Fórum Redes... Alguém está interessado? #256307
27/10/2004
0
Até o presente momento, tenho verificado que os assuntos geralmente postados aqui estão relacionados a bancos de dados, porém, eu faço um curso de redes de computadores e poucas ou nenhuma matéria é colocada focando esse assunto.
A questão não está em usar componentes das paletas do Delphi e sim usar os recursos disponíveis do próprio Windows. A maioria do pessoal pega o endereço IP usando componentes da paleta Indy porém eles não são necessários e deixam os recursos limitados a finalidade a que se prestam.
Gostaria de saber se alguém estaria interessado em desenvolver algum estudo nesta área e assim criar alguma ferramenta tipo sniffer, encontrei poucos sites relacionados ao assunto em Delphi, porém em C++ existe uma penca e todos são sites estrangeiros, o pior é que o Delphi consegue fazer as mesmas coisas e poderíamos desenvolver isso em portugués e para programadores brasileiros.
Só gostaria de dizer que não vejo ninguém mencionar esse tipo de interesse. Todos geralmente querem alguma coisa bem específica; o MAC ou o IP. Ninguém está interessado em saber quantos pacotes UDP, TCP, ARP, RTP chegaram ou partiram de suas placas? Quantos foram perdidos? qual o TTL e etc?
A proposta está lançada.
Por favor, só estou lançando a idéia porque acho que seria um lance legal.
Falô!!!
Eixox
Curtir tópico
+ 0Posts
28/10/2004
Emerson Nascimento
achei essa página, que pode ajudar nesse sentido:
[url]http://users.pandora.be/dirk.claessens2/software.htm[/url]
Gostei + 0
28/10/2004
Eixox
Ela é muito interessante, porém alguns dos aplicativos que estão ali só funcionam para Windows 95,98 e Me.
O interessante é que ele sempre usa a mesma biblioteca.
Porém é muito pouco diante do universo das redes. O Windows tem uma gama inimaginável de recursos para redes, é só dar uma olhada na API e veremos que todos os cabeçalhos de arquivos que começam com NET podem fazer muito mais coisas do que imaginamos.
O único grande problema que vejo é que bem poucos estão interessados agora.
Porém eu estou tocando a idéia para frente.
Gostei + 0
29/10/2004
Eixox
SOBE
Gostei + 0
29/10/2004
Cabelo
rs.. brincadeira..
Agora eu entendi o q vc quis dizer com olhar sua proposta..
Eu acho muito interessante sua idéia.. já que juntos poderíamos postar nossos conhecimentos em prol de um projeto universal, a todos os programadores que consultam este fórum..
Venho desde já deixar bem claro que meu conhecimento em redes é bem limitado, mas no que puder ajudar estou aí, já que com certeza trei aprender muito mais do quê ensinar..
Pra começar, vc poderia falar um pouco sobre seus conhecimentos de rede, assim ficaria muito mais fácil iniciar uma troca de idéias..
O q acha??
Um abraço
Gostei + 0
29/10/2004
Xanatos
Bom!!! pelo menos comecei !!!
Espero que isso renda alguma discucao!!! :idea:
Gostei + 0
29/10/2004
Cabelo
Eu não conheço esta biblioteca, vc poderia falar um pouco mais dela..?
Em que versão do windows ela funciona??
Gostei + 0
29/10/2004
Khundalini
Estou pesquisando essa camada e é realmente muito interessante. Pelo menos, poupa o desenvolvedor de ter que aprender ou pesquisar e implementar chamada(s) à API do Windows para obter ou ajustar algum tipo de informação ou configuração do computador.
A melhor fonte de informação são os CDs do MSDN Library (caso seja assinante MSDN) ou mesmo consultar essa base de conhecimentos on-line no endereço msdn.microsoft.com. Detalhe: tem exemplos de uso da WMI rolando na Internet. É só procurar.
[]s
Rubem Rocha
Manaus, AM
Gostei + 0
29/10/2004
Xanatos
:arrow:
Gostei + 0
29/10/2004
Cabelo
Gostei + 0
29/10/2004
Eixox
Realmente, toda a parte de redes, não só no Windows mas em qualquer outra plataforma (Linyx, OS2, Mac) são complexas. Ainda mais, quando a intenção é a de utilizar os próprios recursos do sistema operacional em questão.
