Fórum Relatorio em Rave usando Delphi #134930

15/04/2010

0

Bom Dia Tenho um relatorio em Master\Detail em Rave Report, quando rodo ele no rave ele funciona. Mas quando executo pelo programa feito em Delphi ele da o erro Missing Database Property.   Saberiam me dizer o porque isso ocorre????????? 
Jorge Trento

Jorge Trento

Responder

15/04/2010

Wesley Yamazack

Olá amigo, senão me engano este erro acontece não devido ao Rave, mas sim a sua conexão.

Missing Database Property, veja se na query onde você esta executando o relatório, de alguma forma ela não esta perdendo a conexão, qual é seu banco ? Firebird, MySQL, Oracle ? Qual é a versão ?

Se possível envie o BD + Relatório + telas envolvidas no erro, para que eu possa lhe ajudar melhor.

Um abraço

Wesley Y
Responder

Gostei + 0

17/04/2010

Jorge Trento

Bom Dia   Hoje pela manhã acordei descidido a dar uma solucao, criei um outro software só para testar, ver se iria funcionar o relatorio e rodou normal, mas quando peguei o form e coloquei no sistema que estou trabalhando deu o mesmo erro, mesmo ele tendo conexoes independentes. era simplesmente chamado o form e dentro dele continha tudo e mesmo assim nao funcionou.   No meu PC o erro foi missing database property, mas no outro pc do meu colega o erro foi: "Project sisloc.exe raised expection class EdtabaseError with message 'I\O error for file "C:\SISIMO\DBNAME" error while trying to open file o sistema de arquivos não pode encontrar o arquivo especificado'"   Gostaria tambem de ressaltar que o problema 'nao é na janela ja que o erro ocorre quando chamamos o relatorio em rave, ai ele abrir a janela de setup para escolha preview ou impres'sao (padrao rave), selecionamos preview entao o erro ocorre.   Sabem me dizer o que pode ser???      
Responder

Gostei + 0

18/04/2010

Wesley Yamazack

Olá amigo,

Me mande este teu exemlpo, junto com o relatório e seu banco de dados, para que eu possa analisar melhor.

Um abraço

Wesley Y
Responder

Gostei + 0

20/04/2010

Jorge Trento

Segue o link:   http://video.devmedia.com.br/discovirtual/151708/report.zip   usa firebird 2.0 e delphi 7     Fiz um teste, esse programa q estou mando tem  o arquivo .rav que esta o relatorio em questao, nesse programa ele funciona normal, mas se coloco o form dentro do meu programa principal, mesmo com as conexoes independentes ele da erro.
Responder

Gostei + 0

20/04/2010

Wesley Yamazack

Olá amigo,
   Tentei rodar aqui o seu programa, mas não consegui , observei a seguinte situação, você esta utilizando vários RvDataSetConnection, no meu caso eu faço uma query com todos os campos que são necessários para o relatório, e apenas um RvDataSetConnection, pois fica muito mais prático até para manutenção, sendo assim você teria :

1 SQLDataSet
1 DataSetProvider
1 ClientDataSet
1 RvDataSetConnection

Sendo assim teria teu relatório mais prático e simples de se trabalhar, siga esta dica, e veja se não melhora a sua solução.

Um abraço

Wesley Y
Responder

Gostei + 0

20/04/2010

Jorge Trento

Esse relatorio é master\detail, controlado pelo rave para isso eu necessito mais de uma conexao   o que ocorre é que nesse programa ele roda tranquilo, mas se eu colocar esse form no programa principal ele da erro de missing database property.
Responder

Gostei + 0

21/04/2010

Wesley Yamazack

Olá amigo, o ideal seria você mandar o projeto com erro.

Agora com relação a você trabalhar com mestre/detalhe, é justamente isso que eu falei, você teria apensar um RVDataSetConnection, pois assim você tem relatórios mais fáceis de dar manutenção, pois utilizar vários deste, caso você mude uma query, ou um ClientDataSet, por algum motivo, você terá que lembrar que este influencia em toda a tua aplicação, ou naquele relatório específico. É assim que eu faço, e não tenho problemas, concentre todos os campos que você precisa, dentro de uma única query, faça corretamente os joins, você terá uma número de informações no seu sql repetidos, porém no rave, você irá agrupar por empresa, por cliente, por bairro, ou seja lá qual for o teu agrupamento , ficaria muito mais prático, mas observe que esta é uma idéia somente.

Vamos ver agora como esta a configuração do teu SQLConnection, antes do local que acontece o erro, coloque esta linha   ShowMessage(Conexao.Params.Text); veja quais são os valores que estão sendo passados para sua conexão veja se ela não perdeu nenhuma informação.

Um abraço

Wesley Y
Responder

Gostei + 0

23/04/2010

Jorge Trento

Sendo assim   usando um conector ao rave só como eu faço um relatorio master/detail usando o agrupamento no rave, tente mas nao estou conseguindo agrupar no rave.
Responder

Gostei + 0

24/04/2010

Wesley Yamazack

Olá amigo,

Peço que aguarde um pouco, vou preparar um "tutorial", ensinando como fazer o mesmo.

Um abraço

Wesley Y
Responder

Gostei + 0

27/04/2010

Jorge Trento

No aguardo,   estou precisando com urgencia, ja que estou com o prazo de entrega disso estourado
Responder

Gostei + 0

27/04/2010

Wesley Yamazack

Olá amigo, estou subindo a video para lhe mandar, porém a internet esta muito lenta, já já irá terminar.

Desculpe a demora.

Att,

Wesley Y
Responder

Gostei + 0

27/04/2010

Wesley Yamazack

Olá amigo,

Desculpe a demora, só agora consegui subir a video, baixe neste link.

http://www.4shared.com/file/3C5ON5Zv/VIDEO.html

Att,

Wesley Y
Responder

Gostei + 0

27/04/2010

Jorge Trento

Oie   Obrigadao, esta resolvido e entregue o relatorio   pode fechar o chamado...
Responder

Gostei + 0

27/04/2010

Wesley Yamazack

Amigo, isso que lhe passei é uma abordagem que eu utilizo, ok ? Pois acho que fica muito mais simples. Espero realemente que tenha ajudado.

Um abraço

Wesley Y
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar