GARANTIR DESCONTO

Fórum RadioGroup.SetFocus #310651

25/01/2006

0

preciso passar o foco para um componente RadioGroup, mas o problema é que ao colocar RaioGroup.SetFocus é preciso apertar enter para que de fato o pontilhado fique na primeira opção.
Como passo, de fato, o foco para este componente?

Raserafim

Raserafim

Responder

25/01/2006

Marco Salles

preciso apertar enter para que de fato o pontilhado fique na primeira opção.

Coloqur co Caption Da Primeira Opção Uma tecla de Atalho...
Por Exemplo : &raserafim
Logo o pressionamento dasteclas simultaneas Alt r Ira focar

O Que isso tem a ver com isso tudo ????

É uma maneira de simular o pressionamento da tecla Alt r e assim focar a Primeira opção

RadiGroup1.setfocus;
keybd_event(VkKeyScan(´r´),38, 0, 0); 

Obrigado...

Responder

Gostei + 0

26/01/2006

Raserafim

blz marco salles,
deu certo

Responder

Gostei + 0

26/01/2006

Marco Salles

blz marco salles, deu certo

Tô de férias mas sempre penso...

Isto que lhe postei , veio desse tópico

http://www.clubedelphi.net/forum/index.html

Que eu mesmo perguntei e eu mesmo respondi..

Mas estive pensando apos responder a esta questão , sobre uma propriedade que me foi passada no tópico abaixo pelo emerson:

http://www.clubedelphi.net/forum/index.html

A propriedade é essa :

RadioGroup1.Buttons[i].Focused

To achando que por intuição talvez tenha :

RadioGroup1.Buttons[0].setfocus;

Teste ai , pois to sem o delphi , afinal Tô de férias

Responder

Gostei + 0

31/01/2006

Raserafim

faaalaa marco, boas férias pra vc

funciona sim. valeu mais essa.

mas de qualquer maneira já utilizei a sua primeira dica em uma outra parte do programa.

os links que vc postou dão acesso a página inicial do fórum, e não ao tópico em si.

Responder

Gostei + 0

03/02/2006

Marco Salles

os links que vc postou dão acesso a página inicial do fórum, e não ao tópico em si.

De fato , são os efeitos das férias...

Os linkes corretos são :

http://forum.devmedia.com.br/viewtopic.php?t=65517&highlight=radiogroup&sid=f6a82cdbbf09b2c840a0a2253b2236f1

Mas estive pensando apos responder a esta questão , sobre uma propriedade que me foi passada no tópico abaixo pelo emerson:

http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?t=72939&postdays=0&postorder=asc&start=0

[b:c1ac50bb15]So que o que me estranha foi voce ter conseguido , como voce mesmo postou[/b:c1ac50bb15]

Código: RadioGroup1.Buttons[0].setfocus; funciona sim. valeu mais essa.

[color=darkred:c1ac50bb15][b:c1ac50bb15]Sendo que comigo aqui , eu não consegui compilar [/b:c1ac50bb15][/color:c1ac50bb15]:cry: :cry: :cry:

Eu consegui apenas compilar o codigo abaixo , e o testei e deu certo:

TRadioButton(RadioGroup1.controls[1]).Setfocus;

Voce tem certeza que a voce consegui compilar o Código abaixo:
RadioGroup1.Buttons[0].setfocus; :?: :?: :?:

Responder

Gostei + 0

03/02/2006

Martins

[quote:d61788eac6=´Marco Salles´]

De fato , são os efeitos das férias...

Os linkes corretos são :

http://forum.devmedia.com.br/viewtopic.php?t=65517&highlight=radiogroup&sid=f6a82cdbbf09b2c840a0a2253b2236f1

http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?t=72939&postdays=0&postorder=asc&start=0

[b:d61788eac6]So que o que me estranha foi voce ter conseguido , como voce mesmo postou[/b:d61788eac6]

Código: RadioGroup1.Buttons[0].setfocus; funciona sim. valeu mais essa.

[color=darkred:d61788eac6][b:d61788eac6]Sendo que comigo aqui , eu não consegui compilar [/b:d61788eac6][/color:d61788eac6]:cry: :cry: :cry:

Eu consegui apenas compilar o codigo abaixo , e o testei e deu certo:

TRadioButton(RadioGroup1.controls[1]).Setfocus;

Voce tem certeza que a voce consegui compilar o Código abaixo:
RadioGroup1.Buttons[0].setfocus; :?: :?: :?:
[/quote:d61788eac6]Oh!!!

Eu tb tentei dar uma forcinha lá no tópico, hehe :)

Testei aquele código do[b:d61788eac6] Emerson.en[/b:d61788eac6] e não consegui compilar, tive a mesma mensagem de erro, o pior é q já li sobre aquela linha comando pela internet, será q é um componente RadioGroup melhorado, coisa de terceiro?

Ah! vc já conseguiu a solução aquele problema lá do foco?

Boa sorte!!!!

Responder

Gostei + 0

03/02/2006

Marco Salles

Eu tb tentei dar uma forcinha lá no tópico, hehe Testei aquele código do Emerson.en e não consegui compilar, tive a mesma mensagem de erro, o pior é q já li sobre aquela linha comando pela internet, será q é um componente RadioGroup melhorado, coisa de terceiro? Ah! vc já conseguiu a solução aquele problema lá do foco?

Aquel problema , consegui solucinar com dois modos diferentes

1) Tratando mensagens enviadas ao windows , recuperando-as com um tempo de atraso , etc...

2)Hoje , expressamente Hoje , apos não ter conseguido com a dica do emerson (´Por causa desse erro de compilação´) , tentei novamente com o seu código

procedure TForm1.MaskEdit1Exit(Sender: TObject);
begin
if TRadioButton(RadioGroup1.Controls[0]).Focused Then
  showmessage(´item1´)
else
  if  TRadioButton(RadioGroup1.Controls[1]).Focused then
    showmessage(´item2´)
  else
    showmessage(´nenhum dos dois´);
end;

Mas naquele dia não consegui :cry: :cry: , como eu mesmo postei para ti.. [color=darkred:06f7e2d842][b:06f7e2d842]O que me estranha e voce não ter firmado posição a cerca do assunto[/b:06f7e2d842][/color:06f7e2d842] , :arrow: o que me fez abandonar aquela linha de raciocineo.. Tem que insistir , tem que testar , e afirmar quando se sabe

Esta dica do [b:06f7e2d842]TRadioButton(RadioGroup1.Controls[1]).Focused[/b:06f7e2d842] me fez novamente retornar ao tópico do raserafim e sugeri-lo duas coisas

1)Com ele consegui compilar a Instrução : RadioGroup1.Buttons[0].setfocus; 2)Sugeri-lo para que teste , devido a analogia com o tópico do evento OnExit , a instrução : TRadioButton(RadioGroup1.Controls[1]).setfocus

So falta esclarecer que esta dica é sua e foi dada no tópico do Evento OnExit

Responder

Gostei + 0

03/02/2006

Martins

[quote:6790b877cd=´Marco Salles´]
Eu tb tentei dar uma forcinha lá no tópico, hehe Testei aquele código do Emerson.en e não consegui compilar, tive a mesma mensagem de erro, o pior é q já li sobre aquela linha comando pela internet, será q é um componente RadioGroup melhorado, coisa de terceiro? Ah! vc já conseguiu a solução aquele problema lá do foco?

Aquel problema , consegui solucinar com dois modos diferentes

1) Tratando mensagens enviadas ao windows , recuperando-as com um tempo de atraso , etc...