Recentemente, a empresa em que trabalho adquiriu um n... número de licenças da MS do ~ Bill, bem; com essa licença, tivemos acesso a todos materias disponíveis para consulta na área de desenvolvimento. Atenção, fiquem de boca aberta, SÃO MAIS DE 4 GB DE MANUAIS E TEXTOS (tudo in ninglesh) dentro das limitações que tivemos é claro.
Vou levar uns 200 anos para poder ler tudo com o pouco tempo que tenho, mas que divido muito bem.
Aqui vai uma idéia, porque o nosso amigo Khundalini não nos dá um resumo inicial e depois começamos a jogar em um site tudo o que os demais consultaram, sintentizaram e testaram.
O que vocês acham?
Gostei + 0
29/10/2004
Xanatos
E outra pelo pouco que estudei sobre WMI ela esta crescendo a cada versao do windows...no WIn2003 ela tem recursos que nao tem no WinXP por exemplo.
Bom, eu sou pessimo para explicar as coisas e seria dificil para eu montar um artigo ou tutorial sobre isso, mas em termos de pratica posso contribuir um pouco, ja que eu ja implementei WMI em Delphi.
:D
Gostei + 0
30/10/2004
Khundalini
E a proposta da WMI é ser uma camada genérica, acessível por qualquer aplicativo que suporte COM, para acessar dados referentes a software e hardware. Pela pesquisa que ando fazendo, vc pode obter com a WMI informações como:
. Lista de processos rodando na máquina;
. Dados referente ao processador (incluindo até a temperatura do mesmo);
. Configurações de placas de rede;
. Identificar impressoras matriciais;
. Parar e startar serviços e/ou processos remotamente, etc.
Enfim, senhores. Vejo muitos colegas as voltas em obter informações específicas de hardware e software e muitos deles sem saco (a palavra certa é essa!) de pesquisar informações na API do Windows. Vejo na WMI uma solução para a maioria dos problemas que nós desenvolvedores enfrentamos. Até pq com a WMI vc pode acessar tudo isso usando apenas as classes da type library da WMI, ao invés de ter que aprender a usar inúmeras APIs pra isso.
[]s
Rubem Rocha
Manaus, AM
Gostei + 0
01/11/2004
Cabelo
Eu na veradde não tenho tempo de fazer este tipo de consulta, já que o ´trampo´ me toma um bom tempo do dia..
Desculpe meu amigo, mas pode acreditar não é falta de saco não, já que isto é ferramenta de trabalho, é falte de conhecimento..
agora sabendo sobre esta classe que posso utilizar, talvez fique mais claras algumas dúvidas, mas com certeza não todas..
Quanto a colocar tudo isso em um site acho de suma importância já que a idéia inicial era essa..
Gostei + 0
01/11/2004
Eixox
Eu dei uma passada lá na msn e dei uma olhada porque os arquivos que estamos baixando ainda não foram copiados na sua íntegra.
Baixei alguns aplicativos e dei uma olhada nos arquivos de htm que estavam lá falando na bendita wmi. ´
Baixei tudo mais ainda não entendi uma coisa; eles estão disponibilizando uma parte para o Win9X e uma outra parte para os servidores de rede e lá não tem as mesmas coisas. Não sei ainda se estão implementadas para o Win2???. No caso, uso o Win 2003.
Realmente é muita coisa pra ler e pra aprender e não sei direito por onde começar.
Porém baixei uma aplicação que faz a análise dos processos e recursos disponíveis. O troço é muito louco, vai clicando e aparecendo tudo que está relacionados com os objetos que estão sendo analisados conforme o clique do cliente.
Muito doido o negócio....
Eixox
Gostei + 0
01/11/2004
Xanatos
Eu nao tenho 2003 aqui...mas pra voce que tem...aproveitas as vantagens que sao muitas!!! assim que disponibilizarem um site sobre isso, eu vou mandar um programinha simples que eu fiz para administracao de rede.
Ele mostra os processos de qualquer pc da rede, podendo finalizar, criar processos, mostra os servicos (para, inicia, reinicia), compartilhamentos, conexoes de rede, informacoes do sistema.
Cheio de bugs é claro! :D :lol:
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)