GARANTIR DESCONTO

Fórum Questão interface - Limitar espaço de form #355901

25/03/2008

0

Fala pessoal,

Voltei a mexer um pouco no Delphi 7, mas não sei muito, e estou precisando de um ajudinha, vejam a imagem abaixo, quero que meus forms fiquem limitado a área principal, marcada no form principal, o que devo usar? form MDI?

Eu usei MDI no Java tempos atrás, no delphi não faço idéia de como fazer.

Tem vários aplicativos que tem essa interface, exemplo outlook...

[img:6e0380fa53]http://img143.imageshack.us/img143/922/formze1.png[/img:6e0380fa53]

Jarod

Jarod

Responder

25/03/2008

Carlosfim

Jarod,

Usar MDI no Delphi é muito simples:
1º - Você deve alterar a propriedade FormStyle do seu formulário principal para fsMDIForm;
2º - Você deve alterar a propriedade FormStyle para fsMDIChild em cada um dos formulários que desejar usar como ´filhos´ do form principal;

Algumas pessoas não gostam de usar MDI porquê dizem que confunde o usuário com um monte de janelas abertas e tals. Mas se souber usar, fica muito bom.

Eu uso MDI nos meus programas e eles são muito intuitivos e não confundem em nada os usuários.

Até +,

Responder

Gostei + 0

25/03/2008

Jarod

Jarod, Usar MDI no Delphi é muito simples: 1º - Você deve alterar a propriedade FormStyle do seu formulário principal para fsMDIForm; 2º - Você deve alterar a propriedade FormStyle para fsMDIChild em cada um dos formulários que desejar usar como ´filhos´ do form principal; Algumas pessoas não gostam de usar MDI porquê dizem que confunde o usuário com um monte de janelas abertas e tals. Mas se souber usar, fica muito bom. Eu uso MDI nos meus programas e eles são muito intuitivos e não confundem em nada os usuários. Até +,

Cara valeu, testei aqui achei muito legal.

Mas como você procede para fechar, abrir uma janela filho? vc só oculta? Você deixa a possibilidade do usuário abrir mais de uma janela filho? ou como é sua metodologia?

Responder

Gostei + 0

25/03/2008

Carlosfim

Uso o seguinte esquema:

Na minha inteface principal (MDIForm) eu mantenho um menu lateral, onde o cliente pode selecionar um módulo (Clientes, Contas a pagar, ...). Toda vez que o usuário seleciona um módulo no menu lateral, o programa fecha o módulo que está aberto (se houver algum) e abre o novo módulo. Dessa forma o usuário só tem um módulo aberto de cada vez.

Quanto ao ocultar, se você não precisa realizar nada na inicialização da janela e se esta não consumir muita memória, vc pode somente ocultá-la.
No meu caso, antes de exibir a interface de um módulo, são executadas algumas operações. Então eu fecho completamente as janelas.[/img]

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar