Reduzir tamanho do exe de 2,34MB p/ 328Kb.

07/03/2006

0

Olá pessoal.

A exemplo da edição 54 da revista Clube Delphi, compilei minha aplicação com a opção ´Build with runtime packages´ marcada.

O executável diminuiu de 2,34MB para 328KB.
Isso é ótimo. Reduz consideravelmente o tráfego na rede.

O problema é tenho que publicar as bpl´s do delphi. E não sei onde copiar estes arquivos.
Já coloquei junto ao executável no servidor, mas o sistema segue pedindo as bpl para funcionar.

Alguém pode me ajudar?


Eliasexner

Eliasexner

Responder

Posts

07/03/2006

Massuda

Já coloquei junto ao executável no servidor, mas o sistema segue pedindo as bpl para funcionar.
Coloque os BPLs junto com o executável do programa ou no diretório System (ou System32) do Windows.

Para saber quais BPLs você precisa, depois de dar um Project|Build no projeto, dê um Project|Informations que será exibido um quadro com informações sobre o programa, incluindo os packages que ele está usando.


Responder

07/03/2006

Eliasexner

Olá Massuda
Muito Obrigado pela resposta resolveu meu problema. Estava faltando uma bpl.

Gostaria de te perguntar o Seguinte:
No caso do sistema rodando em rede e sendo executado no servidor, é melhor deixar as bpl´s na máquina do usuário (c:\windows\system) ou junto ao executável no servidor, no quesito performance pelo tráfego de rede?

Este procedimento de compilação sem as bpl´s realmente diminui o tráfego na rede ou elas (bpl´s) são buscadas no servidor e sua transferencia para o usuário durante a execução vai equivaler ao tamanho inicial do executável ?


Responder

07/03/2006

Massuda

No caso do sistema rodando em rede e sendo executado no servidor, é melhor deixar as bpl´s na máquina do usuário (c:\windows\system) ou junto ao executável no servidor, no quesito performance pelo tráfego de rede?
Se pensar em termos de tráfego da rede, é melhor por as BPLs na máquina do usuário e deixar seu programa num servidor, assumindo que você esteja usando apenas as BPLs padrão do Delphi. Assim apenas seu programa vai ser carregado do servidor, o resto já está na máquina do usuário.

Se você estiver usando BPLs que você criou, precisa pesar a questão da manutenção das BPLs.


Responder

07/03/2006

Eliasexner

Ok.
Valeu. Muito Obrigado


Responder

08/03/2006

Paulocesar1301

Aki na empresa trabalho assim tb... criei um sisteminha atualizador aue, ao iniciar a máquina verifica se os arquivos do usuário estão atualizados com os da rede e copia em caso negativo... caso vá trabalhar assim tb por aí, aconselho a fazer um teste tb no próprio sistema atualizador e todos os arquivos necessários para cópia sejam colocados em um txt básico (ini) utilizando como chaves os logins dos usuários, assim poderá tratar caso a caso e só testar/copiar arquivos necessários para o acesso do usuário em questão.
É uma boa solução para nunca mais precisar se preocupar com atualizações nas máquinas dos clientes :lol:


Responder

08/03/2006

Eliasexner

Muito Obrigado Galera. Vou estudar algumas mudanças para a atualização destas BPL´s para este sistema. Obtei por copiar as mesmas para a máquina do usuário. Até mais pessoal.


Responder

08/03/2006

Mahdak

só uma pergunta... de que versão do delphi voces estão falando?

abraços


Responder

09/03/2006

Eliasexner

Olá Madak. Eu estou usando o delphi 2005. Mas acredito que esta funcionalidade possa ser aplicada as todas as versões mais atuais do delphi. Delphi 5 ou >. Já vi esta opção ´Build with runtime packages´ no menu Project - Options - Packages, nestas versões, mas estou realmente usando no 2005. espero ter ajudado. Até mais.


Responder

09/03/2006

Mahdak

Olá Madak. Eu estou usando o delphi 2005. Mas acredito que esta funcionalidade possa ser aplicada as todas as versões mais atuais do delphi. Delphi 5 ou >. Já vi esta opção ´Build with runtime packages´ no menu Project - Options - Packages, nestas versões, mas estou realmente usando no 2005. espero ter ajudado. Até mais.



Obrigado elias.. é ali mesmo que está a opção

Abração!


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar