Fórum Rede com Interbase #52322

18/08/2005

0

Seguinte Galera,

Trabalho com rede com o Paradox, porém to migrando pra Interbase, e antes de tudo, não sei nada a respeito de rede com o IB [img:e9868cf3c2]http://forum.clubedelphi.net/images/smiles/icon_lol.gif[/img:e9868cf3c2], agora, vou lançar algumas dúvidas:

1) como é a configuração da rede?

Os protocolos TCP tem q tar funcionando, a porta padrão (3050) liberada, qual o caminho a colocar na conexão no servidor e nos terminais, como posso fazer com o arquivo .ini?

2) O Lock das Tabelas é automático?

No Paradox faço a vericação da tabela quando um registro está sendo utilizado por outro usuário (não sei se tem como fazer melhor, sou menos q iniciante em Delphi [img:e9868cf3c2]http://forum.clubedelphi.net/images/smiles/icon_cry.gif[/img:e9868cf3c2] ), por exemplo se tenho um generator pra gerar os registros, e Stored Procedures pra gravar, tem possibilidade de duplicar valores?

3) Quais os possíveis problemas q pode vir a aparecer?

Existem muitos problemas de rede com o Interbase? Vi um tal de DeadLock, se não me engano no fórum, o que é isso e como resolver?

4) se meu banco corromper, o q fazer?

Os dados são gravados em um único arquivo, certo? e se ele vir a corromper, como fazer? vou perder os dados? devo sempre ter o backup?

5) quais as principais vantagens do Ib em relação ao Paradox?

sei q os índices do IB não corrompem, porém e bom eu desativá-los e ativá-los novamente, como posso fazer isso e qual o melhor momento?

6) a rede com IB é lenta?

a velocidade depende de muitas coisas, porém quero saber se computadores literalmente ´Pré-históricos´ (Celeron 266Mhz, K6-2 400Mhz) e redes 10/100 são bons pro IB?
Esse é o motivo de eu estar migrando do Pdox pro IB, minha aplicação era no D3, e qdo migrei pro D7 os lookups ficaram muito lentos, o carregamento de uma tela de Orçamento (carrega aproximadamente 10000 clientes e 17000 produtos) q demorava 3 seg no D3 passou pra 37 seg no D7.

7) quais as técnicas a serem utilizadas?

Posso colocar um grid abrindo toda a tabela na tela de cadastros?
ou é melhor colocar uma pesquisa parametrizada?
O cliente nem sempre gosta de consultas, os aplicativos pra eles tem q fazer tudo. [img:e9868cf3c2]http://forum.clubedelphi.net/images/smiles/icon_evil.gif[/img:e9868cf3c2] ... mas a gente também tem q arriscar um pouco e acho melhor a vizualização e manutenção dos dados por parte do cliente no grid [img:e9868cf3c2]http://forum.clubedelphi.net/images/smiles/icon_surprised.gif[/img:e9868cf3c2] .

8) ´utilizar Data-Aware ou Não´ eis a questão.

posso usar a manutenção com componentes Data-Aware (DBEdits, DBComboBox) ou é melhor eu trabalhar com componentes Standard (Edits e Combos) pra manipulação, já que não precisa manter a tabela aberta?

bom pessoal, acho q é isso, se alguém puder me ajudar serei grato.
se precisarem de algo q eu puder ajudar estou à disposição. [img:e9868cf3c2]http://forum.clubedelphi.net/images/smiles/icon_wink.gif[/img:e9868cf3c2]
até mais,

mjr.

Mjr

Mjr

Responder

18/08/2005

Afarias

|1) como é a configuração da rede?
|Os protocolos TCP tem q tar funcionando,

além de TCP vc pode optar por NamedPipes (WindowsNT) ... mas TCP é bem superior.

|a porta padrão (3050) liberada,

Exato (no caso de TCP) .. mas em vesões recentes vc pode optar por outra porta.

|qual o caminho a colocar na conexão no servidor e nos terminais,

usando TCP:

nome_ou_ip_servidor:caminho_base

onde caminho_base é o caminho completo do arquivo de dados no servidor. em vesões recentes vc pode substituir este caminho por um alias.

|como posso fazer com o arquivo .ini?

normalmente como costuma usar arquivos INI.

|2) O Lock das Tabelas é automático?

sim. uma vez alterado o registro é bloqueado até encerrada a transação

|por exemplo se tenho um generator pra gerar os registros, e Stored
|Procedures pra gravar, tem possibilidade de duplicar valores?

generators nunca ´duplicam valores´.

|Existem muitos problemas de rede com o Interbase? Vi um tal de
|DeadLock, se não me engano no fórum, o que é isso e como resolver?

mantenha controle de suas transações, e sempre q possível procure mantê-las curtas e esses problemas não ocorrerão.

|4) se meu banco corromper, o q fazer?

há maneiras de evitar q isso ocorra. mas se ocorrer existem ferramentas para a correção. no extremo existem consultorias especializadas.

|Os dados são gravados em um único arquivo, certo? e se ele vir a
|corromper, como fazer? vou perder os dados? devo sempre ter o
|backup?

sim, geralmene 1 único arquivo, mas pode ser mais q 1.

procure no fórum, há links para arquivos ensinando o q fazer em casos de problemas com a base, geralmente vc não vai perder os dados (pelo menos a maior parte deles não)

sim, deve sempre ter backup (isso não é uma regra geral pra tudo?!)

|5) quais as principais vantagens do Ib em relação ao Paradox?
|sei q os índices do IB não corrompem, porém e bom eu desativá-los e
|ativá-los novamente, como posso fazer isso e qual o melhor momento?

o IB é um SGBD e isso faz muita diferença frente a um ´gerenciador de arquivos´ como o Paradox. Se suas aplicações são pequenas -- centenas ou poucos milhares de registros e pouquíssimos usuários na rede -- vc não verá diferença, do contrário, é o mesmo q trocar um carro por um ônibus espacial.

Vc raramente precisa reconstruir índices no IB (desativar/ativar)

|6) a rede com IB é lenta?
|a velocidade depende de muitas coisas, porém quero saber se
|computadores literalmente ´Pré-históricos´ (Celeron 266Mhz, K6-2
|400Mhz) e redes 10/100 são bons pro IB?

O IB vai rodar muito mais rápido q sua aplicação em Delphi nessas máquinas -- a questão ai não é o IB, e a aplicação.

|Esse é o motivo de eu estar migrando do Pdox pro IB, minha aplicação
|era no D3, e qdo migrei pro D7 os lookups ficaram muito lentos, o
|carregamento de uma tela de Orçamento (carrega aproximadamente
|10000 clientes e 17000 produtos) q demorava 3 seg no D3 passou pra
|37 seg no D7.

mudar para um SGBD não é só uma questão de mudar de ´tecnologia´, é mais complexo q isso, é mudar conceitos.

Vc não terá sucesso com o IB empregando as mesmas técnicas q usa com Paradox. O IB é uma aplicação C/S e deve ser tratado como tal.

Numa aplicação C/S vc nunca carrega 10000 clientes seja para o q for, e vc dá preferência a não usar Lookups.

|7) quais as técnicas a serem utilizadas?
|Posso colocar um grid abrindo toda a tabela na tela de cadastros?

Não, vc não usa tabelas apenas Querys. E estas tem sempre um WHERE q reduz ao máximo os registros mostrados para o usuário

|ou é melhor colocar uma pesquisa parametrizada?

isso

|O cliente nem sempre gosta de consultas, os aplicativos pra eles tem q
|fazer tudo. ... mas a gente também tem q arriscar um pouco e acho
|melhor a vizualização e manutenção dos dados por parte do cliente no
|grid .

bom, conheça as técnicas e adeque ao porte da sua aplicação e seus clientes

|´utilizar Data-Aware ou Não´ eis a questão.

muito longa pra ser discutida aqui creio ;-) melhor abrir um post só pra isso...

T+

Responder

Gostei + 0

19/08/2005

Mjr

AFarias,

Muito Obrigado pela explicação, ficou muito boa, só q ainda estou aprendendo IB, por isso tenho certeza q muitas perguntas irão surgir na corrida até o final do projeto, mas mesmo assim agradeço, e espero sempre contar com o apoio de todos, precisando estou aqui.

E pelo q vi você é o expert do IB, todos os posts tem uma resposta sua...

É bom poder contar com profissionais.

grato...

mjr.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar