Fórum Re-Startar o IB #46465

01/09/2004

0

Amgos,

O IB tem a opção Start Up mode e está setada para Automatic.
Mas algumas vezes o banco manda uma mensagem de erro e quando vou lá verificar, vejo que o IB está parado, sendo necessário reinicia-lo...
Tem como, antes de tentar conectar ao banco, o meu sistema verificar se o IB está Startado e se nao tiver, startá-lo??

Rafaelunp

Rafaelunp

Responder

02/09/2004

Maicongabriel

...e quando vou lá verificar, vejo que o IB está parado, sendo necessário reinicia-lo...
Para isto, utilize o IBGuardian, pois ele se encarrega de ´re-startar´ o servidor do banco caso este pare.
Fazer um rotina que ´re-starta-se´ o servidor, poderia não ser dificil, mas não seria muito funcional, uma fez que só funcionaria na propria maquina servidora e se você possui-se os privilegios do Administrador do Sistema! :roll:

Responder

Gostei + 0

02/09/2004

Rafaelunp

[quote:66f7620681=´rafaelunp´]...e quando vou lá verificar, vejo que o IB está parado, sendo necessário reinicia-lo...
Para isto, utilize o IBGuardian, pois ele se encarrega de ´re-startar´ o servidor do banco caso este pare.
Fazer um rotina que ´re-starta-se´ o servidor, poderia não ser dificil, mas não seria muito funcional, uma fez que só funcionaria na propria maquina servidora e se você possui-se os privilegios do Administrador do Sistema! :roll:[/quote:66f7620681]

Veja só, esse sistema q eu desenvolvi é um ´catálogo´ de produtos... então meu cliente vai instalar o sistema nas maquinas dos seus clientes...

logo, o servidor vai ser o proprio client!?

Gostaria da funcao para caso o IBGuardian pare de rodar, o cliente nao precise ir na maquina para colocar pra funcionar e sim o proprio sistema fazer isto...

Responder

Gostei + 0

02/09/2004

Gandalf.nho

Esse seu sistema será read-only ou permitirá alterações das informações do banco? Se for read-only, experimente passar o banco para FB 1.5 versão embedded, daí não precisará se preocupar com o server.

Responder

Gostei + 0

02/09/2004

Afarias

Perdão Gandalf... mas o FB Embedded não é destindado a bancos READ-ONLY mas a sistemas q farão apenas acesso ´LOCAL´ (seja read-only ou read-write)

Mesmo o banco sendo read-only, é possível q se queira acessá-lo por diversas máquinas na rede, dai o FB Embedded não se encaixa.

T+

Responder

Gostei + 0

03/09/2004

Rafaelunp

Perdão Gandalf... mas o FB Embedded não é destindado a bancos READ-ONLY mas a sistemas q farão apenas acesso ´LOCAL´ (seja read-only ou read-write) Mesmo o banco sendo read-only, é possível q se queira acessá-lo por diversas máquinas na rede, dai o FB Embedded não se encaixa. T+

Em todo caso não será apenas ´read-oly´... o cliente pode incliur novos produtos...
Alguem tem a solução???

Responder

Gostei + 0

03/09/2004

Gandalf.nho

Foi um lapso, estava pensando em aplicações em CD, desculpe. Mas mesmo assim, se o sistema não for usado em rede ou acessado remotamente a versão embedded pode ser usada.

Responder

Gostei + 0

03/09/2004

Afarias

|Alguem tem a solução???

1. como um sistema cliente/servidor, apenas faça o normal:: MANTENHA O SERVIDOR RODANDO

2. se o sistema vai ter apenas acessos locais, faça como sugerido pela Gandalf:: use o FB EMBEDDED

3. como disse o Maicongabriel, vc só pode iniciar o servidor FB a partir do próprio servidor, ou seja: NUMA REDE OS CLIENTES NÃO PODEM FAZER NADA! -- vc terá q: a) executar um comando no servidor; ou b) criar um programinha ou BAT q faça isso; ou c) conectar no servidor por um serviço de adm. remota ou terminal

T+

Responder

Gostei + 0

06/09/2004

Rafaelunp

b) criar um programinha ou BAT q faça isso;

Pronto!!
Qual seria o código do Bat para re-startar o servidor!?

Minha situação é simples? Se o IB parar de rodar o usuario vai ter que ligar pro meu cliente, e meu cliente vai ligar pra mim... só por causa de uma ´besteira´... Os clientes finais são leigos, entao o bat resolveria...

Responder

Gostei + 0

06/09/2004

Afarias

|Qual seria o código do Bat para re-startar o servidor!?

se for NT (4.0, 2000, XP) vc pode usar NET START e o nome do serviço, ex::

Interbase::

net start ´InterBase Guardian´
ou
net start ´InterBase Server´

Firebird::

net start ´Firebird Guardian Service´
ou
net start ´Firebird Server´

vc tb pode iniciar o Interbase (ou o firebird) como aplicação, chamando o ibserver ou fbserver, ex::

c:\arquiv~1\borland\interbase\bin\ibserver.exe -start
ou
c:\arquiv~1\firebird\bin\fbserver.exe -start

T+

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar