Fórum quot;Erro desconhecidoquot; (URGENTE!!!) #44156

12/05/2004

0

Pessoal, estou tentando começar usar o FB 1.5, criando o arquivo do banco de dados com IBE e conectando meu programa ao BD por meio de ADO. Uso Delphi 7 e Windows 2000.

Criei um BD para teste com apenas dois campos (campo NUM do tipo Integer e campo NOME do tipo ValChar) e fiz a conexão do BD com um DBGrid, usando ADOConnection, ADOTable e um DataSource. Em tempo de projeto as colunas NUM e NOME apareceram no DBGrid. Porém, quando eu tento rodar o programa dá um erro desconhecido.

Agradeço toda a ajuda possível, pois estou precisando muito começar um programa e não consigo sair do zero com o FB.

Desde já agradeço.
wbb

Wbb

Wbb

Responder

12/05/2004

Rodolpho123

Olá wbb,

Nos reporte a mensagen de erro para que possamos analisar seu caso.

Responder

Gostei + 0

12/05/2004

Maicongabriel

Qual Driver você utilizou:: ODBC? OleDB?
Qual o Nome? Qual versão? Qual a ConnectionString?
Eu testei com o OdbcJdbc 1.2 beta(IBPhoenix.com) e funcionou bem!
[i:fa5d9b8689]Se você tentou com o OdbcJdbc 1.1, troque para a versão mais atual(1.2)...[/i:fa5d9b8689]

Responder

Gostei + 0

12/05/2004

Wbb

Fala aí maicongabriel!

Estou usando o ODBC com driver versão 1.2, que baixei e instalei agora.
Baixei em http://firebird.sourceforge.net/index.php?op=files&id=odbc, 29th Mar 2004 V1.2 (Beta2 V1.02.0059) Installable Windows Snapshot (.exe) (549k).

Após instalar o driver atualizado (V1.2), não fiz nenhuma outra modificação. É necessário fazer algum ´apontamento´ para a nova versão ou já é reconhecida automaticamente e é desconsiderada a versão antiga (V1.1)?

Bom, em seguida abri novamente meu programa teste e conectei ao banco de dados (que só possui um único registro que criei pela interface do IBE). Apareceram as colunas NUM e NOME, conforme havia acontecido antes, assim como o registro que criei. Isso tudo em tempo de projeto. Quando tentei rodar o programa, a mensagem de ´Erro Desconhecido´ não apareceu mais porém apareceu outro: ´Não é possível converter ´Nulo´ em ´String´. Não entendi o motivo desta mensagem, pois eu não tinha mexido em nada. Só mandei rodar o programa.

O que pode ser? Será que ainda tem a ver com o driver?

Obrigado!
wbb

Responder

Gostei + 0

12/05/2004

Maicongabriel

Este erro eu não presenciei ainda; Mas tente remover os campos se você os havia adicionado ao TADOTable! E em seguida readicionar, a fim de remover qualquer rastro ou tipo de dado mal utilizado para os TField´s...
[i:6cb974580b]Você os havia adicionado?[/i:6cb974580b]

Responder

Gostei + 0

13/05/2004

Wbb

Aí é que está... Eu não havia adicionado nenhum fileld ao ADOTable. Apenas inseri no o ADOTable, o ADOConnection, o DataSource e o DBGrid, e fiz a conexão entre eles. Em tempo de projeto tudo saiu OK. As colunas dos campos do BD apareceram no DBGrid, o que indica correta conexão, e apareceu também o registro que criei via interface do IBE. Quando tento rodar o programa porém, dá este erro de conversão que citei.

O pior de tudo isso e que não se encontra uma documentação realmente para iniciantes em que estaja previsto problemas que, claro, só acontecem com iniciantes.
Já estou me arrependendo de ter optado pelo FB...

T+
wbb

Responder

Gostei + 0

13/05/2004

Rodolpho123

Olá wbb,

É necessariamente vc usar os componentes da palheta ADO para acesso? Tente usar a DbExpress ou a Interbase. Acho que vc vai ter mais sucesso lá.

Responder

Gostei + 0

13/05/2004

Wbb

Fala rodolpho123!

Acabei de resolver o problema: É necessário que os campos do banco de dados FB sejam adicionados ao Fields Editor do ADOTable/Query em uso para acesso (coisa que com BD Access não é necessário). Apenas isso...

Por isso que eu digo que não tem documentação para principiante... Uma coisa tão simples faz perder um tempo absurdo.

Quanto ao uso do ADO, eu não preciso usar ADO obrigatoriamente, mas para mim é muito interessante devido ao fato de estar mais familiarizado.

Obrigado pessoal.
wbb

Responder

Gostei + 0

13/05/2004

Rodolpho123

Olá wbb,

Fico feliz por ter solucionado seu problema. Qualquer coisa, é só mandar um novo tópico que o time do clube Delphi terá o maior prazer em ajudá-lo.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar