Fórum quot;Erro desconhecidoquot; (URGENTE!!!) #44156
12/05/2004
0
Criei um BD para teste com apenas dois campos (campo NUM do tipo Integer e campo NOME do tipo ValChar) e fiz a conexão do BD com um DBGrid, usando ADOConnection, ADOTable e um DataSource. Em tempo de projeto as colunas NUM e NOME apareceram no DBGrid. Porém, quando eu tento rodar o programa dá um erro desconhecido.
Agradeço toda a ajuda possível, pois estou precisando muito começar um programa e não consigo sair do zero com o FB.
Desde já agradeço.
wbb
Wbb
Curtir tópico
+ 0Posts
12/05/2004
Rodolpho123
Nos reporte a mensagen de erro para que possamos analisar seu caso.
Gostei + 0
12/05/2004
Maicongabriel
Qual o Nome? Qual versão? Qual a ConnectionString?
Eu testei com o OdbcJdbc 1.2 beta(IBPhoenix.com) e funcionou bem!
[i:fa5d9b8689]Se você tentou com o OdbcJdbc 1.1, troque para a versão mais atual(1.2)...[/i:fa5d9b8689]
Gostei + 0
12/05/2004
Wbb
Estou usando o ODBC com driver versão 1.2, que baixei e instalei agora.
Baixei em http://firebird.sourceforge.net/index.php?op=files&id=odbc, 29th Mar 2004 V1.2 (Beta2 V1.02.0059) Installable Windows Snapshot (.exe) (549k).
Após instalar o driver atualizado (V1.2), não fiz nenhuma outra modificação. É necessário fazer algum ´apontamento´ para a nova versão ou já é reconhecida automaticamente e é desconsiderada a versão antiga (V1.1)?
Bom, em seguida abri novamente meu programa teste e conectei ao banco de dados (que só possui um único registro que criei pela interface do IBE). Apareceram as colunas NUM e NOME, conforme havia acontecido antes, assim como o registro que criei. Isso tudo em tempo de projeto. Quando tentei rodar o programa, a mensagem de ´Erro Desconhecido´ não apareceu mais porém apareceu outro: ´Não é possível converter ´Nulo´ em ´String´. Não entendi o motivo desta mensagem, pois eu não tinha mexido em nada. Só mandei rodar o programa.
O que pode ser? Será que ainda tem a ver com o driver?
Obrigado!
wbb
Gostei + 0
12/05/2004
Maicongabriel
[i:6cb974580b]Você os havia adicionado?[/i:6cb974580b]
Gostei + 0
13/05/2004
Wbb
O pior de tudo isso e que não se encontra uma documentação realmente para iniciantes em que estaja previsto problemas que, claro, só acontecem com iniciantes.
Já estou me arrependendo de ter optado pelo FB...
T+
wbb
Gostei + 0
13/05/2004
Rodolpho123
É necessariamente vc usar os componentes da palheta ADO para acesso? Tente usar a DbExpress ou a Interbase. Acho que vc vai ter mais sucesso lá.
Gostei + 0
13/05/2004
Wbb
Acabei de resolver o problema: É necessário que os campos do banco de dados FB sejam adicionados ao Fields Editor do ADOTable/Query em uso para acesso (coisa que com BD Access não é necessário). Apenas isso...
Por isso que eu digo que não tem documentação para principiante... Uma coisa tão simples faz perder um tempo absurdo.
Quanto ao uso do ADO, eu não preciso usar ADO obrigatoriamente, mas para mim é muito interessante devido ao fato de estar mais familiarizado.
Obrigado pessoal.
wbb
Gostei + 0
13/05/2004
Rodolpho123
Fico feliz por ter solucionado seu problema. Qualquer coisa, é só mandar um novo tópico que o time do clube Delphi terá o maior prazer em ajudá-lo.
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)