendi a ideia e passarei a usar essas tags. Afinal, é melhor pecar por excesso que por falta, não é mesmo?
Responder

17/01/2013

Joel Rodrigues

Que bom que entendeu, Carla.
Então vou encerrar este tópico.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar