GARANTIR DESCONTO

Fórum Reiniciar Servidor na maquina cliente. #50939

10/05/2005

0

Alow pessoal.

O Título pode parecer estranho, mas ultimamente tenho de deparado com a seguinte questão: Como, em tempo de projeto é claro, reiniciar o servidor firebird ? aqui na empresa temos um servidor que roda o server do firebird, e uma base de dados de um projeto meu fica dando menssagens de erro as vezes, dizendo que o banco nao pode ser aberto pq está ocupado em outro processo. quando eu reinicio o server firebird, ele volta a funcionar.

Não teria uma maneira de eu fazer isso na minha maquina ?

Desde já agradeço

Technos

Technos

Technos

Responder

10/05/2005

Vinicius2k

Deve, necessariamente, via algum software que vc tenha escrito?

Se não, e o S.O do servidor permitir, vc pode fazer uma conexão remota à ele via Terminal Services ou VNC. Então, já ´dentro do servidor´, vc reinicia o serviço.
Para isso, vc precisará ter direitos de administrador sobre o servidor, ou ter direitos de administrador da rede.

T+

Responder

Gostei + 0

10/05/2005

Technos

Pois é Vinícios.

Teria alguma forma, um sistema feito por min fazer essa tarefa ?
E o principal: Que problema é esse no servidor Firebird que tá travando o meu BD ? Meu banco fica preso num processo do SGBD Firebird, e só sai quando eu vo no danado e reinicio ele (o SGBD).

Já visse um pepino desses?

Quando ao terminal services que voce falou, nao é necessario pq o servidor do escritório fica a 2 metros da minha mesa, era pra apenas ter um botao rapido na minha tela que interagisse com o servidor e reiniciase o danado.

Pode me ajudar nessa? A bronca mair é saber qual a origem do problema, por que ele tá segurando meu Banco.

Falowss

Responder

Gostei + 0

11/05/2005

Vinicius2k

Também acho que a linha que vc deve seguir é a de solucionar o problema do banco estar ficando preso. Mas, infelizmente, não sei o que pode ser... nunca passei por isso.
A única coisa (que conheço) que pode provocar isso é, vc utilizar o banco no servidor, seja pela aplicação ou por outra ferramenta, usando o protocolo local (sem IP).

T+

Responder

Gostei + 0

11/05/2005

Technos

Exatamente.

Mas Vinícios, assim que voce vai registrar o banco no Ibexpert, e voce o define como sendo remoto e tenta colocar um endereço pra esse banco como se fosse local, ele nao deixa.

Ele tá como server remote, usando o protocolo TCP/IP, com o endereço certinho. tanto que quando voce testa a comunicação, ele pega.

Fica tudo certo, mas depois de um tempo, e quando voce atualiza alguma coisa pela sua aplicação delphi, ou então dá uns selects dentro do ibexpert, voce depois desconecta e tenta testar a conecxão, por exemplo evidentemente, ele te joga a menssagem:

Attempting to connect to:
192.168.1.1:/caminho completo pro banco.../point.gdb

Connecting... Failed!
------------------------------------
Unsuccessful execution caused by a system error that precludes
successful execution of subsequent statements.
I/O error for file ´/caminho completo pro banco.../point.gdb´.
Error while trying to open file.
The process cannot access the file because it is being used by another process.
.

Attempting to connect to services manager... Passed!

Disconnecting from database... Passed!

E se eu for no servidor e reiniciar o serviço firebird, ele me libera a base dinovo. Mas depois de um tempo vem essa ladainha dinovo.

Seria um bug do Firebird ? Essa ultima base que citei ai acima, eu tinha acabado de criar, linha por linha, nada de cópia dos metadados da base que eu tava usando antes.

Troquei de maquina aqui na empresa e nada, é a mesma coisa.

O server do firebird é a versão 1.51, teria algo a ver com isso ?

Só quero entender o que tá fazendo o servidor travar a minha base.

Technos

Responder

Gostei + 0

11/05/2005

Gandalf.nho

Vc está usando a mesma versão do FB no server e no client? É a versão estável?

Responder

Gostei + 0

11/05/2005

Weber

Só uma dica, quando eu usava interbase tive problemas com nome do banco maior que 8 caracteres e também com nome de pastas maiores que 8 caracteres.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar