PAGUE 6 MESES
LEVE 12 MESES
GARANTIR DESCONTO

Fórum Raised Exception ocorrendo em uma herança... #222914

28/03/2004

0

Olá caros colegas,

Estou escrevendo um sisteminha para orçamento gráfico, e se trata de um projeto final de faculdade. O problema é que o professor não deixa espaço para a gente fazer a coisa como quer, e já dá um sistema semi-pronto para a gente modificar em cima do que ele já tem :p

Aí já viu, né? Não fica espaço nem para aprender direito. Por exemplo, estou usando herança sem saber direito como a coisa funciona no Delphi, uma vez que já peguei forms prontos para herdar e modificar :p

Então, estou meio que voando às cegas, pois é terrível ter que fazer algo em cima do trabalho de outra pessoa - esse sistema está sendo um verdadeiro pesadelo para mim, pois como já programo há tempos, tenho meus métodos e estou me sentindo um idiota copiando, colando e modificando código dos outros. Enfim...

PS: Sou novato em Delphi, pois na maior parte do tempo programo em VB, e não tenho experiência com herança, ok???

Bem, o problema é o seguinte:
Tenho um formulário básico a partir do qual faço a herança para os novos.

Após fazer a herança, eu copio e colo o código inteiro de um outro formulário já pronto e modifico todo o necessário no fonte.

Contudo, estou tendo um problema com este form que não consigo resolver. Quando tento abri-lo, está dando um erro ´... raised exception class EAccessViolation...´ etc. - mas, como vocês sabem, esses erros não especificam exatamente o que está acontecendo e nem aonde.

Então, para localizá-lo, coloquei um breakpoint para ver em que linha estava ocorrendo e descobri que era no evento FormShow, na linha ´inherited´, ou seja, onde acontece a herança do formulário básico.

O que pode estar acontecendo?
Todos os outros formulários foram feitos do mesmo jeito e não dão esse erro.

Obrigado!

Yankleber

Yankleber

Responder

28/03/2004

Yankleber

Olá colegas,

Sou eu novamente.

Me desculpem, acabei de descobrir o erro. Eu estava esquecendo de conectar o DataSource através da propriedade DataSet.

Acho que na verdade estava querendo mais me desabafar a respeito da irritação de estar fazendo esse sistema de forma tão estúpida - desculpem, eu estou tão chateado que nem sequer estava procurando direito. Foi só debugar o form básico da herança e ver que a linha onde dava o erro se referia ao DataSource.

Obrigado mesmo assim pela atenção!

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar