Reescrita de url no .htaccess

25/07/2017

0

Fala pessoal, beleza?

Estou com uma dúvida numa situação em que preciso reescrever a url para que ela possa ficar amigável. Estarei usando uma url fictícia para o exemplo

www.meusite.com.br/esportes.php


e quero transformar para

www.meusite.com.br/esportes/


Como posso fazer isso no .htaccess? AS tentativas que fiz não deram certo aqui :(
Carlos Arantes

Carlos Arantes

Responder

Post mais votado

26/07/2017

Fala, Carlos. Beleza?

Temos aqui um exemplo que explica como criar URLs amigáveis no Apache e no IIS. Creio que pode lhe ajudar: https://www.devmedia.com.br/exemplo/urls-amigaveis-no-apache-e-no-iis/18

Joel Rodrigues

Joel Rodrigues
Responder

Mais Posts

31/07/2017

Carlos Arantes

Hum ajudou sim, achei bem legal. Só fiquei com uma dúvida, no caso o professor disse que o arquivo de configuração ficaria na raiz do projeto. Então seria errado eu colocar um arquivo desse para cada diretório, tipo, só pode ter 1 arquivo desse pro sistema inteiro?
Responder

12/08/2017

Aparecida Gonçalves

Olá Carlos, tudo bem?

Pode ser que na sua primeira tentativa em alterar o arquivo .htaccess você tenha duplicado.
Veja no painel de configurações do seu servidor, se está habilitado a opção para visualizar todos os arquivos ocultos.

Sobre o código a inserir no seu .htaccess, o exemplo abaixo deve atender sua necessidade:

RewriteEngine On
RewriteBase /
RewriteRule esportes\\\\\\\\/?$ esportes.php  [L]
RewriteRule empresa\\\\\\\\/?$ empresa.php  [L]
RewriteRule contato\\\\\\\\/?$ contato.php  [L]


Sobre a questão da localização desse arquivo .htaccess, você deve criar apenas 01(um) por site e manter ele na raiz.
Exemplo do conteúdo na Raiz:

diretório: images
diretório: css
diretório: fonts
diretório: js
arquivo: index.php
arquivo: empresa.php
arquivo: esportes.php
arquivo: contato.php
arquivo: .htaccess <--- Aqui
arquivo: robots.txt
arquivo: sitemap.xml


Espero ter colaborado!

Abraços,
Cida Luna.
Responder

17/08/2017

Carlos Arantes

Olá Cidaluna!

Muito obrigado pela ajuda! Era disso mesmo que precisava :)
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar