Fórum RBuilder 7... #297522

28/09/2005

0

Olá pessoal,

Tenho duas dúvidas. Primeiramente uso IBX, FB 1.5 e RB 7.

1º Para que serve no RB, menu Relatório / Grupos... para que serve o grupo, alguém poderia me dar um exemplo.

2º No IBQuery do IBX tem DataBase / DataSource / Transaction / UpdateObject, para que serve o DataSource no IBQuery? Para que eu irei ligar um DataSource ali?

Rodrigo.
Obrigado.

Rodrigorpb

Rodrigorpb

Responder

28/09/2005

Rodrigorpb

Alguém saberia pelo menos a pergunta do Grupo?

Rodrigo

Responder

Gostei + 0

28/09/2005

Ariovaldo

1º Para que serve no RB, menu Relatório / Grupos... para que serve o grupo, alguém poderia me dar um exemplo.

O Grupo tem a seguinte Função Imagina que você faça um select na sua tabela Funcionarios onde nesta tabela tenha o campo Nome do Funcionario e Código do Departamento ai vc faz um select assim:
Select *
from Funcionarios
order By CodigoDepartamento

Se vc jogar isso direto para o Relatório sairá assim:

Nome Departamento
João Eletrica
Pedro Eletrica
maria Eletrica
Marcia montagem
antonio Montagem
...........
.........
..........
.........

O Grupo vai servir para isso :
Vá neste menu que vc citou adicione no grupo o Campo respectivo ao codigo do Departamento e dentro do Cabeçalho do Grupo vc coloca um campo e liga ao código do Grupo e dentro do Detalhe vc liga o Nome dos Funcionarios.

Resumindo tudo, ele tem a função de agrupar dados iguais claro que se sua query tiver ordenada.

Responder

Gostei + 0

29/09/2005

Rodrigorpb

Obrigado Ariovaldo, agora entendi.

Alguém saberia me explicar a dúvida 2.

2º No IBQuery do IBX tem DataBase / DataSource / Transaction / UpdateObject, para que serve o DataSource no IBQuery? Para que eu irei ligar um DataSource ali?

Rodrigo.

Responder

Gostei + 0

30/09/2005

Titanius

Obrigado Ariovaldo, agora entendi. Alguém saberia me explicar a dúvida 2. 2º No IBQuery do IBX tem DataBase / DataSource / Transaction / UpdateObject, para que serve o DataSource no IBQuery? Para que eu irei ligar um DataSource ali? Rodrigo.

somente se vc quiser fazer um Master-Detail, pois normalmente, vc vincula o proprio DataSource no IBQuery e nao ao contrário.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar