Fórum Relacionamento entre tabelas #45035

21/06/2004

0

Olá pessoal!

Bom eu estou querendo saber como se cria uma chave composta em um Banco de dados [b:6f4156bdef]Interbase?[/b:6f4156bdef]Bom deixa eu perguntar um outra coisa!

se eu tenho duas tabelas e uma tem que estar interligado com a outra.
Ex. nota fiscal e item da nota fiscal.

O item só existe em função da nota se a nota for deletada então isso quer dizer que os itens vinculados a esta nota vão ser deletados também!

Bom para fazer esta ligação eu tenho que colocar a ID de itens dentro da tabela nota fiscal como (FK) ou uma chave composta?


obs.: meu banco é Interbase!

abradeço a atenção!

Lenne


Lenne

Lenne

Responder

Posts

21/06/2004

Afarias

Bom eu estou querendo saber como se cria uma chave composta em um Banco de dados [b:a14a15bfae]Interbase?[/b:a14a15bfae]


alter table nome_tabela add constraint nome_chave
primary key (campo1, campo2);


Bom para fazer esta ligação eu tenho que colocar a ID de itens dentro da tabela nota fiscal como (FK) ou uma chave composta?


o contrário!! cada item tem q ter um campo contendo o ´ID´ da nota a que pertence, e este campo é chave estrangeira (para a tabela de notas)

fk ou chave (primária) composta não tem nada q ver! vc pode ter uma chave estrangeira (FK) composta ou não, depende apenas da chave primária da outra tabela -- pq a FK tem q ser igual a PK


T+


Responder

Gostei + 0

25/06/2004

$grandaum$

como eu faco uma referencia ex:

tabela de funcionario:
codg_func
nome_func
salario

tabela de departamento:
codg_departamento
codg_funcionario <- referencia da tabela de funcionario
nome_funcionario <- referencia da tabela de funcionario

tabela de dependentes:
codg_dependente
nome_dependente
codg_funcionario <- referencia da tabela de funcioanrio




muito obrigado pela antecao!!!!


Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar