Fórum Recriar Numeração #379438

12/06/2010

0

Pessoal estou com um problema em um sistema...

meu problema é a seguinte tem um sistema e a cada ano ele tem que reciar a numeração dele e começar do 0001 de novo por exemplo:

No ano de 2010 o sistema começõu a contar de 000001 até o fim desse ele deve estar em 000500

e quando ele chegar em 2011 o sistema tem que começar a contar de 000001 de novo....

como eu faço isso nao estou sabendo fazer isso com o sistema....
Laelson Fagundes

Laelson Fagundes

Responder

12/06/2010

Marco Salles

Podeia explicar Direito ??? Vc que o que ???   Lógica , Codigo , Opinião , Idéia ????
Responder

Gostei + 0

13/06/2010

Laelson Fagundes

ja esta explicado como é tenho um cadastro normal de protocolo

so que a cada ano a numeração do protocolo tem que mudar,

por exemplo esta ano o protocolo começou com 001....

no ano de 2011 o sistema tem que começar com 001 de novo

a cada ano ele começa de 001 ...
Responder

Gostei + 0

13/06/2010

Marco Salles

se eu tivesse numa situação desta eu usaria o Registro do Windows e guardaria nele o Ano da Data Atual Seguido da Mumeração   Leio o Registro se for Igual ao Ano da Data Atual Acrescento na Numeracao   Se for Ano Maior em Um  Começo do 0000001 e Gravo No Arquivo Ini o Novo Ano Da Nova Data e tb a Numeracao   Se o Ano for Maior do que Um ( Ai Aviso Bloqueio Gero Uma Excecao)   Se o Ano for Menor do que o Ano da Data Atual ..epaaa Algum fuçou mesmo     enfim , meios de armazenamento são Muitos ,,,Mas acho que nada fugira muito desta lógica
Responder

Gostei + 0

15/06/2010

Laelson Fagundes

Não sei usar registro do windows, quero desenvolver no delphi mesmo para q funcione mas nao sei tamebm como fazer por isso pesso ajuda...
Responder

Gostei + 0

15/06/2010

Emerson Nascimento

se o ano estiver sendo gravado na sua tabela, uma instrucao como a que segue pode resolver seu problema:

select coalesce(max(protocolo),'0') ultimo from tabela where ano = ano_atual

dessa forma, basta somar 1 ao retorno da instrução acima e você terá o número gerado corretamente. se já existir algum registro para o ano, o valor será acrescido em 1, se ainda não houver, a numeração será reiniciada para o ano informado.

deu pra entender? ajudei ou compliquei?
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar