Quem sabe? Me ajudem.

05/03/2003

0

Estou construindo um programa e queria fazer os códigos de abilitar e desabilitar os botoes só uma vez.

Então criei uma UntBiblioteca, para armazenar os procedimentos, mas como existem vários formulários tive que usar uma váriavel do tipo string para armazenar o nome do formulário que o usuario estiver usando e depois anexar o código do botão.

Eu gostaria que todos os formularios de cadastro usasem o mesmo procedimento, e para isso eu tive que anexar o nome dos formulários em uma variavel, e depois concatenar esta variavel(que contem o nome do formulario) com o resto do codigo.
(comando1 := concat (formulario + ´.btbtnGravar.enable := false;´)

comando1 -- > Variavel que contera todo o codigo do botao.
formulario -- > Formulário que está sendo usado.
.btbtnGravar.enable := false; -- > Codigo que será concatenado ao nome do formulário ( através da variavel formulario).

A questão é:

Como vou executar uma linha de comando (neste caso que muda a propriedade enabled de um botao) que está armazenada dentro de uma variavel do tipo literal(string)???


Ullrich

Ullrich

Responder

Posts

06/03/2003

Anonymous

Colega,
vc já tentou criar uma variavel global?
Crie uma Unit com o Nome Global

Tipo

unit Global;

interface
Var
GlbNivel,GlbCodigo:Integer;
GlbEscolha:Char;
Glb(Nome do formulario)btbtnGravar , Glb(Nome do formulario)btbtnCancelar :String;

// Desta forma vc pode definir qualquer tipo de variavel

implementation

end.



//
//depois defina um valor para a variavel (True ou False)

GlbCodigo(nome do Formulario)_btbtnGravar:=False;
GlbCodigo(nome do Formulario)_btbtnCancelar:=True;

//e ai fica facil....

if GlbCodigo(nome do Formulario)_btbtnGravar <> 0 then
begin
btbtnGravar.enable := GlbCodigo(nome do Formulario)_btbtnGravar;

Desta forma vc pode alterar o valor em todos os formularios com a vantagem de poder mudar qualquer coisa dentro de um form específico.
Boa sorte!
Tibor


Responder

APRENDA A PROGRAMAR DO ZERO AO PROFISSIONAL

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar