Fórum RadioButton e RadioGroup #174454
12/08/2003
0
eu já vim fazendo varias questoes de como por critério num GroupBox, mas tds as resposta tenho é referente a Radiogrup, mas quando vou testar nao funcionas...
tipow assim qdo tenho um groupbox, deixo ele selecionado e clico 2 vezes no adicionar Radiobutton, e o radiobutton tá lá, junto ao groupbox,
dai eu movimento o groupbox, e os radiosbuttons vao juntos, já com o Radiogroup nao funciona assim, a radiobutton sempre fica no form...
o radio nao se agrupa ao RadioGroup, dai eu nao consigo testar as resposta dos amigos q me respondem no forum...
por favor alguem pode me ajudar?
oq to fazendo de errado?, sei q Radiogroup e groupbox nao é a mesma coisa, mas nunca usei o Radiogroup, assim nao sei como ele funciona.
ainda sou muito novo na area, e gostaria de aprender...
Obrigado...
tipow assim qdo tenho um groupbox, deixo ele selecionado e clico 2 vezes no adicionar Radiobutton, e o radiobutton tá lá, junto ao groupbox,
dai eu movimento o groupbox, e os radiosbuttons vao juntos, já com o Radiogroup nao funciona assim, a radiobutton sempre fica no form...
o radio nao se agrupa ao RadioGroup, dai eu nao consigo testar as resposta dos amigos q me respondem no forum...
por favor alguem pode me ajudar?
oq to fazendo de errado?, sei q Radiogroup e groupbox nao é a mesma coisa, mas nunca usei o Radiogroup, assim nao sei como ele funciona.
ainda sou muito novo na area, e gostaria de aprender...
Obrigado...
Sidnei
Curtir tópico
+ 0
Responder
Post mais votado
12/08/2003
Use o RadioGroup:
- na sua propriedade Itens coloque todas as opções desejadas para escolha Ex: Solteiro; Casado; Viúvo; Separado e etc;
- na propriedade columns defina o layout do radiogroup
- na propriedade itemindex coloque qual opção vai estar marcada
- depois é so conferir no código o que o usuario escolheu e fazer os comandos:
if radiogroup1.itenindex = 0 then //solteiro
begin
comandos...
end;
if radiogroup1.itenindex = 1 then // casado
begin
comandos...