Fórum Quero apagar a luz do escritório via delphi... #252027

25/09/2004

0

Oi filhotes o Delphi

É claro que é apenas um começo... O que eu gostaria de saber mesmo é quais são os limites da programação Delphi para este tipo de função de modo que... (vou viajar hein...), eu lá de casa possa futuramente fazer isso (apagar a luz) e muito mais dentro do escritório que está a alguns quarteirões. Talvez olhando assim parece um pouco louco demais, mas como o clubedelphi é onde estão os melhores, bote a cuca pra funcionar um pouquinho e SE POSSIVEL responda esta mensagem.

Valeu

Disculpa a viajem

Douglas-Altonia

Douglasaltonia

Douglasaltonia

Responder

25/09/2004

Lucasnishimura

Já ouviu falar em X10?
Então, sao aparelhos para automação residencial que criam uma rede de Comunicação sobre a sua rede elétrica, e existe um transceptos que cria um interface com o PC via porta serial. Entendendo o protocolo de comunicação do mesmo eh possivel montar um programa para gerenciamento de seu escritorio.O produto que vc ve no site eh modular
podendo ser colocados ateh 256 dispositivos que vão de tomadas a dimmers de Luz.

Muito Interessante. Nos EUA(Ebay) vi um kit por U$$39.90. Aqui ta um pouco salgado, mas mesmo assim não deixa de ser interessante

Responder

Gostei + 0

25/09/2004

Lucasnishimura

Esqueci de passar o endereço do site...
ele eh

http://www.dvdfree.com.br/pesquisa.asp?segmento=4

Responder

Gostei + 0

25/09/2004

Weber

Se você quer programação em nivel mais avançado melhor partir pro Java ou mesmo pra C

Responder

Gostei + 0

25/09/2004

Aroldo Zanela

Se você quer programação em nivel mais avançado melhor partir pro Java ou mesmo pra C

Colega,

Neste caso, considero Delphi mais adequado que Java, pois, entre muitas vantagens ele permite a escrita em Assembly. Você poderá encontrar várias aplicações para hardware escritas em Delphi usando muitos trechos de Assembly.
Não é minha praia, mas vou verificar com o pessoal de Mecatrônica aqui da empresa e ver se coloco um exemplo pragmático.

Responder

Gostei + 0

25/09/2004

Oscar Candido

Já que é pra viajar vamos lá
Vamos pensar primeiro na parte do escritório, lá vc pode ter um programa que acesse um banco de dados na intenet e de acordo com um parametro numa tabela ele acenda ou apague as luzes.
O software que iria fazer esse trabalho poderia usar por exemplo um componente IOport, que acessa a porta paralela , vc pode usar por exemplo a porta 378, que tem 8 bits disponíveis, com isso já dá pra controlar 8 lâmpadas independentemente.
A parte de Hardware é bem simples, só precisa de uma proteção pra porta paralela, é comun usar octoacopladores, e ná parte de potência (para o controle da lâmpadas) , podem ser usados relés.
Agora quanto a parte da casa, se for possível que o banco esteja disponível pela internet pra controlar os parâmetros pode ser usada por exemplo uma página em PHP.
Bom, espero não ter viajado bastante, não sei se é possível essa parte da internet.
Espero ter ajudado
Um abraço

Responder

Gostei + 0

25/09/2004

Beppe

Interfaceando com o ViaVoice, pode até acrescentar um módulo vocal ao produto.

Responder

Gostei + 0

26/09/2004

Tatuweb

Olá colega,

O que você quer fazer é perfeitamente possível com o Delphi mas antes de seguir em frente você deve saber de duas coisas:

[b:f9d962644c]1º: Saber programar uma porta: [/b:f9d962644c]A porta paralela é a mais documentada e fácil de se trabalhar e em apenas dia é suficiente para aprender o básico de como trabalhar com ela. O mínimo que você tem que saber é a pinagem da porta e para que serve cada pino. Podem também ser usadas as portas seriais, ps2, game, usb, etc... mas essas são menos documentadas e mais difíceis de se trabalhar.

[b:f9d962644c]2º: Conhecimento básico de eletrônica:[/b:f9d962644c] Você vai ter que saber no mínimo interpretar um desenho técnico de eletrônica para poder seguir uma ´receita de bolo´ e saber diferenciar os componentes eletrônicos.

Embora o que você quer seja simples eu não recomendo você se aventurar sem antes saber um pouco do que eu falei acima. Você vai estar trabalhando com circuitos elétricos e com o computador e basta apenas um erro para vc queimar sua placa-mãe. O que eu estou escrevendo é para vc mesmo desenvolver um sistema de automação sem a necessidade de recorrer a componentes de terceiros. Bem já trabalhei na área de automação e tenho alguns projetos comigo e tenho um bem simples que faz justamente o que vc quer. Usa transistores, resitores, diodos e relés. O custo para montagem é de no máximo R$ 10. já que a maioria destes componentes custam centavos. Se tiver o conhecimento acima, AutoCAD instalado e tiver interesse me manda MP que eu mando um projeto em Cad.

Responder

Gostei + 0

26/09/2004

Dedi

Existe um projeto feito em delphi veja:

http://www.eletronicatotal.com.br/edicoes/edicoes.asp?comando=088

e o fonte em delphi pode ser baixado em http://www.eletronicatotal.com.br/download/Lab_delphi.zip

Responder

Gostei + 0

25/04/2005

Jonatassimoes

Esse site tem o projeto q vc quer ´A Casa Inteligente´
http://www.rogercom.com

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar