Fórum Relação mestre-detalhe(interessante!) #196599

22/11/2003

0

Eu criei uma relação mestre-detalhe onde a tabela mestre é a tabela de clientes e a detalhe é a tabela onde estão os produtos destes clientes com seus respectivos valor em reais.
Mas eu precisava dar a soma total de quanto deu o pedido do cliente, então eu fiz:

Table1.First;
While Not Table1.Eof do
Begin
variavel:= variavel + table1.fields[0].value;
Table1.Next;
End;

Acontece que este método que sempre funcionou, agora estava dando resultados que nada tinha a ver.Por exemplo: na coluna entitulada preço haviam dois produtos de R$ 5,00 e soma deveria ser 10, mas dava um valor muito maior, da ordem dos milhares.O interessante é que este valor é sempre o mesmo para 5+5 ou o mesmo para 8+3, como se estivesse precisando de algum tipo de formatação!Já era de se esperar algo estranho, afinal os itens de pedido de todos os clientes estão na mesma tabela, mas são separados devido a relação mestre-detalhe... :?:

Coelhopirado

Coelhopirado

Responder

23/11/2003

Coelhopirado

Galera vcs entenderam a dúvida?Ô Bacalhau cadê vc pra me dar uma luz meu filho! :wink:

Responder

Gostei + 0

23/11/2003

Pirasol

Utilize um campo do tipo ´fkAggregate´ no ClientDataset.

na expressão coloque ´SUM(nome_do_campo)

ele somará automaticamente os registros para voce.

Responder

Gostei + 0

23/11/2003

Edilcimar

provavelmente vc esqueceu de inicializar a variável antes da função
variável := 0;

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar