Fórum Resolução de Tela alguem sabe como ? #327588
17/08/2006
0
E ai Galera Blz
Bom me deparei com um pequeno Problema que não faço ideia de como resolver fiz meu sistema com resolução de video de 1024 - 768 mas quando coloquei em uma maquina que tinha a resolução 800 - 600 meu sistema ficou sem aparecer algums campos .
Bom Tem como eu fazer algo do tipo quando a resolução de Tela do computador for 1024 - 768 ajustar todos os meus formularios para esta resolução e se for 800 - 600 ajustar os formularios para essa resolução e se não for nenhuma dessas duas da uma mensagem para o usuario Tipo [color=Blue:d09c64aaa3]´Sistema não suporta sua resolução atual mude a resolução de video para 1024 por 768 ou 800 por 600´[/color:d09c64aaa3], alguem sabe alguma coisa a respeito ?
Valeu Agradeço desde Já! :D
Bom me deparei com um pequeno Problema que não faço ideia de como resolver fiz meu sistema com resolução de video de 1024 - 768 mas quando coloquei em uma maquina que tinha a resolução 800 - 600 meu sistema ficou sem aparecer algums campos .
Bom Tem como eu fazer algo do tipo quando a resolução de Tela do computador for 1024 - 768 ajustar todos os meus formularios para esta resolução e se for 800 - 600 ajustar os formularios para essa resolução e se não for nenhuma dessas duas da uma mensagem para o usuario Tipo [color=Blue:d09c64aaa3]´Sistema não suporta sua resolução atual mude a resolução de video para 1024 por 768 ou 800 por 600´[/color:d09c64aaa3], alguem sabe alguma coisa a respeito ?
Valeu Agradeço desde Já! :D
Alecsandro Moura
Curtir tópico
+ 0
Responder
Night_man
existe uma class chamada TScreen, ela tem informacoes da tala tipo resolucao e tal.
voce poderia fazer
outra coisa q poderia ser feita para ajustar a tela de acordo com a resolucao e utilizar os Align e Anchors dos componentes
Alinhado e ancorado em algum lado
voce poderia fazer
if (Screen.Width <> 800) and (Screen.Height <> 600) then ShowMessage(´Erro´)
outra coisa q poderia ser feita para ajustar a tela de acordo com a resolucao e utilizar os Align e Anchors dos componentes
Alinhado e ancorado em algum lado
Responder
Gostei + 0
17/08/2006
Jáder Medeiros
Quem tiver o interesse de auto-ajustar algum formulário que na resolução 800x600 ficou totalmente ilegível, coloque o seguinte código no OnCreate dele:
Com este código, todos os componentes são re-escalados para tal proporção de resolução utilizando toda a área disponível do Desktop.
PS: Para Delphi 7, a constante HeightTaskBar se faz desnecessária pois a classe TScreen ganhou as propriedades WorkAreaHeight e WorkAreaWidth que substituem respectivamente Screen.DesktopHeight-HeightTaskBar e Screen.DesktopWidth.
Com este código, todos os componentes são re-escalados para tal proporção de resolução utilizando toda a área disponível do Desktop.
const HeightTaskBar = 32; begin if (Top+Height > Screen.DesktopHeight-HeightTaskBar) and (Height > Screen.DesktopHeight-HeightTaskBar) then begin Top := 0; ChangeScale(Screen.DesktopHeight-HeightTaskBar,Height); Height := Screen.DesktopHeight-HeightTaskBar+2 end; if (Left+Width > Screen.DesktopWidth) and (Width > Screen.DesktopWidth) then begin Left := 0; ChangeScale(Screen.DesktopWidth,Width); Width := Screen.DesktopWidth+2 end end;
PS: Para Delphi 7, a constante HeightTaskBar se faz desnecessária pois a classe TScreen ganhou as propriedades WorkAreaHeight e WorkAreaWidth que substituem respectivamente Screen.DesktopHeight-HeightTaskBar e Screen.DesktopWidth.
Responder
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)