2)Hoje , expressamente Hoje , apos não ter conseguido com a dica do emerson (´Por causa desse erro de compilação´) , tentei novamente com o seu código

procedure TForm1.MaskEdit1Exit(Sender: TObject);
begin
if TRadioButton(RadioGroup1.Controls[0]).Focused Then
  showmessage(´item1´)
else
  if  TRadioButton(RadioGroup1.Controls[1]).Focused then
    showmessage(´item2´)
  else
    showmessage(´nenhum dos dois´);
end;

Mas naquele dia não consegui :cry: :cry: , como eu mesmo postei para ti.. [color=darkred:6790b877cd][b:6790b877cd]O que me estranha e voce não ter firmado posição a cerca do assunto[/b:6790b877cd][/color:6790b877cd] , :arrow: o que me fez abandonar aquela linha de raciocineo.. Tem que insistir , tem que testar , e afirmar quando se sabe

Esta dica do [b:6790b877cd]TRadioButton(RadioGroup1.Controls[1]).Focused[/b:6790b877cd] me fez novamente retornar ao tópico do raserafim e sugeri-lo duas coisas

1)Com ele consegui compilar a Instrução : RadioGroup1.Buttons[0].setfocus; 2)Sugeri-lo para que teste , devido a analogia com o tópico do evento OnExit , a instrução : TRadioButton(RadioGroup1.Controls[1]).setfocus

So falta esclarecer que esta dica é sua e foi dada no tópico do Evento OnExit[/quote:6790b877cd]

Ok!

O importante é tentar ajudar, quanto a firmar posição, bem eu testei e deu certo, só q quando vc falou ter testado e não funcionou tb não quis questionar, afinal, vc é um dos mestres desse fórum, e eu fiz algumas modificações e gostaria q vc testasse para sabermos se os resultados batem.
var
  I: Integer;
  Foco: Boolean;
begin
  Foco := False;
  For i:= 0 to RadioGroup1.Items.Count - 1 do
    If TRadioButton(RadioGroup1.Controls[i]).Focused then
      begin
        Foco := True;
        Break;
      end;
    if foco = False then
        ShowMessage(´Você deve preencher o campo, é obrigatório!!!´);
end;

Obrigado e Boa Sorte!!

Responder

Gostei + 0

04/02/2006

Raserafim

Marcos Sales, tentei novamente e deu certo.

Responder

Gostei + 0

04/02/2006

Marco Salles

citação de raserafim
Marcos Sales, tentei novamente e deu certo.

Voce esta se referindo a esta :

[b:718efef450]xiiiiiiiiiiiii[/b:718efef450]

Eu testei o Martins tb Testou e deu erro :

citação de Martins:
Testei aquele código do Emerson.en e não consegui compilar, tive a mesma mensagem de erro,

O amigo raserafim parece que reetestou , juntamente com o emerson.en
neste tópico:

Fica registrado minha dúvida

Qual sera o problema ??? Sera que é a versão do Delphi ??? , sera um radioGroup ´Melhorado´.. O que pode estar ocorrendo ???
[b:718efef450]A minha versão e 5.0 ??? [/b:718efef450]

Responder

Gostei + 0

04/02/2006

Emerson Nascimento

eu uso o RadioGroup padrão do Delphi 7. não é componente de terceiro e nem eu o melhorei. é o componente padrão.

talvez o problema seja mesmo pela versão do Delphi.

Responder

Gostei + 0

04/02/2006

Martins

eu uso o RadioGroup padrão do Delphi 7. não é componente de terceiro e nem eu o melhorei. é o componente padrão. talvez o problema seja mesmo pela versão do Delphi.

Interessante, deve ser mesmo a versão do Delphi pq eu uso aqui a versão 6, vou testar na casa de um amigo meu com a versão 7 para tirar essa dúvida cruel.

Valew pessoal

Ótimo fds p/ todos!! 8)

Responder

Gostei + 0

05/02/2006

Aroldo Zanela

Colega,

Testem o seguinte:

With rgTESTE do begin
  if ItemIndex < 0 Then
    ItemIndex := 0;
  TRadiobutton( Controls[ItemIndex] ).SetFocus;

rgTESTE é o nome do componente RadioGroup.

Responder

Gostei + 0

06/02/2006

Raserafim

o meu tb é o delphi 7, com o radiogroup padrão.

pelo jeito é a versão

Responder

Gostei + 0

07/02/2006

Martins

o meu tb é o delphi 7, com o radiogroup padrão. pelo jeito é a versão

Definitivamente é a versão, pois compilei o código em Delphi 7 e funcionou tranquilo.

Agora já sei, sempre q eu postar algo, vou até citar a versão do Delphi, :) !

Valew!!!

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar