GARANTIR DESCONTO

Fórum Quick Report ou Rave #180487

07/09/2003

0

Olá, será que alguém aí poderia me dizer como fazer um simples relatorio ligado a uma query? sou novo nessa área de relatorio e não faço ideia de como fazer, tentei montar um mas não obtive sucesso, baixei algumas apostilas mas são fracas, alguém aí me explica como fazer isso, só quero imprimir o resultado da minha query nda mais.

Agradeço novamente.

Shuljenko

Shuljenko

Responder

26/09/2003

Tkramer

Componentes necessários: RvProject, RvSystem, RvDataSet e uma Query.

Dá dois cliques no RvProject que vai abrir a IDE do Rave, aparece um folha em branco, mas com ela vc nao consegue fazer nada! vc tem que colocar um componente Region em toda a página e as bandas nele posteriormente! vamos lá passo a passo.

1. coloque um region na página a alinhe ele de modo que ocupe toda largura da página.
(só e necessário aumentar a altura conforme seu design for crescendo)

(salve seu projeto ´xxx.rav´ e adicione o caminho do arquivo na propriedade projectFile do RvProject)

2. coloque um bandComponent na area que vc delimitou com o region e altere a propriedade band style dela e Marque as opções:
-bodyHeader
-first
-newpage (estabanda será o cabeçalho do seu relatório)

3. coloque um componente text nela e esxcreva o titulo do seu relatorio.
(para visualizar a qualquer momento como esta ficando seu trabalho basta pressionar F9 como no Delphi)

4. Agora coloque um componente dataBand no region (ele se posicionara logo abaixo da banda anterior).

5. volte para o formulario e aponte a propriedade engine do RvProject para o RvSystem.
(no RvSystem vc pode configurar diversas opcoes do relatório. pagina etc)

6. Faça sua sql na querie e ligue esta à propriedade dataset do RvDataSet.

7. Volte para o Rave e clique em ´New Data Object´ > selecione ´Direct data View´ > RvDataserConnection (este é o RvDataSet que vc colocou no form).

8. Após isso ira aparecer um DataView em ´Data View Dictionaty´ (no lado direito da tela), nele estarao todos os campos que seu sql trouxe do banco.

9. Para adicionar um campo na banda, basta segurar o Ctrl e arrastar o campo para ela! ou insira um DataText e aponte a propriedade Dataview para o Data View que vc acabou de criar e selecione o campo na propriedade data field do dataText.

10. Levei um bom tempo para escrever isso aqui com calma e certeza, portanto me faça um favor... consiga colocar para rodar ok?? :)

(bem que pode-se chamar de incomensurável mini tutorial rave (simples) em 10 passos (ou 9,5) hehehe.)

espero ter ajudado!

Responder

Gostei + 0

26/09/2003

Shuljenko

Hehe, depois dessa não tem o q errar..

obrigado!

[]´s

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar