PAGUE 6 MESES
LEVE 12 MESES
GARANTIR DESCONTO

Fórum Re: instalador com opção para cliente e servidor #170195

18/07/2003

0

[i:56e2e011ea][b:56e2e011ea][color=red:56e2e011ea]Nota:[/color:56e2e011ea] Esta é uma [u:56e2e011ea]resposta[/u:56e2e011ea] à uma mensagem enviada em PVT[/b:56e2e011ea] (citada abaixo)[/i:56e2e011ea]

Oi,

Eu uso o InstallShield Express mesmo. Nunca explorei outros para poder dizer qual é o melhor, mas tem resolvido até agora. Mesmo do Install Shield em geral o exploro só até o ponto onde resolve o problema. Não tive ainda tempo de explorá-lo de forma acadêmica... :wink:

É possível que o Install Shield tenha algum recurso que nunca utilizei para apresentar de forma amigável as opções de instalação pro usuário. O que usei nele foram aqueles perfis usuais, do tipo: típica, completa, personalizada, etc. Deve dar para ajustar esses perfis para corresponderem ao que você precisa para cliente e servidor.

Uma outra opção é fazer um pequeno ´instalador´ seu, em Delphi mesmo, que apenas tenha 2 botões (e talvez uma bela imagem, um pequeno texto...) com as duas opções, e que chame os dois instaladores apropriados do Install Shield de forma apropriada... Acho que ficaria até masi amigável.

Até tem jeito de se usar o BDE com apenas alguns arquivos, mas em geral dá caca. O maior exemplo disso é a Receita Federal... :x O ideal é no InstallShield no Delphi selecionar que seja incluído o BDE, e os componentes relacionados ao BD que você usou. Assim ele será instalado da forma correta, e compatível com outros programas. Só vai custar um boot do cliente.

O InstallShield permite setar algumas coisas, inclusive no registro. Mas o que eu faço é criar junto ao executável a ser instalado um arquivo .Ini com um registro do tipo ´PrimeiraVez=1´, que ao ser lido na primeira execução do programa, no OnCreate, efetua as configurações necessárias (caminho de rede, IP, login, alias, etc). Aliás, o alias pode já ser criado na instalação do BDE pelo InstallShield. Nessa primeira execução o programa pode ter uma tela de diálogo amigável pro cliente, do tipo: ´Olá, esta é a primeira vez que você utiliza...´. Aí se o usuário configurar tudo direitinho, a opção ´PrimeiraVez´ é desativada...

[][][][]

Marcelo.

[i:56e2e011ea]PS: Respondi aqui no news, e não em PVT, por se tratar de um assunto que pode interessar à turma, além de abrir espaço para novas respostas ou comentários.[/i:56e2e011ea]

De: andreehrig Para: Marcelo Carvalho Enviada: Sex Jul 18, 2003 10:53 am Assunto: instalador com opção para cliente e servidor Boa tarde Marcelo, por favor, vê se pode me ajudar um pouquinto. Estamos em fase de conclusão de um sistema e queria ver se alguém pode me ajudar um pouco. Nós reprogramamos o sistema em D7, FB1.5 acessando via BDE. Tudo beleza até aqui. Mas agora, precisamos de um instalador prático/fácil para usuário final nenhum botar defeito. Bem, o sistema é um gerenciados de clínicas e consultórios médicos. Sendo assim, gostaria de montar um instalador para máquinas client e server(um modo client e outro server). Ou seja, o médico elege um computador para ser o servidor, e instala e opção ´server´ e nas demais máquinas ele poderá pegar a opção ´client´. Como posso fazer isto. Nunca me detive muito em montar instaladores. Qual o instalador mais prático para este tipo de situação ? E quando vou instalar nos client, terei que setar o nome do servidor que será acessado. Como procedo isto ? Se alguém tiver algum documento, material, apostila, creme dental, Lata de serveja cleia etc etc etc , por favor me mande. Enfim, as maiores dúvidas estão em: 1) Qual Ferramenta usar ? do delphi(installshield), inno setup etc ? 2) Como fazer um instalador que contemple as duas opções(cliente e servidor) ? 3) Quando fizer a opçao de instalação no cliente(máquina cliente), como setar o caminho ? Ele terá que informar o nome do servidor ? Qual a forma mais prática e amigável ? Quais os arquivos do BDE que copio para a instalação ficar ok ? Abraço Fico muito agradecido se puderes me ajudar

Marcelo Carvalho

Marcelo Carvalho

Responder

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar