GARANTIR DESCONTO

Fórum Record locked by another user - Não sei mais o que fazer #219737

10/03/2004

0

Colegas,

Quando utilizo um componente DBLookUpComboBox tenho deparado com o seguinte erro:

Record locked by another user. (Registro travado por outro usuário)

Uso TTable e Datasource - base Paradox

Como devo fazer para evitar esse erro e permitir que vários usuários tenham acesso aos dados da tabela ??

Caso não seja possível existe alguma forma de utilizar um messagedlg comunicando ao usuário para tentar mais tarde ??

Estou deparando com este problema há algum tempo. Não sei mais o que devo fazer. Peço ajuda.

Obrigado

CBier

Cbier

Cbier

Responder

10/03/2004

Pedro Bugim

esse problema ocorre, pois o paradox não permite que dois usuários abram a tabela ao mesmo tempo. Para evitar isso, utilize uma query e um Combobox comum.
No evento OnShow do form, carregue a Query com os dados da tabela em questão.

ex.
With Query1 do
Begin
   Close; 
   Sql.Clear; 
   Sql.Add(´Select * from TABELA´);
   open;
end;

Depois, no próprio evento OnShow, carregue o Combobox com os dados já inseridos na Query

ex.
Combobox1.Items.Clear;
Query1.First;
while not Query1.Eof do
begin
   Combobox1.Items.add(Query1.FieldByName(´CAMPO´).Asstring);
   Query1.Next;
end;

Assim, a tabela não ficará aberta, possibilitando que vários usuários tenham acesso aos dados de uma só vez!
Espero ter ajudado!
Abraços,

Responder

Gostei + 0

10/03/2004

Gandalf.nho

Esse comportamento não é correto, pois sempre usei DBLookupCombo e nunac deu problema. Veja se na configuração do BDE se todas as máquinas apontam para o mesmo NET DIR, isso pode causar esses problemas.

Responder

Gostei + 0

10/03/2004

Aroldo Zanela

Colega,

Por favor, leia atentamente: http://www.geocities.com/tecnologo2000/artigos/bde/bde.html

Responder

Gostei + 0

24/05/2004

Gilson_our

Aroldo: Dei uma lida nesse artigo, mas no caso de 2 micros que tem todos os diretórios compartilhados entre si, há algum problema em configurar o NET DIR para o diretório raiz do servidor (no caso do servidor C:\ e no caso do cliente F:\)?

Se eu configurar o NET DIR para um diretório longo, por exemplo C:\ArquivosdeProgramas\Borland\ProjetoDelphi\NetDir, vou ter uma performance pior do que se eu configurar o Netdir no diretório raiz ou não tem nada a ver?

No artigo na parte de PRIVATE DIRECTORY, fala que ´os programas Cliente/Server que não fazem junções heterogêneas, não tendo que se preocupar sobre diretório privado...´
O que seriam essas junções heterogêneas?

Em outro artigo que eu achei sobre o Paradox, o autor comenta sobre o parâmetro LOCAL SHARE: ´Poderá usar sempre TRUE, mas neste caso haverá um footprint maior de sua aplicação já que estará utilizando recursos do localshare que podem não ser necessários.´
O que é footprint?

http://www.ramosdainformatica.com.br/art_recentes01.php?CDA=465

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar