Fórum Reservas #283832

05/06/2005

0

ola. tenho um programinha de reserva de livros.

tenho 2 tabelinha paradox, uma livros.db e otra reservas.db.

é assim. o cara cadastra o livro. depois ele empresta o livro pra um cara. aí otro vem e pede pra reserva. ele vai no form de reserva e pega o nome do livro q esta emprestado e reserva ele, ai o campo codigo da tabela livros é armazenado no campo codreserva da tabela reservas. depois o cara devolve o livro e quando uma otra pessoa vem pega o livro reservado, o programa ve o codigo do livro e compara co da reserva. se for igual dá treta com uma mensagem: ´Reservado´. mas tá. acontece q eu coloqei no codigo:

tblivros.first;
tbreservas.first;
if tblivros.fieldbyname(´Codigo´).asString = tbreservas.fieldbyname(´CodReservas´).asString then
ShowMessage(´Reservado´);

mas acontece q com o codigo first, ele so compara o primeiro campo. esse codigo da certo so com o primeiro campo. dai a pergunta:

COMO EU FAÇO PRA TABELA LIVROS SER INTEIRAMENTE COMPARADA COM A TABELA RESERVAS? OU MELHOR: COMO FAÇO PRA QUE FAÇA UMA COMPARAÇÃO DE TODOS OS CODIGOS NO CAMPO CODIGO DA TABELA LIVRO, COMPARAR COM O CODRESERVAS DA TABELA RESERVAS?

brigado!

[color=green:87cef71e74]Título editado por gandalf.nho. Favor não postar em maiúsculas[/color:87cef71e74]

Iniciante12345

Iniciante12345

Responder

05/06/2005

Sabah

vc pode fazer assim...

tblivros.first;
while not tblivros.eof do
begin
tbreservas.first;
while not tbreservas.eof do
begin
if tblivros.fieldbyname(´Codigo´).asString = tbreservas.fieldbyname(´CodReservas´).asString then ShowMessage(´Reservado´); 
tabela.next;
end;
tblivros.next;
end;

esse código pode ser otimizado, mas o princípio é esse...!

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar