GARANTIR DESCONTO

Fórum Quantidade de Linhas de Código #300197

21/10/2005

0

já escutei algumas vezes o seguinte: o windows tem tantas mil (ou milhasres) linhas de código; o programa tal tem tantas mil linhas de código.... nas segunda versão passou a ter tantas mil linhas de código...

como são calculada estas linhas? se tiver uma linha apenas com a palavra begin é contabilizado uma linha?
as linhas de código no caso do delphi seriam apenas o que estão nos arquivos .pas?

existe alguma forma de ver isso no delphi 7 ou ter algum programa para ver a quantidade de linhas de código?

Raserafim

Raserafim

Responder

21/10/2005

Crash

se vc colocar o compiler progress pra aparecer e da um bliud no seu projeto ele te mostra qtas linhas ele tem.

t+

Responder

Gostei + 0

21/10/2005

Nildo

Eu acho que a quantidade de linhas de código não é importante, uma vez que se pode fazer a mesma operação, porém bem mais rapida e eficiente em 2 linhas, e para obter o mesmo resultado, com 10 linhas, pode tomar mais processamento e tempo do que com 2. Vai da lógica mesmo

Responder

Gostei + 0

21/10/2005

Massuda

Não existe muito critério em como contar linhas de código (algumas pessoas descontam linhas em branco e de comentários). Mas, se estamos falando de um conjunto de códigos fontes escritos por uma mesma equipe, ao longo do tempo e entre projetos (em geral, ignora-se esta restrição), esse número pode ser usado para medir/comparar/estimar coisas sobre os programas.

Esse número, tem dois usos frequentes... estimar o tamanho/complexidade do programa e estimar a quantidade de bugs no programa.

É fácil perceber que um programa de 20 linhas deve ser muito menor/mais simples que um programa com 20.000 linhas.

Já com relação a quantidade de bugs, vou pegar o Windows Vista como exemplo (esse exemplo veio [url=http://blogs.borland.com/davidi/archive/2005/10/09/21652.aspx]daqui[/url]). O Windows Vista tem cerca de 50 milhões de linhas de código; se tiver um bug a cada 1000 linhas de código (o que é considerado altíssima qualidade), isso significa que o Windows Vista deve conter cerca de 50.000 bugs (se a MS for CMMI level 5); na grande maioria das empresas (CMMI level 1 ou abaixo), a taxa de bugs é de (no mínimo) 7,5 bug/1000 loc, o que significaria que se o Windows Vista fosse feito pela FundoDeQuintalSoft, espera-se ter ao menos 375.000 bugs.

Responder

Gostei + 0

21/10/2005

Titanius

Não existe muito critério em como contar linhas de código (algumas pessoas descontam linhas em branco e de comentários). Mas, se estamos falando de um conjunto de códigos fontes escritos por uma mesma equipe, ao longo do tempo e entre projetos (em geral, ignora-se esta restrição), esse número pode ser usado para medir/comparar/estimar coisas sobre os programas. Esse número, tem dois usos frequentes... estimar o tamanho/complexidade do programa e estimar a quantidade de bugs no programa. É fácil perceber que um programa de 20 linhas deve ser muito menor/mais simples que um programa com 20.000 linhas. Já com relação a quantidade de bugs, vou pegar o Windows Vista como exemplo (esse exemplo veio [url=http://blogs.borland.com/davidi/archive/2005/10/09/21652.aspx]daqui[/url]). O Windows Vista tem cerca de 50 milhões de linhas de código; se tiver um bug a cada 1000 linhas de código (o que é considerado altíssima qualidade), isso significa que o Windows Vista deve conter cerca de 50.000 bugs (se a MS for CMMI level 5); na grande maioria das empresas (CMMI level 1 ou abaixo), a taxa de bugs é de (no mínimo) 7,5 bug/1000 loc, o que significaria que se o Windows Vista fosse feito pela FundoDeQuintalSoft, espera-se ter ao menos 375.000 bugs.

Olá massuda, fiquei intrigado com sua resposta :D, como é que uma empresa recebe o CMMI, ou seja, me parece ser tipo um ISO isso daí, não é? Como é que é calculado, existe alguma empresa que faça isso?

[]s

Responder

Gostei + 0

21/10/2005

Massuda

Felipe, não faço a mínima idéia... sempre trabalhei com/em equipes pequenas, onde geralmente esse tipo de abordagem não causa interesse. Talvez algum colega que trabalhe em alguma fábrica de software possa comentar isso.

Responder

Gostei + 0

21/10/2005

Michael

Olá!

Saiu um artigo sobre CMMI na edição 62 da revista ClubeDelphi, escrito pelo ilustre Adail Retamal, se não me falha a memória (se for de outro autor, alguém por favor me corrija - não tenho a revista em mãos).

Se me lembro bem, uma empresa pode pedir a uma instituição, tbm não recordo qual, que avalie seu processo de desenvolvimento de software. Avaliado o desempenho, ela dá uma certificação, que pode variar de 1 a 5. O que esse níveis querem dizer é: qto mais alto, maior a capacidade da empresa de criar software de qualidade em menos tempo. Isso, claro, em termos básicos. Há muitos outros fatores envolvidos.

Mas se trata de um sistema complexo. Adotar CMMI não é simples e barato. Muitos paradigmas precisam ser quebrados ou revistos, o que muitas vezes não agrada que já desenvolve com um determinado ´estilo´ há algum tempo. Por isso que CMMI é mais difundida entre médias e grandes empresas de software.

Outro detalhe interessante é que, se minha memória não me trai, uma empresa só pode requerer avaliação para tentar aumentar seu nível de certificação a cada dois anos. Portanta, quem abre uma empresa hoje, vai precisar, no mínimo, com muita sorte e extrema competência, de 10 anos para chegar ao level 5.

Mas é um assunto bem legal. Como o Titanius mencionou, é uma espécie de certificação ISO para soft-houses. Obviamente a Microsoft, mencionada pelo Massuda, possui a certificação nível 5.

Vou até pegar a revista para ler de novo o artigo e deixar minha memória afiada de novo. ;-)

[]´s

Responder

Gostei + 0

22/10/2005

Titanius

Valeu Michael...

Responder

Gostei + 0

22/10/2005

Martins

Olá! Saiu um artigo sobre CMMI na edição 62 da revista ClubeDelphi, escrito pelo ilustre Adail Retamal, se não me falha a memória (se for de outro autor, alguém por favor me corrija - não tenho a revista em mãos). Se me lembro bem, uma empresa pode pedir a uma instituição, tbm não recordo qual, que avalie seu processo de desenvolvimento de software. Avaliado o desempenho, ela dá uma certificação, que pode variar de 1 a 5. O que esse níveis querem dizer é: qto mais alto, maior a capacidade da empresa de criar software de qualidade em menos tempo. Isso, claro, em termos básicos. Há muitos outros fatores envolvidos. Mas se trata de um sistema complexo. Adotar CMMI não é simples e barato. Muitos paradigmas precisam ser quebrados ou revistos, o que muitas vezes não agrada que já desenvolve com um determinado ´estilo´ há algum tempo. Por isso que CMMI é mais difundida entre médias e grandes empresas de software. Outro detalhe interessante é que, se minha memória não me trai, uma empresa só pode requerer avaliação para tentar aumentar seu nível de certificação a cada dois anos. Portanta, quem abre uma empresa hoje, vai precisar, no mínimo, com muita sorte e extrema competência, de 10 anos para chegar ao level 5. Mas é um assunto bem legal. Como o Titanius mencionou, é uma espécie de certificação ISO para soft-houses. Obviamente a Microsoft, mencionada pelo Massuda, possui a certificação nível 5. Vou até pegar a revista para ler de novo o artigo e deixar minha memória afiada de novo. ;-) []´s

Blz Michael!!!

Não sabia disso, é lendo e aprendendo, hehehe!!! : )

Responder

Gostei + 0

23/10/2005

Raserafim

valeu CrasH pela resposta, e valeu pessoal pelos outros comentários que fez com que este tópico ´simples´ tornasse um tópico interessante.

Responder

Gostei + 0

24/10/2005

Michael

Olá!

Pesquisando sobre o assunto, noitei que minha memória me passou a perna: do jeito que eu falei sobre CMMI, criou-se a impressão de se tratar de apenas uma certificação, mas não. Na verdade, é uma metodologia de desenvolvimento.

Lembrei-me apenas de uma lado da questão... ;-)

Quem quiser saber mais, http://www.sei.cmu.edu/cmmi/.

[]´s

Responder

Gostei + 0

25/10/2005

Raserafim

CrasH, é bem provável que o compiler progres mostre todas as linhas incluindo o .dfm e etc.
queria saber apenas as linhas que escrevi, ou pelo menos só os arquivos .pas
algum programa que pode me mostrar isso?

Responder

Gostei + 0

26/11/2005

Raserafim

... continuando a falar de CMMI ... hoje assisti uma palestra em que o cara acabou falando um pouco sobre isso.
ele falou que o preço para o nível 2 é cerca de 400.000 reais. e esta certificação verifica o processo de desenvolvimento da empresa garantindo que a forma como o processo é feito garante uma excelente qualidade no software.
sendo que o preço é proibitivo para pequenas e médias empresas, então o governo brasileiro criou o sua própria certificação. o correspondente no brasil é o MPSBR (melhoria de processo de software brasileiro) que custa em torno de 15.000 reais.
e o palestrante falou ainda que caso a empresa for exportar software e o outro país exigir o CMMI, a empresa brasileira pode contestar e comprovar que o MPSBR está de acordo com o CMMI.

Responder

Gostei + 0

02/12/2005

Raserafim

æ pessoal, criei um programinha que conta quantas linhas tem em todos os arquivos .pas que está na pasta do projeto.

o código é esse:
var
  SR: TSearchRec;
begin
  if FindFirst(ExtractFilePath(Application.ExeName) + ´*.pas´, faAnyFile, SR) = 0 then
  begin
    repeat
      MmTMP.Lines.LoadFromFile(ExtractFilePath(Application.ExeName) + SR.Name);
      MmCodigo.Lines.AddStrings(MmTMP.Lines);
    until FindNext(SR) <> 0;
    FindClose(SR);
  end;

LblLinhas.Caption := inttostr(MmCodigo.Lines.Count);

onde eu tenho dois memo. MmTMP e MmCodigo.

quem quiser testar fique a vontade.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar