Fórum Reordear registros de uma tabela #382545

30/07/2010

0

Olá!

Tenho três tabelas relacionadas entre si: Artigos, Processos e Roteiro.

Cada artigo possui um roteiro de processos a ser seguido na produção. Esse roteiro deve ser seguido conforme o campo ORDEM_ROTEIRO. MAS essa sequência pode ser alterada pelo usuário e para que ele não precise ir registro por registro alterando o número da sequência, quero fazer um rotina no delphi ou no banco de dados(Trigger/Procedure) para automatizar esse processo. Exemplo 1: Tenho os registros com a sequência (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7) ai deleto o registro cuja a ORDEM_ROTEIRO é 4 ai a sequência fica (1, 2, 3, 5, 6, 7), porém preciso que fique (1, 2, 3, 4, 5, 6)
Exemplo 2: Tenho os registros com a sequência (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7) ai insiro um registro cuja a ORDEM_ROTEIRO deverá ser 3, ai a sequência fica (1, 2, 3, 3, 4, 5, 6, 7), porém preciso que fique (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8).

Se alguém tiver uma rotina que reordene essa listagem automaticamente ficarei muito grato. Desde já agradeço a ajuda.

Estou usando Delphi 7, DBExpress, Firebird 2.1.3.

Valeu.
Carlos Heidrich

Carlos Heidrich

Responder

30/07/2010

Wilson Junior

Exemplo 1
UPDATE ORDEM_ROTEIRO
SET Ordem = Ordem - 1
WHERE Ordem > 4

Exemplo 2
Antes de gravar o novo registro de ordem 3, faça:
UPDATE ORDEM_ROTEIRO
SET Ordem = Ordem + 1
WHERE Ordem >= 3

Lembrando, abra uma transação para Apagar e depois efetuar o UPDATE e o mesmo para gravar.
Exemplo:
  try

Inicia_Transacao;

ApagaRegistro_4;
    ExecutaUpdateRegistro_4;

Grava_Transacao;

except

Cancela_Transacao;

raise;

end;

try

Inicia_Transacao;

ExecutaUpdateRegistro_3;

GravaRegistro_3;

Grava_Transacao;

except

Cancela_Transacao;

raise;

end;

Espero ter colaborado.
Responder

Gostei + 0

19/08/2010

Carlos Heidrich

Wilson... Valeu pela dica, me ajudou a ter algumas ideias, mas ainda não foi o suficiente. Tentei fazer por uma trigger o primeiro exemplo mas não tive sucesso, visto que sempre entrava em loop infinito na trigger.

Existe um método de ordenação que os professores ensinam para situações como essa, mas agora não me recordo como se faz(já faz um tempinho que tranquei a faculdade) . O método possui uns 3 ou 4
for
ou
while
(não lembro direito). Se alguém puder me citar exemplos de ordenação desses que se ve nas faculdades, ou qualquer outra forma de resolver essa questão, eu agradeço. Lembrando que é possivel alterar a sequência de um item ou até mesmo deletar um item da lista sendo nessesário a reordenação após as alterações.
Responder

Gostei + 0

20/08/2010

Eriley Barbosa

Vamos começar pelo deletar um item da sua lista. No evento AfterDelete do seu ClientDataset, digite: begin   if not(SeuClientDataset.IsEmpty) then   begin     SeuClientDataset.DisableControls;    While not(SeuClientDataset.Eof) do    begin       SeuClientDataset.Edit;         SeuClientDataset.FieldByName('ordem').Value := SeuClientDataset.FieldByName('ordem').Value - 1;         SeuClientDataset.Post;         SeuClientDataset.Next;     end;     SeuClientDataset.ApplyUpdates(0);     SeuClientDataset.EnableControls; end;   Declare OrdemIns como sendo do tipo Integer na seção Private da unit onde está seu clientDataset.   Vamos agora a inserção, no evento BeforeInsert do seu clientDataset digite: begin     if not(SeuClientDataset.IsEmpty) then     begin        SeuClientDataset.DisableControls;       SeuClientDataset.Last;       OrdemIns := SeuClientDataset.FieldByName('ordem').Value;        SeuClientDataset.EnableControls;     end; end;   No evento BeforePost do seu clientDataset digite: begin   if SeuClientDataset.Locate('Ordem', SeuClientDataset.FieldByName('ordem').Value, []) then     SeuClientDataset.FieldByName('ordem').Value := OrdemIns; end;   Atenciosamente   Eriley        
Responder

Gostei + 0

23/08/2010

Carlos Heidrich

OláEriley, a sua rotina de deletação ficou perfeita , porém a de inserção entrou em loop infinito por causa do Locate no BeforePost(Acredito eu). Se puderes dar mais uma ajuda, inclusive na rotina de update, agradeço muito. Valeu...
Responder

Gostei + 0

23/08/2010

Eriley Barbosa

Não é o Locate e sim o Last no Before Insert, tente assim:   Declare OrdemIns como sendo do tipo Integer na seção Private da unit onde está seu clientDataset. Vamos agora a inserção, no evento BeforeInsert do seu clientDataset digite: var
  Qry: TSQLQuery;
begin
  if not(SeuClientDataset.IsEmpty) then
  begin
    Qry := TSQLQuery.Create(nil); {: cria uma instância do objeto}
    try
      Qry.SQLConnection := SeuSQLConnection;
      Qry.SQL.Add('SELECT ORDEM_ROTEIRO FROM ROTEIRO WHERE COD_ARTIGO = ' +
        SeuClientDataset.FieldByName('COD_ARTIGO').AsString
      ' AND COD_PROCESSO = ' + SeuClientDataset.FieldByName('COD_PROCESSO').AsString + ')';
      Qry.Open;
      if not(Qry.Fields[0].IsNull) then
        OrdemIns := Qry.Fields[0].AsInteger;
    finally
      FreeAndNil(Qry);  {: libera o objeto da memória}
    end;
  end;
end;   Quanto ao Update, explique melhor.
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar