Fórum Relacionamentos em Access não funcionam ... #157819

04/05/2003

0

Estou fazendo um relacionamento entre três tabelas no Access, até ai tudo bem.

Já no programa que estou desenvolvendo é como se esse relacionamento não existisse, o relacionamento só fica disponível dentro do Access e não no meu programa, tem alguma forma de eu importar esse relacionamento para dentro do meu programa sem ter que fazer o relacionamento na ´mão´ dentro do programa ? Senão eu nem preciso fazer o relacionamento dentro do Access, faço direto pelo delphi mesmo ....

Obs.:

Estou usando Delphi 7 com Access 2000

Grato

AlphaBlend

Alphablend

Alphablend

Responder

04/05/2003

Bon Jovi

O que você quer dizer com ´relacionamento´? Integridade referencial? Funciona perfeitamente sim.

Teste:

CREATE TABLE CARGO
(
IDCARGO INTEGER NOT NULL,
NOME VARCHAR(50),
PRIMARY KEY (IDCARGO)
);

CREATE TABLE FUNCIONARIO
(
IDFUNCIONARIO INTEGER NOT NULL,
NOME VARCHAR(50),
IDCARGO INTEGER,
PRIMARY KEY (IDFUNCIONARIO),
FOREIGN KEY (IDCARGO) REFERENCES CARGO
);

CREATE TABLE DEPENDENTE_FUNCIONARIO
(
IDFUNCIONARIO INTEGER NOT NULL,
SEQDEPENDENTE INTEGER NOT NULL,
NOME VARCHAR(50),
PRIMARY KEY (IDFUNCIONARIO, SEQDEPENDENTE),
FOREIGN KEY (IDFUNCIONARIO) REFERENCES FUNCIONARIO
);

Agora tente inserir um depedente sem funcionario ou funcionario sem cargo relacionado...

Responder

Gostei + 0

04/05/2003

Edmar Zatarin

Estou fazendo um relacionamento entre três tabelas no Access, até ai tudo bem.

Já no programa que estou desenvolvendo é como se esse relacionamento não existisse, o relacionamento só fica disponível dentro do Access e não no meu programa, tem alguma forma de eu importar esse relacionamento para dentro do meu programa sem ter que fazer o relacionamento na ´mão´ dentro do programa ? Senão eu nem preciso fazer o relacionamento dentro do Access, faço direto pelo delphi mesmo ....

Realmente, o relacionamento eh disponivel apenas no access. Pra falar a verdade a vc eu nunca precisei fazer relacionamento dentro do delphi utilizando banco *.mdb e tbem nem sei se isto eh possivel e funcional para banco *.mdb.
Para tirar uma duvida, faz o segte:

Suponha uma Tabela de Produtos (TabProduto) e outra tabela Itens do Produto (TabItens), o banco montado ficaria assim:

TabProduto TabItens
IDProduto IDItens
IDProduto

Seria um relacionamento de 1 pra N, correto!

Se vc excluir um registro da TabProdutos, automaticamente excluiria todos os registros da TabItens com o código do produto referente.

E tem outras regras que um bom relacionamento pode beneficiar uma aplicacao se bem montado, porem este relacionamento pode constar apenas no proprio banco, não necessitando sua importacao para o Delphi.

Ok.

Espero ter ajudado.

Um forte abraco amigo. :D

Responder

Gostei + 0

04/05/2003

Edmar Zatarin

Ops..... , corrigindo o banco montado:

TabProduto
IDProduto

TabItens
IDItens
IDProduto

valeu

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar