React, Vue ou Angular, qual o melhor pra quem vem da jQuery?

09/11/2018

0

Por muito tempo a jQuery foi TUDO o que a gente precisava pra dar aquela vida no front-end web, mas já tem um tempo que o mercado vem exigindo conhecimentos em React, Vue ou Angular. Do jQuery pra eles mudam algumas coisas, isso a gente sabe, mas qual seria a melhor forma de dar esse salto sem "sofrencia" kkkkk

E aí? Pela experiência de vocês como responderiam essa pergunta?
Estevão Dias

Estevão Dias

Responder

Post mais votado

13/11/2018

Inicialmente utilizei o Knockout JavaScript library e achei uma ferramenta muito produtiva, apesar da curva de aprendizado.
Contudo acabei indo trabalhar em um projeto usando Angular e gostei muito, contudo acabei não tendo mais contato com o Knockout.

Com a evolução das especificações do Javascritp e as novas versões do Angular gostei ainda mais e passei a usar o Angular em algum projetos, apesar de alguns problemas tipo o Callback Hell.

Depois conheci o VueJs e hoje tenho uma preferência em utilizá-lo.

No fundo o Angular e Vue tem características em comum, contudo o Vue é mais simples para ser incorporado a projetos existentes o que contexto em que trabalho é muito mais vantajoso.
Assim consigo incorporar o Vue em projetos antigos usando todo o poder e facilidades de forma simples e flexível. E mesmo usando Webpack hoje tenho um preferência pelo Vue. E outro detalhe no meu caso achei a curva de aprendizado bem simples.

Isso quer dizer que o Vue é melhor que o Angular, de forma alguma, afinal ferramentas par desenvolvimento é algo muito pessoal e não existem receita de bolo definitiva. Tudo sempre depende do cenário, custo beneficio e gosto pessoal.

React vi o básico e a principio achei o jsx meio chato e confuso, mas pretendo me dedicar e aprendê-lo nem que seja o básico para que possa ter uma ideia mais clara sobre usá-lo ou não.

Aconselho a quem não conheça dê uma chance para Vue, Angular e React, pois apesar da curva de aprendizado, depois de dominado só vai ter benefícios. E aparentemente estas novas tecnologias tendem a manter-se em ascensão.

Lembre-se que ao optar em aprender qualquer nova tecnologia, deve-se desapegar-se de velhos dogmas e vícios e term em mente que normalmente alguns paradigmas serão quebrados. Quanto mais dispostos a aprender e mudar os conceitos mais fácil será.


Jothaz

Jothaz
Responder

Mais Posts

12/11/2018

Alessandra Farias

Olá :)

Então, eu particularmente prefiro o Angular nesse caso. Não mexi com vue.js e mexi pouco com o React. Mesmo assim acredito que o Angular é uma ótima opção para quem vem do jQuery. Mesmo não achando o Angular tão simples assim, acredito que o mesmo é o mais "robusto" e é o que tem mais mercado das opções acima. Não que seja o que tem a menor curva de aprendizado, mas acho que é o que mais vale a pena para embarcar. Mas isso é minha opinião hehe
Responder

12/11/2018

Marcelo Aguilera

Olá Estevão,

Vcs não pretender fazer um curso completo de ReactJs tipo Serie ?
Responder

14/11/2018

Jefferson Santos

Olá Maguilera tudo bem?
Temos uma série de React.js com Redux que lançamos aos uns 2 meses atrás, vou deixar o link para você conferir .
https://www.devmedia.com.br/react-redux/
Tenho certeza que irá curtir bons estudos.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar