Fórum Report Builder c/ Subreport #240852
01/07/2004
0
Estou precisando de ajuda: criei um relatório e um subrelatório usando Report Builder, porém não está funcionando corretamente, pois não sei exatamente como configurar as propriedades de DBPipeline e ppReport para que seja possível fazer com que o relatório tenha o formato correto. O que está acontecendo é o seguinte: fiz um group por DOCUMENTO(nome do campo, dado que tb existe no subrelatório). o Doc1 tem tamanho 2K e Doc2 5k, 2K e 5K são item do subrelatório, mas atualmente está aparecendo assim:
Doc1
2K
5K
Doc2
2K
5K
Obrigada pela ajuda,
Aline.
Ps: caso tenham uma apostila de Report Builder ou saibam de algum site que tenha material, passem p/ mim, por favor.
@line
Curtir tópico
+ 0Posts
02/07/2004
Nunes_fns
Vc já tentou ligar os ppDBpipeline através da propriedade ´MasterDataPipeline´ e, em seguida, determinar os campos de ligação na propriedade ´MaterFieldLinks´? Lembra-se que já havíamos conversado sobre isto?
Gostaria de saber se vc já tentou e, caso sim, qual foi o resultado. Vamos por eliminatória, tá?! Pois eu estava com um problema semelhante e consegui saná-lo. No momento, estou com outro problema, mas isto fica para outra mensagem, ok?!
Aguardo o seu retorno.
Gostei + 0
02/07/2004
@line
Eu fiz o que vc falou e deu certo!
Agora ouve um outro problema: Assim como estou usando 2 DBPipeline, estou com 2 DataSources. Mas quando eu tenho um DOC no DBPipeline Mestre e não tenho no filho eu não consigo imprimir o relatório, ao exibí-lo fica tudo em branco. Tem como manipular a ligação de campos para resolucionar este problema?
Aguardo sua resposta, obrigada mais um vez,
Aline.
PS: se puder te ajudar tb ficarei feliz!
Gostei + 0
02/07/2004
Nunes_fns
É o seguinte...
Gostaria de saber se vc está utilizando os ppDBpipeline ligados a duas tabelas do banco, ou se são temporárias, ou se, ainda, apenas uma delas é temporária. Pergunto isto porque o meu problema maior era este: eu estou utilizando uma tabela com fonte de dados do banco, mas a outra é temporária, pois não preciso armazenar tais dados, mas sim guardá-los apenas para visualização no relatório.
Se eu tivesse as duas tabelas no banco, eu faria diferente. Eu não trabalharia com sub-relatórios, mas sim faria o relacionamento na SQL e utilizaria apenas uma tabela, agrupando, depois, os registros através da criação de grupo disponível no Report Builder.
Acho que fui claro, né?! :)
De qualquer maneira, exite uma propriedade do ppReport que é ´NoDataBehaviors´ (Comportamento quando sem dados), mas não cheguei a alterá-la, pois a minha necessidade era justamente aparecerem somente registros que coexistissem nas tabelas.
Tente depois e me dê um retorno, ok?! Caso vc queira fazer da 1ª maneira que eu falei, posso ajudá-la na SQL.
Grande abraço
Gostei + 0
03/07/2004
@line
Estou usando 2 DBPipelines é pai outro é filho, cada um deles ligados a uma query, porém, tanto uma query quando a outra são resultados de uma consulta que envolvem mais de uma tabela do BD, então adicionei um subreport no relatório pai e este faz parte de um grupo (pelo campo em comum que as querys compartilham). Estes dados serão usados apenas para visulização, assim como no seu caso.
Tentei fazer apenas uma consulta, mas não deu certo, pq eu preciso contar o nº de registros em uma query e na outra tb e, ao juntar as duas em apenas uma consulta os dados eram apresentados de forma inconsistente.
Fiz outro relatório para ser usado caso não haja nenhum registro na query do subreport, mas ainda assim acho que vou ter problemas com isso: pq se tiver 6 documentos registrados na query do relatório pai, e 4 no filho, os 2 do relatório pai que não correspondem ao filho não serão impressas.
Vou tentar usar a propriedade que vc falou: ´NoDataBehaviors´, ela é do DBPipeline?
Muito obrigada por sua ajuda mais uma vez, caso eu tenha ´complicado´ ou invés de explicado pode falar! Agradeço sua ajuda. Já procurei material sobre este componente e não achei nada que explicasse esta parte, nem mesmo em inglês.
Um abraço e até logo,
Aline.
Gostei + 0
05/07/2004
Nunes_fns
Bem. Pensei em fazer uma SQL só, conforme vc falou, mas sem qualquer tipo de cálculo na mesma. Aí então vc poderia criar o relatório, agrupando pelo campo desejado e mostrando os dados na banda detalhe.
Quanto à contagem de registros, vc poderia utilizar um campo calculado que o Report Builder oferece, sendo que, ao colocá-lo no relatório, ele já interpreta que vc deseja totalizar naquele grupo que vc colocou-o. Acho que deu p/ entender, né?! :wink:
Ah! A propriedade ´NoDataBehaviors´ é mesmo do ppDBpipeline, tá?!
Vc pode encontrar o manual em PDF do Report Builder em:
c:\Arquivos de programas\Borland\Delphi(A sua versão)\RBuilder\Developer´s Guide\RBuilder.PDF
Estou lendo-o no momento. Existe muita, mas muita coisa boa nele!
Aguardo seu retorno, caso precise de ajuda, blz?!
Gostei + 0
11/07/2004
@line
Muito Obrigada por suas dicas!!!!!! Eu fiquei muito tempo, semanas tentando me adaptar ao componente, cheguei a achar que o report builder era limitado, ruim. Mas eu é que estava fazendo a consulta de forma errada!
A questão era que eu tinha que fazer a consulta usando LEFT JOIN. Porque desta forma eu consigo mostrar todos os dados da tabela de esquerda mesmo não tendo registro correspondente na da direita. Graças a Deus e a vc minha Odisséia teve um fim!
Muito Obrigada mesmo, e con certeza eu vou ler o Guide do report builder! :D
Quando precisar de ajuda, uma opinião, mande-me um e-mail (alineriobrasil@aol.com), já te considero como um colega de trabalho!
Até logo,
Aline.
Gostei + 0
12/07/2004
Nunes_fns
Gostei + 0
27/07/2004
@line
Venho pedir sua ajuda mais uma vez. Coluquei um tópico mais ou menos con este título: Imprimir apenas Banda de grupo em colunas no Report Builder aqui no fórum e repasso a vc tb esta questão. Se puder dê um olhada p/ mim, se tiver passado por este problema e puder me dar uma mâozinha como aconteceu em subreport ficarei muito feliz!!! :D
Até logo,
Aline.
ps: Quando vc precisar de ajuda pode pedir tb, até mesmo por e-mail.
Gostei + 0
20/03/2005
Ricardo.vano
Eu tenho um guia ´Report Builder Developer Guide´ com mais de 450 páginas. Está em inglês. Não lembro o endereço do site, sei que era do desenvolvedor, mas se quiser posso te mandar por email!
Gostei + 0
30/03/2005
@line
Acho que este deve ser o mesmo que é instalado junto ao componente (no mesmo caminho).
Obrigada,
Aline.
Gostei + 0
30/03/2005
Ariovaldo
Gostei + 0
08/07/2006
Marcelofrasson
to fazendo uma listagem de produtos simples (ou quase), mas essa listagem tem que se em 2 colunas e separada por grupo de produtos. ate ai tudo bem, fiz um select nos produtos ordenando pelo grupo, coloquei um grupo no relatorio e depois falei pra usar duas colunas, ate ai nenhum mistério.
mas tenho que fazer o seguinte:
1. quando acabar um grupo, o grupo seguinte continuar imprimindo na mesma folha (tem grupo com um produto só e esse grupo fica sozinho da pagian)
2. quando o grupo acabar na coluna 01, o grupo seguinte tem que começar a impressão na coluna 01 e não na coluna 02, ou seja, independente de como o grupo anterior terminar, o grupo grupo seguinte sempre tem que começar na coluna 01.
nos testes que fiz o report ou fazia uma dessas coisas ou a outra, nunca faz as duas juntas.
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)