Fórum Relacionar X Não Relacionar Tabelas - Qual a sua opnião? #59892

17/06/2008

0

Saudações,

Me desculpem se a questão for antiga, e caso for gostaria por gentileza, que me indicassem uma palavra chave, para tal solução, pois estou pesquisando durante a manha inteira e ainda não tive nenhuma resposta conclusiva.

Assunto: O relacionamento entre tabelas ( Chave-primaria x Chave estrangeira), altera a velocidade do processamento do banco ou apenas prove regras, com intuito de minimizar erros humanos.

Por exemplo:

TBCliente.IDCliente -> (1:1)TbEnderecos.IDCliente
e
TBCliente.IDCliente -> (1:N)TbTelefones.IDCliente

O relacionamento me traria vantagens em caso de exclusão involuntária, mas teria alguma vantagem no caso de consultas envolvendo uma clausula JOIN com 2 ou mais tabelas e vários registros? Aparentemente me parece ser mais vantajoso, no momento em que estou normalizando ainda meu banco de dados, e por isso desenvolvendo varias alterações, utilizar o mínimo possível de relacionamentos. Não encontrei nenhuma matéria na net explicando as vantagens a nível de compilação para o relacionamento, fora à garantia de restrição preventiva de erros.

Alguém teria uma opinião melhor fundamentada para auxiliar este curioso leigo, agradeço links, já li bastante sobre o assunto na wikipedia e umas duas apostilas, porem parece que todo mundo aceita o relacionamento como algo obviamente natural e inquestionável.

Grande abraço,
8) Vagner Wolf

Vagner Wolf

Vagner Wolf

Responder

17/06/2008

Emerson Nascimento

ao relacionar fisicamente as tabelas você perde um pouco em performance, pois qualquer manutenção num registro de uma tabela terá de passar pela avaliação dos relacionamentos (integridade referencial, cascades e etc).
e mesmo a manutenção dos índices criados para tais relacionamentos/chaves primárias gera uma pequena perda de performance.

mas essa perda de performance é compensada pela maior velocidade - muito maior - nas consultas (índices) e pela integridade dos dados, que é muuuito importante para gerar qualquer tipo de informação..

eu recomendo o uso de relacionamentos.

Responder

Gostei + 0

17/06/2008

Pestana_

e acima de tudo precisamos garantir o que é mais valioso os dados! eu prefiro deixar o maxímo possive o banco normalizado para garantir a integridade dos dados! a aplicação seria mais uma consequência de como você tratou o seu banco, pelo menos eu penso assim!

flw.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar