Fórum RadioButton e RadioGroup #174454
12/08/2003
0
eu já vim fazendo varias questoes de como por critério num GroupBox, mas tds as resposta tenho é referente a Radiogrup, mas quando vou testar nao funcionas...
tipow assim qdo tenho um groupbox, deixo ele selecionado e clico 2 vezes no adicionar Radiobutton, e o radiobutton tá lá, junto ao groupbox,
dai eu movimento o groupbox, e os radiosbuttons vao juntos, já com o Radiogroup nao funciona assim, a radiobutton sempre fica no form...
o radio nao se agrupa ao RadioGroup, dai eu nao consigo testar as resposta dos amigos q me respondem no forum...
por favor alguem pode me ajudar?
oq to fazendo de errado?, sei q Radiogroup e groupbox nao é a mesma coisa, mas nunca usei o Radiogroup, assim nao sei como ele funciona.
ainda sou muito novo na area, e gostaria de aprender...
Obrigado...
tipow assim qdo tenho um groupbox, deixo ele selecionado e clico 2 vezes no adicionar Radiobutton, e o radiobutton tá lá, junto ao groupbox,
dai eu movimento o groupbox, e os radiosbuttons vao juntos, já com o Radiogroup nao funciona assim, a radiobutton sempre fica no form...
o radio nao se agrupa ao RadioGroup, dai eu nao consigo testar as resposta dos amigos q me respondem no forum...
por favor alguem pode me ajudar?
oq to fazendo de errado?, sei q Radiogroup e groupbox nao é a mesma coisa, mas nunca usei o Radiogroup, assim nao sei como ele funciona.
ainda sou muito novo na area, e gostaria de aprender...
Obrigado...
Sidnei
Curtir tópico
+ 0
Responder
Post mais votado
12/08/2003
Use o RadioGroup:
- na sua propriedade Itens coloque todas as opções desejadas para escolha Ex: Solteiro; Casado; Viúvo; Separado e etc;
- na propriedade columns defina o layout do radiogroup
- na propriedade itemindex coloque qual opção vai estar marcada
- depois é so conferir no código o que o usuario escolheu e fazer os comandos:
if radiogroup1.itenindex = 0 then //solteiro
begin
comandos...
end;
if radiogroup1.itenindex = 1 then // casado
begin
comandos...
end;
e por ai vai 8)
- na sua propriedade Itens coloque todas as opções desejadas para escolha Ex: Solteiro; Casado; Viúvo; Separado e etc;
- na propriedade columns defina o layout do radiogroup
- na propriedade itemindex coloque qual opção vai estar marcada
- depois é so conferir no código o que o usuario escolheu e fazer os comandos:
if radiogroup1.itenindex = 0 then //solteiro
begin
comandos...
end;
if radiogroup1.itenindex = 1 then // casado
begin
comandos...
end;
e por ai vai 8)
Fred
Responder
Gostei + 1
Mais Posts
12/08/2003
Allen74
Amigo,
Para adicionar botões de rádio em um RadioGroup, você deve primeiro colocar o RadioGroup no formulário. Em seguida, você insere os itens pela propriedade Items no object inspector. Selecione esta propriedade e clique no botão [...] Vai abrir uma tela para você digitar texto. Para cada linha de texto será inserido um RadioButton no seu RadioGroup.
Para saber qual RadioButton está selecinado ou fazer selecionar outro radiobutton via código, basta manipular a propriedade ItemIndex. O primeiro item é o de índice 0. Muita gente confunde e acha que começa com 1.
Ok?
Para adicionar botões de rádio em um RadioGroup, você deve primeiro colocar o RadioGroup no formulário. Em seguida, você insere os itens pela propriedade Items no object inspector. Selecione esta propriedade e clique no botão [...] Vai abrir uma tela para você digitar texto. Para cada linha de texto será inserido um RadioButton no seu RadioGroup.
Para saber qual RadioButton está selecinado ou fazer selecionar outro radiobutton via código, basta manipular a propriedade ItemIndex. O primeiro item é o de índice 0. Muita gente confunde e acha que começa com 1.
Ok?
Responder
Gostei + 1
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)