Fórum Query para o mês anterior? #596272

13/08/2018

0

Bom dia amigos, no meu formulário de entradas, tenho uma query que calcula todas as entradas do mês corrente. Utilizei o seguinte código:
AdoQuery1.Close;
AdoQuery1.SQL.Clear;
AdoQuery1.SQL.Add(''Select Sum(Valor) as Expr1'');
AdoQuery1.SQL.Add(''from entradas'');
AdoQuery1.SQL.Add(''where Month(Data) = Month(Date()) and year(Data) = Year(Date())'');
AdoQuery1.Open;

Só que eu gostaria de inserir uma outra query para fazer o comparativo desse resultado com o resultado do mês anterior, automaticamente, no onshow do form.

Assim, ao exibir o form, anova query faria o mesmo que essa, porém somaria os registros do mês anterior.

Alguém pode me ajudar com esse código?
Edilson Santiago

Edilson Santiago

Responder

13/08/2018

Alex Lekao

Ola Bom dia!!

Você pode tentar utilizar um subselect ou um cross apply para retornar o mês e os comparativos.

Atenciosamente,

Alex - Lekao
Responder

Gostei + 0

13/08/2018

Felipe Morais

Bom dia, Edilson

Se a Query deve somar os valores do mês atual e do anterior, é possível fazer na mesma Query, tente assim:

AdoQuery1.Close;
AdoQuery1.SQL.Clear;
AdoQuery1.SQL.Add(''Select Sum(Valor) as Expr1'');
AdoQuery1.SQL.Add(''from entradas'');
AdoQuery1.SQL.Add(''where (Month(Data) = Month(Date()) and year(Data) = Year(Date()) and Month(Data) - 1 = Month(Date()) - 1 and year(Data) = Year(Date()))');
AdoQuery1.Open;

Veja se isto ajuda, abraços.
Responder

Gostei + 0

14/08/2018

Emerson Nascimento

você pode obter o valor do mês atual e o valor do mês anterior na mesma instrução:

Select
   sum(case when Month(Data)  = Month(Date()) then Valor else 0 end) as VlrMesAtual,
   sum(case when Month(Data) <> Month(Date()) then Valor else 0 end) as VlrMesAnterior
from entradas
where (Month(Data) = Month(Date()) and year(Data) = Year(Date()))
  or (Month(Data) = Month(Date()-30) and year(Data) = Year(Date()-30))

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar